Duo de violões abre série de Concertos Internacionais no Theatro São Pedro

Em 2018, o Theatro São Pedro receberá uma série de concertos internacionais, a série “Concertos Virtuosi”, e o primeiro concerto será com o Duo Siqueira Lima, um dos mais importantes duos de violões da atualidade. Formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo brasileiro Fernando Lima, o duo é convidado com frequência para os principais festivais da Europa e EUA, apresentando um repertório do erudito ao popular latino-americano. O concerto será no dia 24 de abril no Theatro São Pedro, na cidade de Porto Alegre, às 20:30 e no programa estarão peças de Debussy, Handel, Villa-Lobos, Piazzolla, Dominguinhos, Tom Jobim e Hermeto Pascoal.

Cecília, do Uruguai, e Fernando, do Brasil, conheceram-se no II Concurso Internacional de Violão Pro-Música/SESC, em 2001, na cidade de Caxias do Sul (Brasil), quando dividiram o primeiro prêmio depois de uma concorrida disputa com violonistas de vários países. Esse evento foi decisivo para a formação do duo e também o início de uma promissora carreira interna.

O grande sucesso internacional do Duo Siqueira Lima veio em 2009, através da publicação no YouTube de um vídeo de um arranjo a 4 mãos, num único violão, do Tico-Tico no Fubá. Arranjos a 4 mãos em violão não são novidade, mas o Duo Siqueira Lima foi o primeiro a escrever um arranjo com mãos invertidas, ou seja, enquanto um toca a melodia com a mão direita, o outro continua o movimento com a esquerda, exigindo grande sincronia. Imediatamente o vídeo viralizou, lançando a carreira do duo para os principais festivais e salas de concerto do mundo, como o Lincoln Center (Nova Iorque), New World Center (Miami) e Concertgebouw (Amsterdam).

 

O Duo Siqueira Lima é reconhecido pelo seu virtuosismo técnico e perfeito entrosamento, tendo sido comparado a grandes duos de violões da história, como o de Ida Presti e Alexandre Lagoya (França/Egito) e dos brasileiros Sérgio e Eduardo Abreu e Sergio e Odair Assad.

 

De acordo com Ederson Urias, o diretor da série Concertos Virtuosi, “é sempre um prazer trabalhar com o Duo Siqueira Lima. Além de ótimos instrumentistas, eles são muito carismáticos e atraem multidões por onde passam.  Nós já os trouxemos para Belo Horizonte e a procura foi tão grande, que umas 100 pessoas tiveram que voltar pra casa sem ingresso. Certamente será um sucesso em Porto Alegre também”.

 

A total dedicação ao instrumento rendeu até o momento cinco álbuns, sendo os mais recentes lançados pelos selos GHA Records (Bélgica) e GuitarCoop (Brasil). O CD The Art of Duo Siqueira Lima – onde interpretam obras de Granados, Oswald, Villa-Lobos, Piazzolla e Paschoal – reverberou internacionalmente, sendo considerado pela revista francesa Guitare Classique como um dos melhores álbuns de violão do ano de 2016.

 

A Série Concertos Virtuosi

 

Promovida pela Virtuosi Produções Artísticas, produtora cultural de Belo Horizonte, a “Série Concertos Virtuosi” tem por finalidade trazer grandes concertos ao Brasil. Para a temporada de 2018, estão confirmados grandes nomes, como os pianistas Vadym Kholodenko e Yeol Eum Sum (vencedores do Concurso Van Cliburn, um dos mais importantes do mundo), a violinista americana Sarah Chang e a soprano Sumi Jo.

 

De acordo com o diretor da série, o pianista Ederson Urias, a expansão da série para Porto Alegre veio de forma natural. “A nossa série já estava programada para acontecer em Belo Horizonte na Sala Minas Gerais, mas achávamos que deveríamos levar a nossa série para outras regiões do país. É muito difícil trazer para o Brasil ícones da música, como a soprano Sumi Jo, e não é justo deixá-la só no sudeste. Entramos em contato com a direção do Theatro São Pedro de Porto Alegre e fomos muito bem recebidos por todos. Aliás, não é novidade nenhuma, pois tenho muitos amigos gaúchos e é sempre um prazer voltar ao Rio Grande do Sul”.

 

Serviço:

Local: Theatro São Pedro

Dia : 24/04

Horário: 20:30

Ingressos: Entre  R$ 30,00 e R$ 120,00

Vendas: http://www.teatrosaopedro.com.br/eventos/duo-siqueira-lima-brasiluruguai/

Endereço: Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

 

 

Por: Carol Zatt