Porto Alegre Musical divulga selecionados no edital

????????????????????????????????????????

O edital do projeto Porto Alegre Musical foi encerrado no último dia 6 com uma adesão surpreendente: foram inscritas 182 atrações de diversas formações e gêneros musicais. Desses, 102 projetos se inscreveram para tocar nos palcos da Serenata Iluminada e da Virada Sustentável (Ecoponto da Redenção), onze escolheram tocar na rua e os outros 69 se inscreveram para palco ou rua. Os doze espetáculos musicais selecionados para serem realizados dentro da programação da Virada Sustentável Porto Alegre 2018 estão sendo anunciados hoje, 13 de março, pelo site http://www.viradasustentavel.org.br/poa.

A Comissão de Seleção do edital – que foi composta pelo produtor cultural Pedro Loss e do jornalista Roger Lerina – escolheu os seguintes grupos e músicos: Oly Jr., Márcio Fulber Bando, Pedrinho Figueiredo e Samuca do Acordeon, Toque de Comadre, Leandro Batista Lima , Pássaro Vadio / Ramiro Neves50 Tons de PretasValériaBataclã FC, La Digna RabiaIan Ramil e Os The Darma Lovers (saiba mais sobre os artistas abaixo).

Além da qualidade musical e adequação aos locais de apresentação, a Comissão levou em conta o critério de que as propostas musicais selecionadas fortalecem a consciência social sobre a questão da sustentabilidade e sobre os temas que norteiam a Virada 2018: redução das desigualdades sociaiseducação de qualidadecidades sustentáveiscolaboratividadeconsumo responsávelágua potável e saneamentopaz, justiça e instituições eficazes.

Os shows vão acontecer nos dias 06, 07 e 08 de abril, com entrada franca. Além dos selecionados, o Porto Alegre Musical traz outros três grupos convidados – Bloco da Laje, Turucutá e As Três Marias – que completam a programação, junto com as 12 bandas escolhidas por meio do edital (veja abaixo a grade da programação do Porto Alegre Musical).

Porto Alegre Musical está na sua terceira edição e, mais uma vez, integra a programação da Virada Sustentável Porto Alegre. Além da parceria com a Virada, surge também uma nova aliança com a noite consagrada da Serenata Iluminada, no largo Setembrina, na Redenção.

O projeto tem financiamento do Pró-Cultura RS – LIC / Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apoio da Serenata Iluminada e da Virada Sustentável Porto Alegre e produção cultural da Companhia de Produção.

 

 

Serviço

Porto Alegre Musical na Virada Sustentável 2018

Dias 06, 07 e 08 de abril de 2018

Em diversos locais de Porto Alegre – a programação completa com datas, locais e horários das apresentações será divulgada a partir do dia 21 de março no site http://www.viradasustentavel.org.br/poa

Informações: viradasustentavelpoa@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa

Instagram: @viradasustentavelpoa

 

Entrada franca

 

Artistas

50 Tons de Pretas – 50 Tons de Pretas é um grupo de mulheres negras, apaixonadas pela música e pela cultura afro brasileira. Com sua música, lutam pelo empoderamento feminino e pela igualdade racial. O grupo é composto por Dejeane Arrue, Grazi Pires e Monique Cunha, Leca Figueiró e Julia Figueiró. No repertório, clássicos do samba como Não Deixe o Samba Morrer (Alcione), A Vizinha (Dorival Caymmi), Tristeza e Pé no chão (Clara Nunes), Tiro ao Álvaro (Adorinan Barbosa), Olhos coloridos (Sandra de Sá), Alguém me Avisou (Dona Ivone Lara), Vou Festeja (Beth Carvalho), Canto das Três Raças (Clara Nunes) e Zumbi (Jorge Bem).

Bataclã FC – Mais Tambor Menos Motor – completando 20 anos, a Bataclã FC faz uma intervenção poético-musical que unecanção, rap, poesia, vídeo, slam poetry, livro, tambor, literatura oral e performance. O repertório do show traz canções do mais recente trabalho de Richard Serraria, Mais Tambor Menos Motor, e passeia ainda por outros momentos da trajetória do cancionista. Com Lucas Kinoshita (bateria), Angelo Primon (guitarra), Diego Banega (contrabaixo) e Mimmo Ferreira (percussão).

Ian Ramil – ganhador do Grammy Latino 2016 de melhor disco de rock em língua portuguesa e do Prêmio Açorianos 2016 de Melhor Compositor, por seu segundo álbum, Derivacivilização, Ian Ramil apresenta suas músicas que falam sobre o contexto social e todos os desafios da humanidade contemporânea.

La Digna Rabia – El increible baile calavera – um espetáculo de música influenciado pela estética e mística do Dia de Los Muertos mexicano, mesclando diversos gêneros de música latino-americana, como a cumbia (afro-colombiano), o ska (anglo-caribenho), os corridos (mexicanos) e o reggaeton (porto-riquenho), com pegada de tradição roqueira.

Leandro Batista Lima – Le Batilli – Criado na Restinga, zona sul de Porto Alegre, Leandro “Le Batilli” possui diversas referências musicais. Envolvido com música desde os 13 anos, Le Batilli lançou em 2017 seu primeiro disco, Retalhos, com 13 composições autorais. Como cadeirante, Le Batilli tem o propósito de incentivar a igualdade e mostrar que, mesmo com uma deficiência física, tem muito a oferecer.

Márcio Fulber Bando – Nos Trilhos do Dixieland – O show é inspirado no Jazz que nasceu nas ruas de New Orleans, o Dixieland, e na experiência de Marcio Fulber como músico de rua e sua relação com diversos músicos e grupos mambembes que circulam pelo país.

Oly Jr. – numa apresentação ao estilo one man band, Oly Jr. usa a viola de 10 e 12 cordas, uma mala de bumbo percussivo, um pandeiro, vocal e gaita de boca, forjando uma musicalidade a partir do blues, passando pela milonga e a capoeira, com letras de cunho social e existencial.

Os The Darma Lovers – Na bagagem estética de uma das mais tradicionais bandas de rock de Porto Alegre, está despretensão, minimalismo, psicodelia e pop, com direito a dissonância e muita harmonia. Os The Dharma Lovers já tem seis discos lançados e parcerias com diversos artistas, como Dado Villa-Lobos, Frank Jorge, Kassin, Moreno Veloso, 4Nazzo, Thiago Heinrich, Domênico Lancellotti, Ronaldo Bastos, Mariana Aydar, Sassá, Jimi Joe, André Vicente e Paula Toller.

Pássaro Vadio / Ramiro Neves – Caosmos – o show traz a pungência e a visceralidade do cancioneiro popular unido a uma estética singular e contemporânea. Arranjos que fundem ritmos brasileiros com folk psicodélico e dream pop, além de uma poética pessoal e repleta de imagens.  Ao longo do show, projeções de imagens da terra vista do espaço (cedidas gratuitamente pela Nasa) vão sendo desconstruídas junto com as camadas sonoras criadas por guitarras e sintetizadores. As projeções são assinadas pela artista visual Camila Schenkel.

Pedrinho Figueiredo e Samuca do Acordeon – Sobre Rodas de Choro e Chimarrão – Idealizado por Pedrinho Figueiredo (sax soprano e flauta) e Samuca do Acordeon (acordeon), o espetáculo faz a conexão entre a  “roda de chimarrão” e a “roda de choro”, enaltecendo a participação dos músicos gaúchos no movimento nacional do chorinho.

Toque de Comadre – Brinquedo – Espetáculo interativo para adultos e crianças que tem a cultura popular brasileira como base: o Côco pernambucano, o Samba de Roda da Bahia, o Cacuriá maranhense, o forró e o xote, para todo mundo dançar junto.

Valéria – Sexo Frágil? – A cantora trans traz um show com músicas autorais que transitam, de alguma forma, sobre o universo feminino, falando não só da desigualdade de gênero, como também sobre preconceito, identidade de gênero e diversidade.

 

Porto Alegre Musical – histórico

 Em 2016, o projeto trouxe Os Fagundes e Luiz Marenco na parte regionalista, e Bloco da Laje e Banda Saldanha para celebrar o samba. Mais de 12 mil pessoasassistiram aos espetáculos, que ocorreram no Largo Glênio Peres, proporcionando pleno e democrático acesso a milhares de pessoas que circulam pelo centro histórico da cidade no fim de tarde. Em 2017, o projeto apresentou dois shows no Largo Glênio Peres e duas oficinas de música durante o evento. A Orquestra de Câmara da ULBRA, sob a regência do maestro Tiago Flores, abriu a Virada Sustentável 2017, com músicos convidados como Chico Saratt, Neto Fagundes, Sergio Rojas, Shana Muller e Maurício Marques para executar As Grandes Canções dos Festivais Nativistas. Depois foi a vez dos grupos Turucutá e Bloco da Laje levarem ao Largo Glênio Peres o som dos Tambores de Rua. A oficina A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul, ministrada pelo crítico musical e jornalista Juarez Fonseca e pelo maestro Tiago Flores, revelou compositores e músicos que geraram para o RS um acervo extraordinário de canções. Já a Oficina de Percussão da Turucutá proporcionou uma vivência da cultura, música e ritmos dos tambores. Toda a programação teve entrada franca.

Histórico da Virada Sustentável

A Virada Sustentável foi criada em São Paulo e está em sua 7ª edição na capital paulista. As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são regidas pelos 17Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

Em Porto Alegre, a primeira edição da Virada ocorreu em 2016 e mobilizou mais de 50 mil pessoas, que participaram de atividades como shows, seminário, remada, skate, pedalada e oficinas. Também foram recolhidas quase três toneladas de lixo eletrônico e 315 litros de óleo de cozinha foram encaminhados para reciclagem. Assista aqui o teaser da primeira edição.

A primeira Virada Porto Alegre também realizou o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, que reconheceu importantes iniciativas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Porto Alegre e cidades vizinhas (confira os vencedores clicando aqui). As iniciativas vencedoras participaram da Virada 2017 dentro do Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade e da Feira de Empreendedorismo Inovador.

2ª edição da Virada Sustentável aconteceu entre março e abril de 2017. Com os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade e Ecogastronomia e Alimentação Saudável, o festival reuniu cerca de 200 atrações e atividades que foram realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro EcoPontos – espaços de encontro e mobilização durante a Virada Sustentável de Porto Alegre: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre.

Foram mais de 400 profissionais (entre ativistas, artistas, painelistas, ecochefs e empreendedores) envolvidos diretamente nas 205 atividades (177 atividades na programação da Virada e 28 atividades de adesões realizadas em locais próprios), que mobilizaram um público de mais de 30.000 pessoas.

Ações colaborativas, seminários, mostras de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais, feiras de inovação e Virada Ecogastronômica, estiveram entre as atrações, todas gratuitas e abertas ao público. Acesse aqui o teaser da segunda edição.

Além dos Ecopontos, a Virada contou, ainda, com outros locais de realização de atividades, como a Unisinos – Novo Campus Porto Alegre, o StudioClio e o Largo Glênio Peres.

Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também formaram parte da programação através do Edital de Adesões, que recebeu mais de 150 inscrições e selecionou 77 projetos para integrar a Virada. As atividades foram promovidas de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas.

Site: http://www.viradasustentavel.org.br/poa

Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa

Instagram: @viradasustentavelpoa

 

Por: Adriana Martorano