Projeto “Uma noite Balaio de Cordas” terá nova edição dia 03 de junho no Café Fon Fon

Na terceira edição do projeto Uma noite Balaio de Cordas, o músico e compositorFelipe Azevedo recebe Jackie dos Passos e Mariano Telles como convidados no próximo domingo, dia 03 de junho, às 20h, no Café Fon Fon, em Porto Alegre. A iniciativa valoriza os instrumentos de corda e seus intérpretes, sempre em performances surpreendentes.

Idêntico às edições anteriores do projeto, Felipe Azevedo sempre adequa parte do seu repertório autoral e de intérprete e arranjador ao perfil dos seus convidados da noite. Executando os seus violões de 6 e 7 cordas, viola caipira e ukulele, o compositor irá apresentar no formato “violão com voz” composições autorais de seus quatro álbuns Cimbalê (1998), Identidades (2002), Percussìvé ou a prece do louva-a-deus (2007) e Tamburilando Canções – Violão com Voz – Livro, CD (2012).

A noite inicia com Jackie dos Passos. O violonista e compositor irá apresentar parte do repertório de seu álbum Dois Horizontes, trabalho no qual aprofunda seus estudos técnicos – erudito e finger style – nos violões nylon e aço, respectivamente. No nylon, o músico transita pelo repertório erudito executando obras de Ary Barroso (Aquarela do Brasil), Abel Lauro (Valse Criollo) e Agustin Barrios (La Catedral), dentre outros. No violão aço, obras autorais como Dois Horizontes e September se mesclam a outras nas quais o intérprete executa composições de Calum Graham (Waiting e Phoenix Rising), Coldplay (Viva la vida) e David Guetta (Titanium).

Na sequência, o músico e violonista Mariano Telles deverá apresentar parte do repertório de seu recente álbum Ária Metropolitana. O álbum é um trabalho conceitual e autoral que propõe ampliar a visão daquilo que se considera uma música urbana ou regional, fazendo do violão 7 cordas de Mariano Telles o protagonista de um enredo que condensa tanto elementos acústicos, como eletrônicos, texturas de canto lírico, percussão, guitarras e sons ambientes.

Encerrando Uma noite Balaio de Cordas, os três músicos deverão executar, juntos, “Libertango”, um dos clássicos de Astor Piazzolla. Para reservas, confira o “Serviço”.

Sobre o projeto

Uma noite Balaio de Cordas é uma reedição do projeto Balaio de Cordas, idealizado por Felipe Azevedo no final da década de 1990 e que, durante um semestre, reconfigurou os finais de tarde dominicais no antigo Café Coletânea, próximo ao Parque da Redenção. Este projeto revelou novos artistas e lhe rendeu, na ocasião, seu primeiro Prêmio Açorianos na categoria Menção Especial. Em 2017, Azevedo iniciou uma parceria com o Café Fon Fon e, desde, então, vem realizando edições mensais, sempre com diferentes convidados e novos repertórios. Já participaram: Fernando Lewis de Mattos, Giovani Capeletti, Thiago Colombo, Catarina Domenici, Angelo Primon e Liane Schuler, Amanda Carpenedo, Clarissa Ferreira, Ju Rosenthal, Gilberto Oliveira e Sandro Cartier.

Sobre os artistas

Jackie dos Passos é compositor, arranjador e intérprete do violão instrumental, com experiências no estilo erudito, fingerstyle e popular. O lançamento de seu álbum, Dois Horizontes, teve excelente repercussão no cenário nacional do violão, incluindo o trabalho de Jackie como um dos destaques mencionados pela revista Brasileira Violão+. O álbum reúne diferentes estilos musicais com uma linguagem moderna, simples e também virtuosa, propiciada pelos seus violões de cordas de aço, nylon e efeitos. Emoção e expressividade são evidentes entre os acordes do músico gaúcho.

Link youtube: https://www.youtube.com/watch?v=w1GFRrGo65I

Mariano Telles é um jovem violonista e compositor do Rio Grande do Sul. Desenvolve um trabalho que transita entre a música popular e a música erudita, fruto de sua vivência musical eclética. Recentemente, lançou o seu primeiro disco, Ária Metropolitana, que cria uma ponte entre o urbano e o regional, fazendo o violão interagir com sonoridades inusitadas. Segundo o crítico Juarez Fonseca, Mariano “mescla ritmos gaúchos, música erudita, música brasileira e rock progressivo com um amálgama tão bem realizado que tais vertentes resultam em uma sonoridade própria”.

Link youtube: https://www.youtube.com/watch?v=IYgCsJ0rux4

Felipe Azevedo é compositor, violonista, cantor, educador musical, ensaísta e empreendedor cultural. Vencedor de seis prêmios Açorianos (o mais representativo do Sul do Brasil), Especialista em Pedagogia da Arte e Mestre em Letras (Ufrgs), Azevedo já fez turnê por países como Suíça, Noruega, Uruguai e França e já dividiu palco com artistas como Guinga, Ulisses Rocha, Hermeto Pascoal, Consuelo de Paula, Olivier Forel e Gastón Rodriguez, dentre outros. Já participou de vários festivais de música nacionais e internacionais como os suíços Fête multiculturelleFestival des Cropettes, Festival de La Cité , o francês L’air Du Temps, o norueguês Johan Halvorsen musikkfest,  o espanhol Premio Cl’hips em L’Hospitalet de Llobregat e o mais recente, 2º. RS Guitar Festival, em Porto Alegre (RS). Com quatro álbuns gravados e lançados, atualmente divulga o seu último: Tamburilando Canções – Violão com Voz, projeto multimídia com livro-cd e hotsite interativo. Está em pré-produção de novo álbum.

Link youtube: https://www.youtube.com/watch?v=IFvej2z967Q

SERVIÇO:

O Quê: Uma Noite Balaio de Cordas – 2ª Temporada/3ª edição. Felipe Azevedo recebe Jackie dos Passos e Mariano Telles

Quando: Dia 03 de junho de 2018, domingo, das 20h às 22h

Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre-RS

Quanto: Couvert R$ 30,00

Reservas pelo fone (51) 998807689 ou pelo aplicativo:https://play.google.com/store/apps/details?id=com.smartlifebr.cafefonfon

Apoio Cultural: TVE e Rádio FM Cultura

Por: Silvia Abreu