Feira de Troca de Livros será atração na Estação Mercado neste domingo

Na tarde de domingo (29), das 14h às 16h, a Estação Mercado da Trensurb recebe uma Feira de Troca de Livros, realizada em parceria com o projeto Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre. Quem comparecer ao evento com um livro em bom estado poderá trocá-lo por outro de sua escolha. Quem estiver disposto a recitar um poema na ocasião também ganhará o direito de levar um livro para casa. A feira contará ainda com música ao vivo e distribuição de poemas impressos.

“Essa atividade marca a primeira ação conjunta do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos no Redes de Leitura, o que fortalece as iniciativas da Trensurb no incentivo à leitura junto aos seus usuários. Integra também a missão do Redes, de facilitar o acesso ao livro, numa visão de que a leitura é um direito social de todos os cidadãos”, afirma o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres.

Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com acervo de 7,5 mil publicações de diversos gêneros para os 5 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).

Redes de Leitura

O Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre, surgiu com a intenção de promover a leitura como um direito social, através do fortalecimento coletivo de bibliotecas comunitárias situadas na periferia de Porto Alegre e, também, no metrô. Criado em 2008, numa iniciativa da ONG Cirandar, o projeto congrega hoje nove bibliotecas por onde circulam mais de 10 mil pessoas por ano. Além de promover ações culturais e de incentivo à leitura, busca também o fortalecimento de políticas públicas na área do livro, leitura e literatura.

Serviço

Feira de Troca de Livros
Quando: domingo (29), das 14h às 16h.
Onde:  saguão da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: grátis.