Duo Mulheres em Harpa e Flauta abre temporada 2018 do MusiCâmara

Foto: Iago Leon

Um grande espetáculo que celebra a expressividade feminina na música de câmara abre a programação do MusiCâmara 2018, nesta sexta-feira (23), às 20h. O duo Mulheres em Harpa e Flauta, formado por Ana Carolina Bueno (flauta transversal) e Norma Holtzer Rodrigues (harpa), preparou um repertório especial para a ocasião. Obras de Heitor Villa-Lobos, Félix Godefroid e Johann Sebastian Bach são alguns dos destaques da apresentação, que acontece na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450), em São Leopoldo. A entrada é franca. O projeto MusiCâmara é uma realização do Ministério da Cultura e da Presto Produções e Promoções Artísticas.

Ana Carolina Bueno e Norma Holtzer Rodrigues se conheceram na Escola de Música da Ospa, quando Norma lecionava piano e Ana era sua aluna. Desde então, elas começaram a estudar outros instrumentos, como a harpa e a flauta, e passaram a dividir experiências que extrapolaram as fronteiras da sala de aula. Através da amizade e amor à música, surgiu o duo Mulheres em Harpa e Flauta, que celebra o encontro de gerações com um toque feminino no palco.

Sobre o programa

Greensleeves Variations, música de compositor anônimo de 1600, abre o programa da exibição. Depois, o duo interpreta um grande sucesso do brasileiro Edmundo Villani Cortes (1930 – ). Trata-se de Cinco Miniaturas Brasileiras, peça que conta com ritmos marcantes da música popular, como o choro e o baião. O compositor gaúcho Dimitri Cervo (1968 – ) será homenageado pelo duo com a obra Cantiga. Na sequência, serão executadas composições que ganham uma roupagem especial em arranjo para harpa e flauta: Cantilena, primeiro movimento de Bachianas Brasileiras N. 5, de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), e Siciliano da Sonata em Mib, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Na ocasião, a dupla também executa Sonatina de Muzio Clementi (1752 – 1832) e Romance Sem Palavras do compositor e harpista belga Félix Godefroid (1818 – 1897). Por fim, as musicistas brindam o público com Gymnopedie de Erik Satie (1866 – 1925) e Entr’acte de Jacques Ibert (1890 – 1962), considerados importantes artistas da cena musical francesa do século XX.

 

Sobre as instrumentistas

Foto: Iago Leon

Ana Carolina Bueno

 É Bacharel em Flauta Transversal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Winter. Iniciou

seus estudos musicais no Conservatório Pablo Komlós da Ospa, sob a orientação do Prof.Artur Elias Carneiro. Integrou a Orquestra Jovem da Ospa. Participa ativamente de grupos de música instrumental brasileira, nativista, contemporânea, gravações,concertos e shows. Atua como musicista

convidada em diversas sinfônicas do Rio Grande do Sul, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Banda Municipal de Porto Alegre, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra de Sopros de Carlos Barbosa, Orquestra de Sopros de Garibaldi, Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra de Violões de Gramado, Orquestra Sinfônica da UCS, entre outras. Além disso, já dividiu o palco com destacados artistas da música nacional, como Ivan Lins, Leila Pinheiro, Zizi Possi,Luiza Possi, Fafá de Belém, Renato Borghetti, Cristiano Quevedo, Tati Portella. Atualmente é piccolista da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.

Norma Holtzer Rodrigues

Formada em piano pela Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), começou seus estudos de harpa com a Prof. Amalia Maresca em Montevideo, Uruguai. Contemplada com uma bolsa de estudos da Alemanha, cursou a Escola Superior de Música da Baviera. Também integrou como instrumentista convidada a Orquestra Sinfônica Mozarteum em Salzburgo e Orquestra Filarmônica de Israel. Foi harpista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Atualmente integra a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) como harpista. Dividiu o palco com diversos artistas de renome nacional e internacional como Ray Conniff, Tony Bennett, Barry White, Vania Bastos, Roberto Carlos, Julio Iglesias, entre outros.

Sobre o MusiCâmara

 Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos. Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.

Serviço

O quê: Recital do duo Mulheres em Harpa e Flauta no projeto MusiCâmara

Quando: 23 de março, sexta-feira, 20h
Onde: Igreja do Relógio (

Entrada franca

 

 

Por: Maí Yandara