Arquivo Histórico do RS apresenta exposição com temas de janeiro

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul promove exposição de documentos originais do acervo relacionados a contextos e assuntos importantes da história gaúcha no mês de janeiro, com destaque ao Dia Mundial da Fotografia e à campanha “Diretas Já”, entre outros assuntos do cotidiano em nosso estado. A mostra inicia nesta sexta-feira (5) e segue até o dia 31, no primeiro andar do Memorial do RS. A entrada é franca.

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado dia 8 de janeiro, quando a primeira máquina fotográfica chegou ao Brasil, em 1840. Em alusão a essa data, a exposição traz fotografias inéditas do acervo do Arquivo Histórico.

A campanha das Diretas Já, que uniu quase todo o Brasil na cidade de São Paulo, em 1984, também compõe a mostra. Uma das maiores manifestações populares da nossa História, com a presença de mais de 1,5 milhões de pessoas em apoio ao Movimento das Diretas para eleger o Presidente da República.

Os acervos privado e público do AHRS trazem documentos e imagens de saberes e vivências, com a humanização dos grandes personagens e a recuperação dos cotidianos. Entre os temas, os primórdios das lutas do meio ambiente, a proliferação de casamentos entre novos imigrados e os descendentes de antigos imigrantes, o nascimento do escritor Josué Guimarães, a beleza do Edifício Ely estampando um calendário de um ano novo, além do controle das epidemias do porto nas cidades.

O projeto busca valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias em documentos de interesse do público, que trazem um conhecimento inestimável sobre a História do Rio Grande do Sul e do Brasil. Por outro lado, o desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna essa documentação invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em vários tempos e lugares.

Confira a lista de materiais expostos no documento anexo.

 

Mês a Mês na História – edição de janeiro

De 05 a 31 de janeiro, no primeiro andar do Memorial do RS

De terça a sábado, das 10 h às 18 h; domingos e feriados, das 13 h às 17 h.

Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega

Centro Histórico de Porto Alegre/RS

 

Materiais expostos em Janeiro:

 

8 de janeiro – Dia do Fotógrafo

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

Para homenageá-los escolhemos algumas fotografias do acervo, mostrando a arte daqueles que trabalharam tanto no Rio Grande, como em outros estados e países. Nas legendas privilegiamos os dados dos fotógrafos, casos existentes, constantes no verso das fotografias.

Photographia Ferrari. Rua dos Andradas, 245. Porto Alegre: Colônia Silveira Martins

AHRS-Fundo Iconografia. F/001. Fer/014

 

Phot.Rua dos Ourives n 34.

Verso: Estabelecimento Photografico. D.L.Cypriano. Retratista da Casa Imperial. Rua do Ourives, 34. Rio de Janeiro

AHRS – Fundo Iconografia. P/80. CP/105

 

Cabinet-Portrait L.Willisich.

Verso:  Atelier Photographico  de L. Willisich. Membro da Sociedade Photographica de Vienna.

AHRS. Fundo Iconografia. P/77. CP/75

 

Cabinet-Portrait L.Willisich.

Verso:  Atelier Photographico  de L. Willisich. Membro da Sociedade Photographica de Vienna.

AHRS. Fundo Iconografia. P/77. CP/76

 

Otto Schönwald. Photographo.

AHRS. Fundo Iconografia. P/75. CP/46

 

A.Amoretty. Rua 15 de novembro, 115. Pelotas.

Verso: Atelier Augusto Amoretty. Rio Grande do Sul. Premiado com duas medalhas na Exposição Brazileira-Allemã de 1881.

AHRS. Fundo Iconografia. P/76. CP/65

 

N.Olsen. Ceará

Verso: Photographia N.Olsen. Ceará.

AHRS. Fundo Iconografia. P/79. CP/95

 

Iglesias. Porto Alegre. Riachuelo, 220

AHRS. Fundo Iconografia. P/76./67

 

Balduin Röhrig. Rua do Rozario nº 40. Porto Alegre.

Verso: Balduin Röhrig. Photographo e Retratista a óleo. Rua do Rozario nº 40. Porto Alegre.

AHRS. Fundo Iconografia. P/76.CP/70

 

João Bosque. Photographo. Santa Maria.

AHRS. Fundo Iconografia. P/76. CP/68

 

Verso: Artigue. Fotógrafo. Calle de Cangallo, 157. Buenos Ayres

AHRS. Fundo Iconografia. P/79. CP/87

 

Atelier Calegari. Rua dos Andradas 171

Verso: Virgilio Calegari. Photographo. Rua dos Andradas 171. Porto Alegre

AHRS. Fundo Iconografia. P/78. CP/86d

 

C.Barza. Pernambuco

Verso: Photographia Allemã. C.Barza. Sucessor de Alberto Henschel & Cia. Pernambuco. Rua do Br. Da Victoria 52. Conservão-se as chapas para reproducções. Casa fundada em 1865

AHRS. Fundo Iconografia. P/79. CP/97

 

Verso: L.Terragno & Cia. Photographos da Casa Imperial. Premiado na Exposição Nacional de 1868. Praça do Conde d’EU, 58. Porto Alegre.

AHRS. Fundo Iconografia. P/75. CP/48

 

Benque & Co. Rua Boissy D’Anglas. Paris

Verso: Benque & Co. Rue Boissy D’Anglas. Paris.

Carimbo: Photographic Warehouse. Rua de Rivoli, 180

AHRS. Fundo Iconografia. P/80. CP/112

 

Acervos Públicos e Privados – cruzamentos e possibilidades

No variado e extenso acervo do Arquivo Histórico, uma possibilidade importante de pesquisa pode ser explorada: os Arquivos Privados. Este tipo de acervo, embora sempre tenha sido  utilizado para leitura do passado, apenas nos últimos anos obteve uma maior valorização.

Inserindo-se nessa perspectiva o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul disponibiliza ao público vários acervos privados, frutos de compra ou doações, com documentos e imagens portadores de saberes e vivências, portanto, carregados do tempo da experiência — descontínuo e fragmentado. A abordagem desses arquivos permite uma melhor compreensão do passado, uma humanização dos chamados “grandes personagens” e a recuperação dos cotidianos.

Pensando assim, juntamente com documentação oriunda do poder público, o Estado, nessa mostra destacamos documentos de acervos privados com:

– os primórdios das lutas pelo meio ambiente

– A proliferação dos casamentos entre novos imigrados e os descendentes de antigos imigrantes

– o nascimento de um importante escritor

– A beleza de um prédio estampando o calendário de um novo ano

E, para cruzar e complementar o conhecimento histórico, juntamos documentos oficiais, os quais também permitem a leitura do dia-a-dia, como, por exemplo, o controle de epidemias nos portos das cidades.

  1. 1º de janeiro. A defesa do meio ambiente.

Henrique Luiz Roessler, (1896-1963) Porto Alegrense, Delegado Florestal, lança o Edital “Campanha de Proteção à Natureza”.

Ele foi dos pioneiros na luta pela preservação do meio-ambiente e das poucas vozes em seu tempo a protestar contra o desmatamento, a caça e a pesca desenfreados.  Também em 1º de janeiro, mas no ano de 1955, fundou a União Protetora da Natureza.

AHRS-A P Henrique Roessler. Caixa 1, maço 14

  1. 23 de janeiro. Um casamento na nova pátria.

Ferdinand Rudolph Ingwersen, 31 anos, nascido em Altona, Alemanha. No Brasil escolheu para esposa a Elisa Becker, 19 anos, brasileira, filha de imigrantes.

AHRS-A P Família Becker Ingwersen. Diversos, Caixa 10

  1. 7 de janeiro. Nasce o Escritor e Jornalista Josué Guimarães

Na então Villa de São Jerônimo, às 16 horas,  rua Ramiro Barcellos começava a vida do homem que escreveu tantos livros que encantaram gerações, como “A ferro e fogo – tempo de solidão”, “Dona Anja”, “Camilo Mortágua”, “Os tambores silenciosos”, dentre outros.

AHRS-AP Iris Oquist Souza. Oquist-02

 

Edifício Ely

Um certo tipo de modernização escondeu um dos mais belos prédios projetados pelo famoso arquiteto Theodor Wiederspahn, que também projetou os prédios do Memorial do RS, do Museu de Arte e da Secretaria da Fazenda, dentre outros.  Foi projetado e construído entre  1922 e 1923 para o comerciante Nicolau Ely. Com oito mil metros quadrados, quatro andares e três mil, duzentos e vinte metros quadrados de fachada, com um estilo que mistura várias influências europeias, notadamente do neo-renascentismo alemão.

Aqui apresentamos um calendário, com data indeterminada, mas possivelmente dos anos vinte do século XX, estampando o mês de janeiro.

AHRS-AP Família Ely 25

1920, 8 de janeiro. Combate às epidemias

O cólera chegou pela primeira vez ao Rio Grande do Sul em 1855. Em dois meses matou 10% da população de Porto Alegre.  Era apenas uma das várias epidemias que dizimavam parcela da população e uma das portas de entrada eram os portos. Aqui um exemplo das tentativas de controle do Estado sobre as pestes – a exigência de vacinas, juntamente com projetos de saneamento e urbanização. O período da Primeira República, entre 1889 e 1930 foi denominado de “Era do saneamento”.

AHRS-Fundo Obras Públicas, Códice 88

 

Diretas Já: Uma campanha uniu quase todo o Brasil

1984, 25 de janeiro. Em São Paulo ocorreu uma das maiores manifestações populares da História do Brasil. Mais de 1,5 milhão de pessoas se reuniu para declarar apoio ao Movimento das Diretas e eleger o Presidente da República. Em 25 de abril de 1984 a emenda Dante de Oliveira foi votada e rejeitada por não alcançar o número mínimo de votos para a sua aprovação. Apesar da derrota, o movimento pelas “Diretas Já” teve grande importância na redemocratização do Brasil, multiplicando-se pressões e manifestações por todo o país. Por fim, com a aprovação de uma nova Constituição Federal, realizou-se a eleição direta para Presidente da República em 1989.

 

  1. 13 de dezembro. Carlos Lacerda, líder civil do golpe militar de 1964 resolve virar opositor ao ver suas pretensões de disputar a presidência da república frustradas com a prorrogação do mandato do Presidente Castelo Branco. Em 1966 une-se aos que combatera, como João GoulartJuscelino Kubitschek para lançar a Frente Ampla, que tinha como uma de suas bandeiras a eleição direta para Presidente da República. O documento selecionado mostra a comunicação da Secretaria de Segurança Pública aos Delegados Regionais sobre os movimentos de Lacerda.

AHRS. Sops/LV-1.2.931.1.4B

 

Diversos candidatos e chapas partidárias colocavam “Diretas Já” como slogans de campanha.

Finalmente, no dia 15 de novembro de 1989, acontece a primeira eleição direta para Presidente da República desde 1960. 22 candidatos concorrem, tais como Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Mello, Leonel Brizola, Mário Covas, Paulo Maluf, Guilherme Afif Domingues, Fernando Gabeira, Roberto Freire, Enéas Carneiro e Ulysses Guimarães. No final, disputaram a eleição Collor e Lula. Em 17 de dezembro Collor é eleito Presidente da República com 53% dos votos.

AHRS. AP Hamilton Chaves. APHMC 2.2.36.14  e 44.16

 

Por: Mariângela Machado