Barroco Alemão é tema de próximo concerto da Orquestra de Câmara da Ulbra

No próximo Domingo Clássico, a Orquestra de Câmara da Ulbra recebe o premiado flautista Rodrigo Calveyra para um programa dedicado ao período Barroco Alemão, em homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana. Natural de Porto Alegre e radicado na França, ele retorna ao Brasil exclusivamente para este espetáculo – em que atuará como solista e regente. O concerto será no dia 1/10, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.

O programa, escolhido pelo próprio Calveyra, terá obras de Johann Sebastian Bach (Concerto em FaM para flauta doce, cordas e contínuo BWV 1053), Georg Philipp Telemann (Sonata em ReM para cordas e contínuo TWV 44 :1 e Concerto em Do M para flauta doce) e Carl Philipp Emanuel Bach  (Sinfonia em Sim para cordas e contínuo H.661). “Johann Sebastian Bach é possivelmente um dos compositores mais importantes da história da música. Entretanto, o seu amigo e compadre Georg Philipp Telemann, padrinho de Carl Philipp Emanuel Bach, considerado hoje como o mais brilhante dos filhos de Johann Sebastian, gozava de uma popularidade muito superior, sendo considerado, junto a Georg Friedrich Händel, o compositor mais solicitado na Europa na primeira metade do século XVIII. Apesar de apresentarem estilos de composição muito diferentes, os três compositores deste programa eram unidos não só por laços familiares, mas também pela fé luterana, evidentemente representada na sua música”, contextualiza.

Calveyra é flautista e cornettista solista da renomada Cappella Mediterranea, grupo com o qual apresenta-se nas mais importantes salas de concerto da Europa, e que realizará uma turnê na América Latina em novembro. É diretor artístico do Instrumentarium, grupo especializado na interpretação da música antiga com instrumentos históricos, com o qual realiza séries de concertos no Brasil, Espanha e Argentina, além de dirigir o grupo Canto Fiorito, na Lituânia, especializado na música dos séculos XVI e XVII.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA | DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL

HOMENAGEM AOS 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA

Data: Domingo (1/10)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca – Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes.

PROGRAMA

JOHANN SEBASTIAN BACH: Concerto em FaM para flauta doce, cordas e contínuo BWV 1053

GEORG PHILIPP TELEMANN: Sonata em ReM para cordas e contínuo TWV 44 :1

GEORG PHILIPP TELEMANN: Concerto em Do M para flauta doce, cordas e contínuo TWV 51

CARL PHILIPP EMANUEL BACH: Sinfonia em Sim para cordas e contínuo H.661

 

SOLISTA E REGENTE: RODRIGO CALVEYRA (FLAUTA DOCE)

 

Por: Raphaela Donaduce Flores

Foto: Nathan Carvalho