Inscrições abertas para o 2º Prêmio AF de Arte Contemporânea

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2018. Em sua segunda edição, a premiação busca estimular a produção das artes visuais contemporâneas no Rio Grande do Sul, com a missão de dar apoio e incentivo para artistas em início de carreira. As inscrições estão abertas de 20 de março a 16 de junho de 2018.

Para se inscrever, é preciso morar no Rio Grande do Sul. Cada participante pode concorrer com até três obras. Podem participar da seleção as seguintes artes visuais contemporâneas: pintura, gravura, desenho, serigrafia, fotografia, escultura, grafite, vídeo arte, arte performática, vídeo, transmídia e instalação. Os interessados devem fazer sua inscrição no site da Aliança Francesa de Porto Alegre (www.afpoa.com.br), onde podem encontrar o regulamento completo e a ficha de inscrição.

O melhor trabalho será premiado com uma residência artística de dois meses no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França, com passagem e alojamento incluídos. O segundo e o terceiro lugar também serão premiados com bolsas de estudo na Aliança Francesa de Porto Alegre. Em 2017, os vencedores foram Leandro Machado (1º lugar), Letícia Lampert (2º lugar) e Sandro Ka (3ª colocação).

Ao todo, 10 trabalhos serão escolhidos na primeira etapa da seleção. As obras serão expostas em uma Mostra Coletiva, que deve acontecer no dia 02 de agosto, no Porão do Paço Municipal da Prefeitura de Porto Alegre. Na ocasião, também serão anunciados os três vencedores do prêmio.

Essa é a segunda edição do prêmio no Rio Grande do Sul, que é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro e apoio do Centre Intermondes e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

 

Por: Julia Assef