Filme Tropicália terá sessão comentada no Cine Iberê pelo diretor Marcelo Machado

No próximo domingo, 21 de janeiro, a partir das 16 horas, a Fundação Iberê Camargo realiza sessão comentada do documentário Tropicália com o seu diretor, Marcelo Machado. A entrada é franca e a exibição integra o Cine Iberê, dentro do programa Tropicália | Geleia Geral – atividade cinematográfica com curadoria de Marta Biavaschi e paralela às exposições Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul e Sombras no Sol.

Tropicália aborda o marcante movimento cultural no Brasil dos anos 60. Após uma pesquisa de cinco anos, o realizador Marcelo Machado lançou o filme em 2012. Com imagens de arquivo, especialmente recuperadas para a produção, sequências de filmes, entrevistas inéditas, programas de TV e fotografias, o documentário tem a participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Gal Costa, Mutantes, Capinan, Tom Zé e Rogério Duprat – integrantes do grande coletivo formador do movimento –, que trazem à tona a memória de um momento de ruptura, descoberta e confronto no inicio dos anos de chumbo.

Prêmio especial do júri na categoria Cinema da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Tropicália participou dos festivais É tudo verdade (Brasil), Bafici (Argentina), Visions du Réel (Suiça), San Sebastian (Espanha) e Doc Lisboa (Portugal), entre outros.

O cineasta Marcelo Machado é conhecido por seu trabalho com vídeo experimental nos anos 1980 e, mais recentemente, por seus documentários de longa-metragem, como Oscar Niemeyer, o arquiteto da invenção (2007) e O Sarau (2011, sobre o papel da poesia na vida dos cidadãos de Dois Córregos). Em 1981, criou a produtora Olhar Eletrônico, junto com Fernando Meirelles, Beto Salatini e Paulo Morelli – grupo criativo que se tornou conhecido pelo pioneirismo e pelo caráter experimental de suas produções em vídeo. Seu primeiro curta-metragem de ficção, Marly Normal (em co-direção com Fernando Meirelles), ganhou o prêmio principal no 1º Festival Vídeo Brasil. Trabalhou também como diretor de publicidade e em emissoras de TV, como a TV Gazeta, TV Cultura e MTV Brasil. Dirigiu a série Música Brasileira para o canal Multishow e produziu o especial Drum in Braz para a MTV Brasil (2002). Recebeu o prêmio de melhor vídeo de música eletrônica por Samba Sim, (2003). Criou e codirigiu o documentário de longa metragem Ginga, a alma do futebol brasileiro para a O2 Filmes (2005).

Para assistir o trailer acesse: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=SS8uhFa0MYg

Exposições em cartaz

A mostra Sombras no Sol traz 41 peças do acervo – entre pinturas, desenhos, gravuras e documentos – de Iberê Camargo que retratam sua visão sobre a “Cidade Maravilhosa”, onde morou por 40 anos, apontando para uma paisagem muitas vezes vazia e melancólica, nublada – distante do sol e das cores tropicais. Com curadoria de Eduardo Haesbaert e Gustavo Possamai, a mostra exibe, ainda, um conjunto de documentos que registram a censura a uma de suas obras durante o V Salão Nacional de Arte Moderna, em 1956, no Rio de Janeiro. “Importante trazer à visibilidade e ao debate público o registro de momentos sombrios que apresentam tanta relação com os dias atuais, uma vez que Iberê os vivenciou com resistência, em defesa da arte, do diálogo e do respeito, aspectos tão fundamentais à liberdade de expressão”, dizem os curadores.

A exposição Vivemos na melhor cidade da América do Sul, apresenta pinturas, esculturas, fotografias, instalações, vídeos e performances de 28 artistas brasileiros referenciais, como Alair Gomes, Beto Shwafaty, Carlos Vergara, Guga Ferraz, Hélio Oiticica, Iberê Camargo, Maria Sabato, Mario Testino e Rosângela Rennó, entre outros. A mostra, com curadoria de Bernardo José de Souza e Victor Gorgulho, a mostra parte da canção Baby, de Caetano Veloso, para investigar noções contraditórias de tropicalidade, identidade nacional, corpo e violência, e analisa a paisagem estética e política do Rio de Janeiro para lançar uma mirada crítica sobre o Brasil.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Banco AgiplanGerdauCPFL EnergiaGrupo GPSBanrisulBanco VotorantimDLL Group e BTG Pactual, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal.

A exposição Vivemos Na Melhor Cidade da América do Sul tem o patrocínio de Farm Rio e Baldo S/A.

 

Serviço

Cine Iberê

Domingo, 21 de janeiro, às 16h – Tropicália, de Marcelo Machado (1h27min, 2012, Brasil)

Sessão única e comentada por Marcelo Machado Entrada franca

Exposição Sombras no Sol

Artista: Iberê Camargo

Curadoria: Eduardo Haesbaert e Gustavo Possamai

Local: 4º andar

Período de exibição: até 21 de janeiro de 2018 – ÚLTIMOS DIAS

Visitação: sábados e domingos, das 15h às 20h

 

Exposição Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul

Artistas: Adriano Costa, Alair Gomes, Anna Franceschini, Beto Shwafaty, Carlos Vergara, Caroline Valansi, Débora Bolsoni, Dominique Gonzalez-Foerster, Guga Ferraz, Guerreiro Do Divino Amor, Hélio Oiticica, Iberê Camargo, Joe Williamson, Maria Sabato, Mario Testino, Manoela Medeiros, Marcos Chaves, Miúda, Pedro Flutt, Pedro Victor Brandão, Pedro Rocha, OPAVIVARÁ!, Raymundo Amado, Rodrigo Matheus, Romain Dumesnil, Rosângela Rennó e Vivian Caccuri.

Curadoria: Bernardo de Souza e Victor Gorgulho

Local: átrio, 2º e 3º andares

Período de exibição: até 04 de fevereiro de 2018

Visitação: sábados e domingos, das 15h às 20h

ENTRADA FRANCA

Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000

Transporte: As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

 

Por: Silvia  Abreu