Orquestra da Ulbra recebe violinista carioca Priscila Plata Rato

Foto: Leandro Coimbra

No próximo Domingo Clássico Juvenil, a Orquestra de Câmara da Ulbra recebe a destacada violinista carioca Priscila Plata Rato. De carreira internacional, ela vem atuando como solista à frente de diversas orquestras brasileiras.  É spalla da Orquestra Sinfônica da Bahia e solista da Orquestra Johann Sebastian Rio. A apresentação será no dia 1 de julho, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.

Com a Orquestra de Câmara da Ulbra, ela irá tocar “Carmen, Fantasia Brilhante”, de Jeno Hubay (1858 – 1937), com transcrição para cordas assinada por Jamberê. “É uma peça muito boa, que exige virtuosidade do instrumentista; e a Priscila é excelente”, comenta o maestro Tiago Flores.

De família alemã radicada na Hungria, Hubay foi violinista, professor de renome e compositor consagrado em seu tempo. Em sua trajetória, deixou óperas, sinfonias, concertos para viola e para violino, peças de câmara e obras curtas para violino, além das czardas.

Priscila também será solistaem “Rondó para violino e cordas – D 438”, do austríaco Franz Schubert (1797 – 1828), um dos maiores compositores do século XIX, que marcou a passagem do estilo clássico para o estilo romântico. Além destas obras, a Orquestra ainda executa “Serenata para cordas – Op 1”, do sueco*Dag Wiren(1905 – 1986); e “Variações sobre um tema de Tchaikowsky- Op 35a”, obra bastante popular do compositor russo do período romântico Anton Arensky (1861 – 1906)*, que se baseouem uma das Canções para crianças de Tchaikovsky.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |DOMINGO CLÁSSICO | JULHO 2018

Data: Domingo (1/7) | Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca

Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Projeto Social das Crianças e Adolescentes do Bairro Lami (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV), sugere-se a doação alimentos não perecíveis.

PROGRAMA

FRANZ SCHUBERT: Rondó para violino e cordas – D 438

JENO HUBAY: Carmen, Fantasia Brilhante (Transcrição para cordas –  Jamberê)

Solista: Priscila Plata Rato (violino)

DAG WIREN: Serenata para cordas – Op 11

ANTON ARENSKY: Variações sobre um tema de Tchaikowsky- Op 35a

Patrocínio: VIVO

Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

PRÓXIMO CONCERTOS DA ORQUESTRA DA ULBRA:

AGOSTO /2018

5/8: Domingo Clássico Juvenil, às 19h. Associação Leopoldina Juvenil.

Entrada franca.

 

 

Por: Raphaela Donaduce Flores