Projeto Freud e os Escritores apresenta “OUSE: Freud & Lou Andreas-Salomé” no Theatro São Pedro

O projeto Freud e os Escritores volta a apresentar, no dia 13 dezembro, a leitura dramática “Ouse: Freud e Lou Andreas-Salomé”, no Theatro São Pedro. No palco, a performance recria o clima envolvente que reconstitui e põe em cena os pensamentos do psicanalista e da escritora russa, intermediados por Anna Freud, filha do criador da psicanálise. Em cena, os personagens revelam desabafos e vivências peculiares no cenário da Viena do final do século XIX e início do século XX.

Lou foi analista de Anna Freud e, entre lembranças e discussões teóricas, desenrolam-se alguns momentos marcantes da vida destes personagens que, questionam e promovem reflexões sobre a “essência” do que nos constitue humanos. As intérpretes Janaina Pelizzon, Lenira Fleck e Liana Timm estarão sob a direção geral de Graça Nunes e a direção de movimento de Carlota Albuquerque.

A relação entre Freud e Lou Andréas-Salomé iniciou tardiamente, mas foi muito intensa. A escritora conheceu Freud em 1911, no Congresso da Associação Psicanalítica em Weimar e, em seguida, já escrevia a respeito de sua importante relação com a psicanálise: (…) o estudo da psicanálise me assombra sem cessar e quanto mais me aprofundo, mais ele me cativa” (…).

Apesar das cisões ocorridas dentro do movimento psicanalítico, o elo entre eles persistiu fiel.  Essa amizade acalentou os últimos anos de sofrimento de Freud e Lou, em função do câncer que ambos lutaram até o final de suas vidas.

Lou Andreas-Salomé, cinco anos mais jovem que Freud, era uma mulher muito além de seu tempo, cujo brilho intelectual conferiu-lhe o fascínio que exerceu sobre homens e mulheres que com ela conviveram. Influenciou os círculos artísticos, deixando marcas na vida de pensadores como Nietzsche, Rainer Maria Rilke, Paul Rée e, até mesmo, Richard Wagner.

Sobre Freud e os Escritores – Criado em 2010, o projeto propõe encontros entre o pai da Psicanálise, Sigmund Freud e escritores consagrados, cujas letras marcaram as entrelinhas da transferência de Freud com a psicanálise. Freud e a filha Anna Freud recebem convidados ilustres para discutir a condição humana, conceitos psicanalíticos fundamentais, além da relação da psicanálise com as outras áreas do conhecimento.

 

Texto: Lenira Fleck e Liana Timm

Direção Geral: Graça Nunes

Direção de Movimento: Carlota Albuquerque

Intérpretes: Janaina Pelizzon, Lenira Fleck e Liana Timm

Pianista: Renato Borba

Produtora Executiva: Viviane Possa

Realização: Território das Artes

Apoio Cultural: Instituto APPOA

 

SERVIÇO – Ouse: Freud & Lou Andreas-Salomé  

Data: 13 de dezembro (quarta-feira), às 21h

Local: Theatro São Pedro ((Praça Marechal Deodoro, s/nº)

Ingressos a partir de R$ 20,00 na bilheteria e no site https://vendas.teatrosaopedro.com.br/

 

Por: Andressa Riquelme