Instituto Ling oferece visitas guiadas no mês de fevereiro

Foto: Juliane Mergener

Passeio pela exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo e pelo acervo de obras de arte do Centro Cultural pode ser agendado para grupos com pessoas de qualquer idade e formação. A atividade é gratuita
No mês de fevereiro, o Instituto Ling faz uma pausa em sua programação de cursos e espetáculos para manutenção do edifício, que permanecerá aberto ao público para visitação da exposição do artista Sérvulo Esmeraldo e com o funcionamento do Press Café, nos seus horários normais. Pessoas de qualquer idade e formação, interessadas em arte contemporânea brasileira, podem agendar visitas guiadas à exposição e ao acervo de obras de arte, oferecidas para grupos às quartas-feiras, das 11h às 20h. Os agendamentos devem ser feitos pelo e-mail do Programa Educativo: educativo@institutoling.org.br.

As visitas são sempre acompanhadas por um monitor do Educativo, que também apresenta a exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo, em cartaz até 31 de março. Após a visita, o grupo é convidado a participar de uma oficina baseada em uma obra ou artista do acervo permanente. Todos os participantes ganham o catálogo da exposição em cartaz. As oficinas são realizadas conforme disponibilidade de espaço.

O Instituto Ling está aberto à visitação de segunda a sexta, das 10h30min às 22h, e aos sábados, das 10h30min às 20h. Não haverá expediente nos dias 02 e 03 (feriado local) e durante o período de Carnaval (de 10 a 14 de fevereiro).

Sobre as obras do acervo e a exposição
A exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo mostra a trajetória de um dos artistas mais originais da arte brasileira, o cearense Sérvulo Esmeraldo, falecido em fevereiro do ano passado, pouco antes de completar 88 anos. Conhecido por seu rigor geométrico-construtivo, Esmeraldo incursionou pela escultura, a gravura, a ilustração e a pintura, tendo sido um dos pioneiros da arte cinética e autor de obras de geometria e luminosidade singulares. A mostra, com curadoria de Ricardo Resende, traz 84 peças – entre gravuras, matrizes, desenhos, estudos, relevos, maquetes, instalações, documentos e fotografias – que fazem parte do arquivo do IAC – Instituto de Arte Contemporânea (São Paulo/SP).

PulsationsPulsações joga luz sobre o rico processo criativo do artista em seus primeiros anos na França, uma fase de aprendizado, de iniciação nas técnicas da gravura em metal e litografia. Contempla os desenhos e as gravuras em metal que compõem esse período europeu, sob a influência do abstracionismo lírico que vigorava na capital francesa naquele momento, que seria uma resposta à Action Painting nova-iorquina. É acompanhada, ainda, de uma seleção de esculturas e de duas pinturas posteriores a essa fase, quando explorou a topologia das coisas e formas.

A exposição é organizada pelo Instituto Ling e o IAC – Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, com patrocínio da Crown Embalagens e realização do Ministério da Cultura / Governo Federal.

O acervo de obras de arte do Instituto Ling é composto de cerca de 15 peças da coleção particular de William e Sandra Ling, entre pinturas, esculturas e instalações. Fazem parte do acervo artistas contemporâneos brasileiros reconhecidos internacionalmente e expoentes da nova geração, como Vik Muniz, Ivan Serpa, Karin Lambrecht, Guilherme Dable, Elida Tessler, Dudi Maia Rosa, Shirley Paes Leme, Nelson Félix, Frida Baranek, Karen Axelrud, José Leopoldo Plentz e Hugo França. Acesse aqui a relação completa de artistas e obras.

Serviço:
Visitas guiadas para grupos – arte contemporânea brasileira
Todas as quartas-feiras, das 11h às 20h

Agendamento pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

Atividade gratuita

Exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo
Artista: Sérvulo Esmeraldo

Curadoria: Ricardo Resende

Local: Galeria do Instituto Ling

Período de visitação: até 31 de março de 2018

Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h

Não haverá expediente nos dias 02 e 03 (feriado local) e durante o período de Carnaval (de 10 a 14 de fevereiro).

Entrada Franca

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

 

Por: Adriana Martorano