Exposição de arte curativa fica em cartaz até domingo no Hospital Banco de Olhos

28 fotografias em grande formato reunidas na exposição “A Energia da Natureza” podem ser  vistas até 29/10, no Hospital, e no Facebook, em https://www.facebook.com/pg/aenergiadanatureza/posts/

O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre realiza, até o próximo dia 29 de outubro, exposição de fotografias da natureza doadas pela Fundação para Foto/Arte em Hospitais (https://healingphotoart.org/), sediada na cidade italiana de Florença, e que promove a cura pelas artes.

Intitulada “A Energia da Natureza”,  a mostra é composta por 28 fotografias coloridas em grande formato (50cm x 75cm) de flores de cerejeiras japonesas, colinas verdejantes da região da Toscana, florestas em tons de outono na Finlândia, entre outras imagens capturadas ao redor do mundo.

Segundo a curadora da mostra, artista gráfica gaúcha Luciana Quinto, a Fundação para Foto/Arte em Hospitais já beneficiou mais de 300 estabelecimentos de saúde em sete continentes. Depois da exposição, relata ela, passam a integrar o acervo do Hospital Banco de Olhos e serão expostos em locais de circulação de pacientes, familiares, visitantes e colaboradores, cumprindo com o objetivo da Fundação para Foto/Arte em Hospitais.

Conta Luciana que a fotógrafa Elaine Poggi foi motivada a criar a Fundação para Foto/Arte em Hospitais pela experiência em acompanhar tratamentos de doença de sua mãe, que acabou falecendo.

Atualmente, além dos trabalhos de Elaine, nesta campanha mundial para levar fotos de natureza a hospitais iniciada há 15 anos, a Fundação doa imagens de fotógrafos de inúmeros países que também as doam para este fim. “O que os motiva é transformar paredes brancas, frias e estéreis por meio da arte, dando lugar a ambientes mais acolhedores e estimulantes de sentimentos positivos”, diz a curadora.

Para “A Energia da Natureza” Luciana selecionou entre as duas únicas belezas naturais do Brasil disponíveis no acervo da Fundação, as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, sobre a quais se formou um imenso arco-íris. Ela se dispõe a intermediar contatos com Elaine Poggi, uma vez que o idioma pode ser uma barreira.

Tendo vivido na Suíça nos últimos oito anos, Luciana retornou ao Brasil e em suas buscas sobre o que ocorre em artes e também em design de ambientes em estabelecimentos de saúde no exterior, deparou-se com a Fundação para Foto/Arte em Hospitais. “A recepção foi ótima e a exposição concretizou-se em pouco mais de dois meses”, conta ela.

Serviço

Exposição de fotografias “A Energia da Natureza”

Até 29 de outubro, das 10 às 17h, inclusive sábados e domingos

Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (Rua Eng. Walter Boehl, 285 – Vila Ipiranga)

No Facebook, em https://www.facebook.com/pg/aenergiadanatureza/posts/

Realização do Hospital Banco de Olhos e Fundação para Foto/Arte em Hospitais (https://healingphotoart.org/)

Curadoria: Luciana Quinto

 

Por: Maria Inês Möllmann