Casa de Cultura Mario Quintana lança o projeto Interior na Casa com o espetáculo “O Auto da Compadecida”

Foto: Geferson Bueno

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) lança, no dia 21 de março, um novo projeto com objetivo de abrir os palcos da Capital para espetáculos produzidos por grupos de teatro do interior. A montagem de estreia do Interior na Casa será “O Auto da Compadecida”, do grupo Foi O Que Eu Disse, do município de Harmonia, vencedora de cinco prêmios no Festival Estadual de Teatro (Feste) 2017, inclusive de Melhor Espetáculo. A peça ocorre às 20h, no Teatro Bruno Kiefer. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes na bilheteria do teatro.

Segundo o diretor da CCMQ e idealizador do projeto, Jessé Oliveira, as apresentações vão ocorrer uma vez por mês, com entrada gratuita, para que os porto-alegrenses conheçam o potencial dos espetáculos do interior e, também, para que os grupos de teatro se apropriem dos palcos da Casa de Cultura Mario Quintana, uma instituição do Estado e de todos os gaúchos.

Sobre o espetáculo

Com adaptação de Júlio Schuster, “O Auto da Compadecida” conta a história de João Grilo e Chicó, dois nordestinos sem eira nem beira que preparam inúmeros planos para conseguir um pouco de dinheiro. Novos desafios vão surgindo, provocando mais confusões armadas pela esperteza de João Grilo, sempre em parceria com Chicó. Mas a chegada da bela Rosinha, filha de Antônio Moraes, desperta a paixão de Chicó.  Os planos da dupla, que envolvem o casamento entre Chicó e Rosinha e a posse de uma porca de barro recheada de dinheiro, são interrompidos pela chegada do cangaceiro Severino e a morte de João Grilo. Todos os mortos reencontram-se no juízo final, onde serão julgados no Tribunal das Almas pela Compadecida e pelo diabo. O final é surpreendente, principalmente para João Grilo.

FICHA TÉCNICA
Direção: Júlio César Schuster
Elenco: Ana Caroline Ledur, Ana Luiza Vier, Fabiola Cristina Orth, Isadora Dahmer Hanauer, Joana Gabriela Orth, Leandro Luiz Lottermann, Mônica Hillesheim, Nicole Maria Orth, Samuel Vier, Vanessa Suelen Hilgert
Texto: Ariano Suassuna
Adaptação: Júlio César Schuster e Grupo
Iluminação: Júlio César Schuster
Cenografia: Grupo
Maquiagem: Tuti Kerber e Grupo
Trilha Sonora: Samuel Vier e Grupo
Figurinos: Fabrízio Rodrigues
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

SERVIÇO
Projeto Interior na CCMQ | Espetáculo- “O Auto da Compadecida”.
Quando: 21 de março | Quarta-feira.
Horário: 20h.
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736).
Entrada gratuita.
Distribuição de senhas na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência.