Fernando Gabeira abre, nesta sexta feira, a programação do Seminário Virada Sustentável 2018

A importância da educação para o desenvolvimento da sustentabilidade é o tema central do Seminário Virada Sustentável 2018, que acontece no dia 06 de abril, das 09h30 às 18h, na Unisinos – Campus Porto Alegre. A conferência de abertura do seminário – que também marca o início da 3ª Virada Sustentável Porto Alegre – será realizada pelo escritor, jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira – conhecido pela sua militância ambiental, cultural e ética e seu ativismo em temas como liberdades individuais e ecologia.

A entrada é franca, com inscrições prévias pelo site http://www.viradasustentavel.org.br/poa até o dia 02 de abril ou enquanto houver vagas. Em caso de lotação, serão priorizadas as inscrições de diretores, vice-diretores, supervisores e professores municipais. No turno da manhã serão disponibilizadas 400 vagas e, no turno da tarde, 80 em cada uma das quatro mesas simultâneas. Os inscritos deverão escolher um dos temas da tarde.

Considerada a chave para compreender e aplicar o conceito de sustentabilidade, a educação, em todos os níveis de formação – ensino superior e básico, público e privado – é o tema central do Seminário. Na primeira parte, pela manhã, após a Conferência de Fernando Gabeira, haverá uma mesa reunindo representantes da UFRGS, PUCRS e UNISINOS, que debaterão o tema O ensino superior e a educação básica como meta de sustentabilidade.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) – plataforma da ONU que estabelece metas mundiais de sustentabilidade a serem alcançadas até o ano de 2030 – são o ponto de partida para todas as mesas temáticas que serão realizadas. À tarde, o público se dividirá em quatro mesas com os seguintes temas, que serão discutidos com dinâmicas de cocriação: Erradicação da Pobreza e Redução das Desigualdades; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Consumo e Produção Responsáveis; e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Entre os especialistas que compõem as mesas, estão nomes como Antonio David Cattani (Pesquisador destaque em Ciências Humanas e Sociais, professor titular de Sociologia no programa de Graduação e Pós-Graduação da UFRGS), José Ivo Follmann (Vice-Reitor e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos), Camila Luconi Viana (MBA pela FGV em Meio Ambiente e Sustentabilidade, assessora técnica de Sustentabilidade da Fundação Sicredi) e Rualdo Menegat (Investigador do Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia e professor da Cátedra UNESCO/Rede UniTwin de Desenvolvimento Sustentável).

Como resultado final do seminário, serão produzidos quatro materiais paradidáticos – textuais, visuais e audiovisuais – sobre os temas abordados. O material ficará disponível aos professores que desejarem incluir a questão da sustentabilidade em seus conteúdos didáticos.

Os interessados poderão solicitar um certificado digital de participação no Seminário.

PROGRAMAÇÃO

Dia 06 de abril, sexta-feira

09h30 – Abertura Oficial da Virada Sustentável
10h – Conferência de Abertura com Fernando Gabeira
11h – Mesa 1 – O Ensino Superior e Educação Básica como meta de sustentabilidade
Participantes: Pe. Pedro Gilberto Gomes (vice-reitor Unisinos); Luís da Cunha Lamb (pró-reitora de pesquisa UFRGS); representante da PUCRS (a definir).
Inscrições para o turno da manhã, acesse aqui

14h – Sequência das mesas temáticas sobre os ODSs – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Mesa 2 – Erradicação da Pobreza e Redução das Desigualdades
Mediador: Professor Carlos Moraes/Unisinos. Painel: Antonio David Cattani. Apresentação Imagética: Tiago Coelho. Experiência e estudos na área: John Fernando de Farias Würdig
Inscrições para a mesa 2, acesse aqui

Mesa 3 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Mediador: Professor Francisco Marshall/UFRGS. Painel: José Ivo Follmann. Apresentação imagética: Fernando Schmitt. Experiência e estudos na área: a definir.
Inscrições para a mesa 3, acesse aqui

Mesa 4 – Consumo e Produção Responsáveis
Mediador: Diego Marconatto. Painel: Camila Luconi Viana. Apresentação imagética: Milton do Prado. Experiência e estudos na área: João Volkmann.
Inscrições para a mesa 4, acesse aqui

Mesa 5 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Mediador: Carlo Franzato. Painel: Professor Rualdo Menegat/UFRGS. Apresentação imagética: Milton do Prado. Experiência e estudos na área: João Manoel Feijó (Ecotelhado) e Arroio Passo Fundo.
Inscrições para mesa 5, acesse aqui

Fonte: Adriana Martonano