Arte e Ciência em cartaz no Memorial do RS

“Dois sóis”: Marcos Antonio Sabino (Universidade Simón Bolívar. Caracas-Venezuela) - Observação do processo de degradação dos cristais de um polímero biodegradável (Poli-p-Dioxanona). Cada uma das estruturas corresponde a uma Esferulita (Spherulite) degradada. Observação pela técnica de Microscopia Ótica, com luz polarizada. A Poli-p-Dioxanona e um polímero usado para obter andaimes biodegradáveis para Eng. de tecidos e também para obter micro/nano partículas para encapsulamento de fármacos.

De 26 de junho a 01 de julho, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, acontece a mostra “Arte e Ciência” com a exibição de 25 imagens científicas. A promoção é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio do Instituto de Pesquisa com Células-tronco (IPTC), que integra a Faculdade de Farmácia. A entrada é franca.

As fotografias pretendem alcançar o grande público por meio de uma linguagem atraente, buscando desmitificar a ciência e despertar a curiosidade pela imagem e suas circunstâncias. E, entre a comunidade acadêmica, buscam promover a discussão sobre metodologia e os resultados obtidos.

Os registros são de concurso fotográfico promovido pelo IPTC e Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa. Com inscrições gratuitas, o certame quer estimular a produção de registros fotográficos científicos, enfatizando a ciência e tecnologia como essenciais para o desenvolvimento do país, além de divulgar novidades da área para a formação de um senso crítico científico.

O júri é composto pelo fotógrafo Ricardo Chaves (Kadão), Fátima Theresinha Costa Rodrigues Guma (diretora do Centro de Microscopia e Microanálise da UFRGS) e Daniel Lorscheitter Baptista (vice-diretor do Centro de Microscopia Eletrônica e membro do Conselho Diretor do Centro de Nanociências da UFRGS).

Serão contempladas três imagens na categoria Prêmio Melhores Foto, cuja avaliação analisa o ponto de vista técnico. O resultado será divulgado no encerramento do 4º Encontro Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, de 27 de junho a 01 de julho. Saiba mais em http://www.termisamerica2018.com.br/site/ipctevento2018/concurso-fotografico-

Sobre Instituto de Pesquisa com Células-tronco:

Organização sem fins lucrativos, com diversos parceiros no mundo, e trabalha para o interesse público. O objetivo é a promoção da pesquisa com foco na terapia celular, nanomedicina e engenharia de tecidos. A entidade busca o incremento da medicina regenerativa para a regeneração de ossos, laringe, traqueia, pele, vasos, nervo periférico, tratamento de lesão medular, acidente vascular cerebral e queimaduras, além do desenvolvimento ou reconstrução de novos tecidos e órgãos. O IPCT conta com conselheiros de renome, como o médico Dráuzio Varela e o escritor Luis Fernando Veríssimo.

 

  Arte e Ciência: exposição de imagens científicas

De 26 de junho a 01 de julho, das 10 h às 18 h (terça a sábado); das 13 h às 17 h (domingo).

Memorial do RS (primeiro andar).

Praça da Alfândega – Centro Histórico de Porto Alegre

Entrada franca.

 

Por: Mariângela Machado