Exposições do Memorial do RS são prorrogadas

Foto: Rossanna Prado

O Memorial do Rio Grande do Sul – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) – localizado na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, prorroga o período de três mostras, inauguradas em dezembro do ano passado. As exposições podem ser visitadas de terça a domingo, das 10 h às 13 h; domingos e feriados, das 13 h às 17 h, com entrada franca.

Confira os eventos que ampliaram o prazo de visitação:

Exxpostosaté o dia 11 de março, no primeiro andar.

Exposição coletiva com trabalhos de 24 artistas, egressos do Instituto de Artes da UFRGS na década de 1990. O IA é reconhecido como um lugar de encontro de várias gerações de artistas em busca de conhecimento, criando um espaço de relações e compartilhamento de experiências estéticas. A mostra busca agregar de forma livre parte significativa da produção contemporânea dos artistas que consolidaram suas trajetórias no decorrer desse período.

 

Sobreviventestransferida para o segundo andar, na Sala Múltiplos Usos, de 30 de janeiro a 25 de março.

Exposição do arquiteto e artista plástico gaúcho Marcelo Schlee, radicado há 20 anos em Florianópolis, que expõe pela primeira vez no Rio Grande do Sul. A mostra traz 20 telas com uma combinação de trabalhos figurativos e abstratos, em técnicas variadas, como acrílico sobre papel e tela, além de laminado em madeira. O conjunto de obras desenvolve uma narrativa dentro do tema proposto, revelando a diversidade e a pluralidade da trajetória do artista.

 

Artesanato contemporâneo dos povos indígenas da Amazônia brasileiraaté o dia 25 de março, no segundo andar (Sala do Tesouro).

Mostra temporária do Acervo do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, instituição da Sedactel. A exposição apresenta peças de etnologia indígena, que revelam a destreza manual e a sensibilidade artística de diversos povos distribuídos pela Amazônia brasileira e região Centro-Oeste do país: Roraima (Wapixana, Yanomami e Wai-wai), Tocantins (Karajá) e Maranhão (Índios Canela). O evento presta um tributo a permanente luta de nossos povos indígenas em defesa de seus direitos e sua dignidade.

Memorial do Rio Grande do Sul

Rua Sete de Setembro, 1030 – Praça da Alfândega

Centro Histórico de Porto Alegre/RS

 

Por: Mariângela Machado