Crianças do projeto social Ouviravida realizam espetáculo musical

Foto: Sofia Cortese

Cerca de 150 crianças e jovens moradores da Vila Pinto (Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre), que integram o projeto social Ouviravida subirão ao palco neste sábado (21/7). Elas serão as protagonistas de um espetáculo musical, com repertório desenvolvido a partir dos conteúdos trabalhados em aula, nas classes de flauta doce, canto e percussão. A apresentação marca ainda a estreia do grupo Flauta Mágica e Coral do OUVIRAVIDA, formados pelos alunos mais adiantados do projeto.

A apresentação é gratuita, aberta à comunidade e ocorre a partir das 16h, na Paróquia Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro (Rua Um, 140 –  Em frente ao Mercado Flash – Jardim Carvalho, Porto Alegre). “É um momento muito especial para essas crianças: uma oportunidade para mostrarem o seu desenvolvimento nas aulas e de serem aplaudidas – o que é fundamental para a autoestima delas”, comenta o maestro Tiago Flores, idealizador e diretor do projeto.

O espetáculo será dividido em quatro blocos. O primeiro de canto, seguido por flauta, percussão e prática de conjunto. O repertório é composto por músicas do folclore brasileiro e música popular, como Roberto e Erasmo Carlos, Alceu Valença, e outras de tradição oral afroriograndense, como os cantos de Maçambique. Na flauta, os alunos interpretam também canções do folclore francês, um tema de Bethoven e Hans Zimmer (Tema do filme Piratas do Caribe), entre outras. “Os arranjos são desenvolvidos para os diferentes níveis de aprendizado, para que todos pudessem tocar e cantar”, explica Nise Franklin, coordenadora pedagógica do Ouviravida.

ESPETÁCULO MUSICAL: PROJETO OUVIRAVIDA

Data: Sábado (21/7)

Horário: 16h

Local: Paróquia Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro (Rua Um, 140 –  Em frente ao Mercado Flash –  Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Entrada franca

 

PROJETO OUVIRAVIDA – EDUCAÇÃO MUSICAL POPULAR

Foto: Sofia Cortese

Promover o ensino gratuito de música em comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica e trabalhar a autoestima e a cidadania das crianças. Esses são os objetivos do Projeto Ouviravida – Educação Musical Popular, que atende crianças e jovens da Vila Pinto, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, com aulas de gratuitas de percussão, canto , flauta doce e prática de conjunto, no turno inverso ao da escola. Região de vulnerabilidade social, a Vila Pintopossui altos índices de violência, criminalidade e homicídios, problemas ambientais e sociais, comunidade em situação de risco, ocupação irregular de área, dificuldades de infraestrutura, saneamento, desemprego e exclusão social.  “O nosso objetivo é levar a música para aqueles que mais precisam de atenção”, explica Tiago Flores, idealizador do projeto.

O Ouviravida surgiu em 1999 e esteve ativo até 2007 – quando, por falta de apoio, teve de encerrar suas atividades. A retomada só foi possível dez anos depois; e hoje conta com cerca de 180 matriculados nas aulas, que ocorrem no Centro São José – entidade beneficente que atende crianças e jovens no turno inverso ao da escola. O projeto tem patrocínio da Dufrio, com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Por: Raphaela Donaduce Flores