Banda Mirim apresenta musical infantil inspirado em universo caipira em Canoas

Chegou a hora e a vez da gurizada do Sul receber a Banda Mirim e o musical SAPECADO. As apresentações serão nos dias 29 e 31 de outubro, domingo às 16h e terça-feira às 10h, no Teatro do Sesc Canoas. A primeira apresentação é aberta ao público em geral e a sessão de terça é exclusiva a alunos de escolas públicas e instituições voltadas a crianças e jovens de comunidades periféricas. Tudo com entrada franca.

 Embora a Banda Mirim venha de uma metrópole, a cidade de São Paulo, o espetáculo SAPECADO fala de um universo caipira repleto de aventuras na roça, contadas por meio de um bailado com danças, festas populares e lendas do sertão. É nesse ambiente que vive Assunta Felizarda de Jesus, personagem interpretada pela atriz Cláudia Missura, que deixa seu rancho para ir a um baile na Vila do Sapecado. As histórias dela e de seus dois companheiros de estrada, o cachorro Rex e o carteiro Adauto, conduzem a narrativa da obra, dirigida por Marcelo Romagnoli.

O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura é responsável pela circulação nacional de SAPECADO, que além de Canoas, foi apresentado em Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e São Luís.

 Encontros e doações

A Banda Mirim não fica só no palco, vai realizar dois ENCONTROS ARTÍSTICOS, um deles com grupos de teatro, músicos, estudantes de artes cênicas e agentes locais dedicados às artes para crianças e jovens, no dia 30 de outubro, às 20h, no próprio Sesc Canoas. O outro evento é dedicado a uma reunião muito especial com os músicos e dançarinos do Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”.

Outras ações do grupo são doação de CDs, livros e revistas da Banda Mirim às escolas públicas, instituições, associações comunitárias, grupos de teatro, grupos de cultura popular participantes dos encontros, artistas, músicos e entidades envolvidas nas cidades visitadas.

O baile da Vila do Sapecado

Assunta Felizarda de Jesus (Cláudia Missura, conhecida nacionalmente pelas participações nas novelas globais Avenida Brasil, Jóia Rara A Favorita) é uma mulher brejeira, que vive sozinha numa roça, acompanhada apenas de seu cachorro Rex. Um dia, ela recebe um convite, trazido pelo carteiro Adauto, para ser madrinha do casamento da comadre Dete Mandioca. Junto com o carteiro e o seu cachorro, Dona Assunta cruza a Estrada do Bromongó até a Vila do Sapecado para participar do baile.

Com texto e direção de Marcelo Romagnoli, a viagem desses três personagens pela estrada é o fio narrativo deste musical infantil, que traz para Canoas, um elenco com 11 pessoas. No cenário de Marisa Bentivegna elementos como a palha e o pano de chita dão o tom sertanejo da história. A trilha sonora envolve a plateia e reverbera na memória emotiva da audiência.

Segundo o diretor, “SAPECADO foi inspirado nas lembranças de uma infância vivida no interior. Lá a música rodeava tudo. Era dupla que cantava, era baile na igreja, sanfoneiro pelo caminho, era rádio AM. Lá tinha história de mata cerrada. Tinha rio, bicho e noite escura. Tinha estrada de terra, que nem a estrada do Bromongó, onde a alma é grande e a gente é pouca”, explica Romagnoli.

Valores como fraternidade, respeito e amizade são trabalhados no espetáculo, pensado para agradar plateias de qualquer idade. “SAPECADO trata também de temas que para nós, da BANDA MIRIM, são legados importantes. Existe para dizer às crianças o que nós acreditamos como adultos: que o amor, a amizade e o sublime ainda são possíveis”, finaliza o diretor.

Trilha sonora autoral e premiada

O palco é a própria estrada da história. E é nela que os atores sintonizam uma espécie de estação musical. Em um momento são as vacas e os sapos que entoam um namoro com foxtrote no brejo. No outro é o desafio e o repente entre a Benzedeira e o Coisa Ruim no mato fechado. As músicas, compostas por Tata Fernandes e Kléber Albuquerque – parceiros de nomes expressivos da MPB, como Zeca Baleiro, Chico César e Itamar Assumpção – trazem referências ao estilo caipira de clássicos de viola e manifestações regionais. “Uma das coisas mais prazerosas deste trabalho foi podermos mergulhar musicalmente nesse universo da música caipira, na poesia, no humor, nas danças, nos ritmos deste Brasil profundo, desse lugar que é um outro tempo”, conta Kléber.

Todos os personagens desempenham papel musical com variados instrumentos, como percussão, sopros, sanfona, viola, baixo, trombone e violão, que entram em cena para compor a trilha sonora do espetáculo. “Trabalhamos com arranjos sofisticados, trazendo muitas referências da música caipira brasileira”, explica Romagnoli.

 Trajetória Premiada

 SAPECADO tem uma história de muito sucesso. Os prêmios recebidos pela obra:

:: Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA 2008: melhor texto e melhor espetáculo;

:: Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem 2008: melhor texto, melhor trilha sonora original e melhor espetáculo infantil;

:: Cooperativa Paulista de Teatro 2008: melhor espetáculo juvenil e melhor trilha original;

:: Júri Guia da Folha SP: melhor espetáculo infantil de 2008;

:: Revista Veja: melhor espetáculo infantil de 2008;

SOBRE A BANDA MIRIM

Sediada na cidade de São Paulo e completando 14 anos de atividade, a Banda Mirim é um grupo composto por artistas de diversas linguagens – entre atores, músicos, cantores e artistas circenses -, que vem se destacando, desde 2004 no cenário nacional, com seus espetáculos multidisciplinares destinados ao público infanto-juvenil. Desde sua criação, dedica-se a inventar e produzir atividades cênicas, tanto espetáculos como oficinas, que combinem linguagens derivadas do circo, do teatro e da música, buscando neste elo de integração traduzir a poesia e o universo das crianças.

Com 21 prêmios conquistados, contabiliza aproximadamente 190.000 espectadores, 900 apresentações, quatro CDs, três livros, dois DVDs, dois especiais para televisão, duas revistas, uma série em jornal e algumas Mostras de Repertório. Seu trabalho inclui os musicais FELIZARDO (2004), O MENINO TERESA (2007), SAPECADO (2008), ESPOLETA (2010), RÁDIO SHOW (2011), A CRIANÇA MAIS VELHA DO MUNDO (2011), O FANTASMA DO SOM (2013) e FESTA (2014).

Em 2014, conquistou pela Associação Paulista de Críticos de Arte o Grande Prêmio da Crítica pela trajetória dos 10 anos / APCA 2014 – Categoria Infantil e o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. E ainda, seus CDs – “Primeira Cartilha” e “Segunda Cartilha” – concorreram ao 26º Prêmio da Música Brasileira na Categoria Álbum Infantil.

Atualmente, vem se preparando para estrear seu 9º musical que tem a figura de Buda – ainda jovem – como inspirador, sendo uma co-produção com o Sesc-SP e tendo a pesquisa viabilizada pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

E, pela terceira vez consecutiva, foi selecionada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura para realizar uma circulação nacional para levar, desta vez, a premiada peça SAPECADO Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, São Luís e Canoas.

 FICHA TÉCNICA

 Texto e Direção – Marcelo Romagnoli

Músicas e Direção Musical – Kleber Albuquerque e Tata Fernandes

Elenco – Claudia Missura, Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Nô Stopa, Olívio Filho, Lelena Anhaia, Edu Mantovani, Cristiano Meirelles e Alexandre Faria

Cenário e desenho de Luz – Marisa Bentivegna

Figurinos – Verônica Julian

Assistente de Figurinos – Maria Cristina Marconi

Danças Brasileiras – Silvia Lopes

Consciência Corporal – Gisele Calazans

Direção de Movimento – Cláudia Missura

Engenheiro de som – Duda Gomes

Produção executiva – Andrea Pedro

Produção local – Palco Aberto Produtora

Assessoria de imprensa – Fernanda Calegaro

  

Serviço

Musical Infantil SAPECADO

QUANDO: 29 e 31 de outubro, domingo e terça-feira

Sessão aberta ao público: 29/10, às 16h

Sessão especial (alunos das escolas públicas): 31/10, às 10h

ONDE:  Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro, Canoas – RS)

ENTRADA FRANCA: Retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do início da apresentação.

Apresentações com Intérprete de LIBRAS

Classificação Indicativa: livre – Recomendado a partir de 5 anos.

Duração: 70 minutos

 

Cenas da peça:

https://www.youtube.com/watch?v=d5CQ9jS9KrE

http://www.youtube.com/watch?v=gUa91OtHq8Y

 Músicas: 

https://soundcloud.com/user-714496886/mundo-bao-tata-fernandes-e-kleber-albuquerque]

https://soundcloud.com/user-714496886/rex-tata-fernandes-e-kleber-albuquerque

https://soundcloud.com/user-714496886/a-vaca-e-o-sapo-tata-fernandes-e-kleber-albuquerque

 

Por: Fernanda Calegaro

Foto: Edu Marin