Documentário que investiga os ritmos da guitarra brasileira estreia no Curta!

A originalidade da guitarra brasileira é investigada e revelada no documentário musical “Sotaque Elétrico”, que estreia com exclusividade no Curta!, na Segunda da Música, 22, às 22h20. Com pesquisa do músico e jornalista Leandro Souto Maior, o filme mostra como os ritmos nacionais influenciaram o estilo da guitarra elétrica brasileira nos mais diversos gêneros musicais, desde o pau elétrico de Dodô e Osmar – primeiro instrumento elétrico de corpo maciço fabricado no Brasil – até o som do guitarrista brasileiro Kiko Loureiro, da Megadeth, uma das mais importantes bandas de heavy metal de todos os tempos. Dirigido por Caio Jobim e Pablo Francischelli e produzido pela Doblechapa Cinematografia, “Sotaque Elétrico” registra ainda um número musical concebido especialmente para o filme: uma versão instrumental da música “Meu maracatu pesa uma tonelada”, apresentada pelo trio Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo) e Pupillo (bateria), do Nação Zumbi. O filme foi selecionado pelos festivais “In-Edit Brasil” e “Mimo” e teve financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013), da ANCINE.

Na Quinta do Pensamento25às 23h30, estreia no Curta! “Massao Ohno – Poesia Presente”, documentário de Paola Prestes sobre o editor independente Massao Ohno, o paulista de Sorocaba, filho de imigrantes japoneses, e que nos anos 1960 abriu caminho para uma nova geração de poetas paulistas ao publicar a Coleção dos Novíssimos. Considerado um artista, tamanho empenho e dedicação que investia em seus projetos, Massao Ohno foi o editor responsável pela primeira publicação de Hilda Hilst (1930-2004), autora que será homenageada pela Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, esse ano. Massao foi também o responsável por introduzir no Brasil a versão em português do haikai, um estilo de poema curto em japonês.

A trajetória de Angela Davis professora de filosofia E ativista que virou símbolo internacional na luta pela defesa dos direitos humanos, em especial dos negros e das mulheres, é o tema do documentário “Libertem Angela Davis”, na Sexta da Sociedade, 26, às 22h10. Dirigido por Shola Lynch, o filme reconstitui o período da prisão na luta pelas causas sociais, nos anos 1970, enquanto defendia três prisioneiros negros.

Histórias de pais e filhos entram em cena na faixa “A Vida é Curta”, às 20h, na Quarta de Cinema, 24. Abrindo a sessão, estreia no Curta! “A mão que afaga”, filme aclamado no Festival de Gramado em 2012, no qual levou cinco prêmios, entre eles o de Melhor Curta de Ficção – Júri Popular e o Prêmio da Crítica – Júri ABRACCINE. A diretora Gabriela Amaral Almeida conta a saga de uma operadora de telemarketing que tenta planejar uma festa no aniversário de nove anos de seu único filho. Depois, é a vez de “Avós”. Em cena, Leo comemora seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, Leo recebe uma velha câmera Super-8, através da qual relata a tentativa de trocar os presentes com as avós. Nesse meio tempo, descobre que Mônica Lewinsky é judia, que Clinton é o presidente da América, que os números nos braços dos avós são os responsáveis por ele ser gordinho e que a tal câmera velha não serve para mais nada. Na sequência, é a vez de “Vinil Verde”, de Kleber Mendonça Filho. Na história, uma mãe dá à filha uma caixa com discos coloridos. O único que ela não consegue escutar é o verde.

SEGUNDA DA MÚSICA

Sotaque Elétrico (Documentário)
Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século 19, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll.

Diretores: Caio Jobim e Pablo Francischelli

Duração: 90 min

Exibição: 22 de janeiro, segunda-feira, às 22h20.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 23 de janeiro, terça-feira, às 2h20 e às 16h20;

Dia 24 de janeiro, quarta-feira, às 10h20;

Dia 27 de janeiro, sábado, às 22h20.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=3qO_rT1nLZA

 

TERÇA DAS ARTES

Evoé – Retrato de um antropófago (Documentário)

Um filme que mistura de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos chave da trajetória de Zé Celso: Sertão da Bahia, Praia de Cururipe, em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, constrói-se aqui uma visão muito particular de uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos. O filme pode ser exibido de forma cíclica, pois não tem um começo e com certeza nunca terá fim.
Diretores: Elaine Cesar e Tadeu Jungle

Duração: 104 min

Estreia: 23 de janeiro, terça-feira, às 22h05.

Classificação: 16 anos.

Horários alternativos:

Dia 24 de janeiro, quarta-feira, às 2h05 e às 16h05;

Dia 25 de janeiro, quinta-feira, às 10h05;

Dia 27 de janeiro, sábado, 9h15.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=SvvUwpU_vC0

 

QUARTA DE CINEMA

“A Vida é Curta!” apresenta curtas sobre pais e filhos, incluindo a estreia de “A Mão que Afaga”, vencedor de 5 prêmios no Festival de Gramado de 2012. Em “A Mão que Afaga”, de Gabriela Amaral Almeida, uma operadora de telemarketing planeja uma festa para o aniversário de nove anos de seu único filho. Em seguida, “Avós”, de Michael Wahrmann, apresenta Leo durante a comemoração de seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, Leo recebe uma velha câmera Super-8, através da qual relata a tentativa de trocar os presentes com as avós. Para finalizar, em “Vinil Verde”, de Kleber Mendonça Filho, uma mãe dá à filha uma caixa com discos coloridos. O único que ela não consegue escutar é o verde.

Exibição: 24 de janeiro, quarta-feira, às 20h.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 25 de janeiro, quinta-feira, às 00h e às 14h;

Dia 26 de janeiro, sexta-feira, às 8h;

Dia 27 de janeiro, sábado, às 14h.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=B4CeO4Rk1tg

 

Grandes Cenas – (Série)

Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro.

Episódio – “São Paulo S.A”

O crítico Jean-Claude Bernardet destrincha a cena da ruptura entre Carlos e Luciana em São Paulo, Sociedade Anônima (1965), explorando-a plano a plano, destacando objetos, analisando gestos e evocando as motivações do seu amigo e diretor Luís Sérgio Person.

Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno

Duração: 17 min

Exibição: 24 de janeiro, quarta-feira, às 21h.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 25 de janeiro, quinta-feira, às 1h e às 15h;

Dia 26 de janeiro, sexta-feira, às 9h;

Dia 27 de janeiro, sábado, às 20h.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=11JO069hiKk

 

QUINTA DO PENSAMENTO

Massao Ohno – Poesia Presente (Documentário)

Nos anos 60, Massao Ohno abriu portas para uma nova geração de poetas paulistanos ao publicar a Coleção dos Novíssimos. Em sequência, lançou Hilda Hilst e introduziu o haikai em português no Brasil. Este documentário retrata como Masso redefiniu o âmbito da poesia e do conceito gráfico editorial no país.

Diretora: Paola Prestes

Duração: 90 min

Estreia: 25 de janeiro, quinta-feira, às 20h35.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 26 de janeiro, sexta-feira, às 00h35;

Dia 27 de janeiro, sábado, às 15h45;

Dia 29 de janeiro, segunda-feira, às 8h35.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=6OUqo8pF29A

FOTOS EM ALTA: http://www.agenciafebre.com.br/canal-curta-semana-de-22-2601

 

SEXTA DA SOCIEDADE

Libertem Angela Davis (Documentário)

O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma jovem professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos.

Diretora: Shola Lynch

Duração: 97 min

Exibição: 26 de janeiro, sexta-feira, às 22h.

Classificação: 12 anos.

Horários alternativos:

Dia 27 de janeiro, sábado, às 1h35;

Dia 28 de janeiro, domingo, 00h;

Dia 29 de janeiro, segunda-feira, às 16h;

 

Sobre o Curta

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH – antiga GVT) e 552 (DTH – Vivo). Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, , twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta

 

Por: Thays de Paula