Arthur de Faria amplia o time de craques do ‘Toque Show’ no Quintal Bar e Cultura

Foto: Fabrício Simões

Com uma carreira sólida, marcada pela presença em várias frentes, seja na música, no teatro, no rádio, na literatura ou no cinema, o músico Arthur de Faria é o próximo convidado do Toque Show, projeto comandado pelo saxofonista e flautista Pedrinho Figueiredo. O encontro, que mistura música e bate-papo, ocorre na da próxima quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 21h30min, no Quintal Bar e Cultura, em Porto Alegre.

Em sua terceira edição, Toque Show deverá repetir o sucesso dos dois encontros anteriores, marcadas pelas presenças de Hique Gomez (11) e Frank Jorge (18). Entre uma canção e outro, o convidado conversa sobre acontecimentos significativos em sua carreira, formação e curiosidades. A plateia pode participar, encaminhando perguntas escritas.

O Quintal Bar e Cultura tem um espaço especial para essa programação. O minianfiteatro é aconchegante, com acomodação para somente 30 pessoas, o que possibilita um clima intimista, como boa conversa numa roda de música.

As próximas atrações do Toque Show, sempre às quintas-feiras, às 21h30min, são: Marcelo Delacroix (01/02) e Nelson Coelho de Castro (08/02).

 

Sobre Arthur de Faria

Arthur de Faria é músico, arranjador, compositor, produtor de discos, pesquisador, jornalista, radialista e doutorando em literatura brasileira pela UFRGS. Começou sua carreira na virada dos anos 1980 pros 90, com o várias vezes premiado (no RS) Bando Barato pra Cachorro, grupo que interpretava, basicamente, música brasileira da década de 1930. De 1995 a 2015 liderou o Arthur de Faria & Seu Conjunto, septeto/octeto com cinco discos lançados (um deles também no Uruguay e Argentina) e centenas de shows em seis países.

No atual milênio Integrou o Duo Deno, dupla com o baterista e pianista Fernando Pezão, fundou a Surdomundo Imposible Orchestra, com os paulistas Maurício Pereira e Caíto Marcondes, os portenhos Ignacio Varchausky e Martin Sued, e os montevideanos Martin Buscaglia, Osvaldo Fattoruso e Martin Ibarburru. Em 2013, criou – com a atriz e diretora Áurea Baptista – o espetáculo músico-teatral Música de Cena, com sua música para teatro cantada e tocada por 11 atores-músicos. Do mesmo ano é Música Menor, duo com o argentino Omar Giammarco, que lançou disco em 2015 e deu ambos o prêmio Açorianos de melhores arranjadores.Em 2016 estreou sua nova banda, Arthur de Faria & Orkestra do Kaos, que lançou seu primeiro disco em 2017 – Ao Vivo no Estúdio.

No cinema, escreveu música para 30 filmes; no teatro, desde os anos 90, tem trabalhado com variados diretores e assinoudiversas  trilhas. Desde 2013 integra a paulista Cia Ultralíricos, de Felipe Hirsch, para a qual já compôs e executou ao vivo sete trilhas, entre elas, A Comédia A Tragédia Latino-Americana, pela qual foi indicado ao Prêmio Shell 2016.

Produziu 28 discos, de Nico Nicolaiewsky a Hélio Flanders e Wander Wildner. Passando por El Justiciero Cha-Cha-Cha, compilado de artistas de língua hispânica versionando Mutantes, lançado em 5 países. Também dirigiu 12 shows e escreveu arranjos para discos e shows de Adolfo Almeida Jr., Siba e a Fuloresta, Nei Lisboa, Ultramen, Papas da Língua, Vanguart, Zeca Baleiro, Premeditando o Breque, Edson Natale, MPB4, Bebeto Alves, Julio Reny e Wander Wildner. Participou de mais de 30 CDs como instrumentista e/ou arranjador, no Brasil e Argentina.

No rádio foi um dos apresentadores do programa Cafezinho, líder de audiência em várias oportunidades. Publicou nove trabalhos, como o livro-com-CDs Um Século de Música no RS, livros-CDs sobre Lupicínio Rodrigues e Carlos Gardel e, em 2015, Elis – Uma Biografia Musical. Mestre em Literatura Brasileira, com ênfase em canção, dá aulas e palestras sobre música brasileira no Brasil, Argentina e Uruguay. Lançou 8 discos e 4 EPs.

Sobre Pedrinho Figueiredo

Pedrinho Figueiredo é flautista, saxofonista, arranjador, compositor, consultor de acústica e instalações de áudio, técnico de som e produtor, com larga experiência na área da música instrumental. Há 28 anos integra o Quarteto Renato Borghetti. Neste período lançou seu único álbum, Primeira Impressão. Recentemente, criou o projeto Sobre Rodas de Choro e Chimarrão, com Samuca do Acordeon, tendo levado este projeto por 15 cidades do Rio Grande do Sul e também para Punta del Este e Montevidéu. Com Samuca estreou, também em Montevidéu, no Festival Música de La Tierra, seu novo espetáculo, “Sons do Ar”. Recentemente, montou o espetáculo Bossa de Dois, com o pianista Luiz Mauro Filho, em homenagem ao histórico vinil lançado por Elis e Jair Rodrigues em 1965, Dois na Bossa. Premiado diversas vezes nos festivais nativistas, já foi indicado 11 vezes para o  Troféu Açorianos de Música, tendo recebido o prêmio de Melhor Instrumentista em Sopro, em quatro edições, e de Melhor Produtor em uma.

 

SERVIÇO:

O Quê: Toque Show, com Pedrinho Figueredo e Arthur de Faria

Quando: 25 de janeiro de 2018, quinta-feira, 21h30min

Onde: Quintal Bar e Cultura – Rua Luiz Afonso, 549 – Cidade Baixa, Porto Alegre-RS

Quanto: valor R$70,00, com 50% de desconto para estudantes, idosos e classe artística, e também com 50% de desconto na compra antecipada no site:  https://www.sympla.com.br/ToqueShow