Doação de sangue dá direito a um livro no Espaço Multicultural Livros Sobre Trilhos

Foto: Tainah Gil

O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), biblioteca mantida pela Trensurb na Estação Mercado, completa nove anos de atividades em 15 de dezembro. A partir de segunda-feira (11) até a próxima sexta-feira, quem se dirigir ao local e apresentar um comprovantes de doação de sangue recente será presenteado com um livro. A iniciativa faz parte da programação comemorativa ao aniversário do espaço e tem sua inspiração na campanha Correntes do Bem, da Rede Marista. A campanha da instituição de educação busca incentivar que as pessoas se engajem em duas redes de doações: de livros e de sangue.

Livros sobre Trilhos

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com acervo de 7,8 mil publicações de diversos gêneros para os 5,3 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).

Semana de aniversário

A programação de aniversário começa na próxima segunda-feira (11), quando o EMLsT recebe o lançamento do livro Uma Aventura de Piratas, de Sofia Schünke. A autora mirim, de apenas 11 anos, fará uma contação da história escrita por ela para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, de Porto Alegre.

Nos dias 12 e 13, a biblioteca da Trensurb recebe uma Feira de Troca de Livros, realizada em parceria com o projeto Redes de Leitura. Basta levar um livro em boas condições e trocá-lo por outro.

No dia 14, 100 livros serão distribuídos em uma ação de bookcrossing que irá acontecer em trens que partirão da Estação Mercado. O bookcrossing consiste no ato de “abandonar” um livro em espaço público para que outra pessoa leia e posteriormente possa repetir o gesto, compartilhando a oportunidade de leitura.

Por fim, no dia 15, uma cerimônia no EMLsT irá homenagear os “amigos do espaço”, entidades e pessoas que colaboraram com a Trensurb na manutenção da biblioteca e no incentivo à leitura.

Serviço

Semana de aniversário do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado

11/12, às 14h30 – Lançamento do livro Uma Aventura de Piratas, de Sofia Schünke
12 e 13/12, das 10h às 17h – Feira de Troca de Livros
14/12, às 14h – Bookcrossing na Estação Mercado
15/12, às 15h – Cerimônia de aniversário com os amigos do espaço