Fisiologia do Desespero, de Eva Schul, estreia no Instituto Ling

Foto: Edu Rabin

No dia 13 de julho (sexta-feira), estreia no Instituto Ling o espetáculo de dança contemporânea Fisiologia do Desespero, com direção da coreógrafa Eva Schul. O espetáculo terá sessões nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de julho – sextas-feiras às 20h e sábados às 18h.

Contemplado no edital do projeto Ponto de Teatro – que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, apoiando e garantindo espaço às produções locais ao longo de 2018 –Fisiologia do Desespero é um projeto de criação em dança contemporânea e performance que encontra possibilidades cênicas a partir de uma dinâmica híbrida, onde o corpo e as influências que ele sofre são pesquisados através de variados dispositivos de expressão que incluem o uso da voz, palavra, canto e objetos cênicos que modificam a estrutura do corpo. O humor, como dispositivo de escape, dá um corte apimentado à cena.

A renomada coreógrafa Eva Schul dirige o espetáculo, que traz no elenco Carla VendraminRenata de Lélis e Viviane LencinaFisiologia do Desespero propõe um aprofundamento na pesquisa de um caminho cênico que seja instigador para as atrizes/bailarinas/performers e para o público.

O espetáculo terá também uma oficina de crítica teatral gratuita, ministrada pelo jornalista e crítico Renato Mendonça, curador do Ponto de Teatro. As inscrições podem ser realizadas pelo link: http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos/ponto-de-teatro-oficina-de-critica-teatral-3.html. Destinada a interessados maiores de 18 anos – especialmente estudantes de jornalismo e teatro -, a oficina se desenvolve em cinco momentos: acompanhamento da primeira sessão do espetáculo; aula expositiva e debate entre os participantes; escrita e revisão dos textos críticos produzidos pelos participantes; leitura aberta e discussão dos textos em aula; e publicação dos textos finais em plataforma digital.

Esta programação integra o projeto Ponto de Teatro, que tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS.

Foto: Edu Rabin

Ficha Técnica

Direção: Eva Schul

Intérprete-criadoras: Carla Vendramin, Renata de Lélis, Viviane Lencina

Desenho de luz e Operação: Edu Rabin

Trilha Sonora, Sonoplastia e DJ: Eduardo Essarts

Concepção Figurino: Renata de Lélis

Confecção figurinos: Cleuza Nadal

Criação Elastic Bondage: Império Sexy Wear por Pat Fantinel

Cenotécnico: Rodrigo Shalako

Produção: Renata de Lélis e Viviane Lencina

Serviço

Fisiologia do Desespero – espetáculo de dança contemporânea

Dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de julho – sextas-feiras às 20h e sábados às 18h.

Duração: 60 minutos

Classificação Etária: 14 anos

IngressosR$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br/index.php/programac-o-cultural.html

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Por: Adriana Martorano