“Fala do Silêncio” foi o grande vencedor do 12º Prêmio Braskem em Cena

A peça Fala do Silêncio foi a grande vencedora do 12º Prêmio Braskem em Cena. O júri oficial elegeu a montagem como o melhor espetáculo local da 24ª edição do Porto Alegre em Cena e também concedeu o prêmio de melhor atriz ou bailarina para Priscilla Colombi, uma das protagonistas desta produção da Cia. Rústica.

O espetáculo, que também tem no elenco Leonardo Machado e Evandro Soldatelli, trouxe ao público  uma encenação sobre amor, naufrágio e rock’n’roll, numa trama permeada pelos acontecimentos políticos e sociais da última década. Misturando vida privada, memórias contemporâneas e percepções sobre o funcionamento da sociedade atual, a dramaturgia é composta por uma escrita polifônica, que parte da obra Traições, de Harold Pinter, e ganha contornos autorais com textos criados pela diretora Patrícia Fagundes. Em cena, há três atores, uma bateria, uma guitarra e microfones, combinando música ao vivo, textos, silêncios, movimentos, emoções e situações, que integram-se ao espaço de forma peculiar, dando margem a desvios poéticos que transcendem ao comum.

A escolha foi feita na manhã deste domingo, dia 24 de setembro, pelos jornalistas Alice Urbim, Cláudia Laitano, Cristiano Vieira, Luiz Gonzaga Lopes e Miriam Spritzer. Na categoria de melhor diretor ou coreógrafo, o júri escolheu Jezebel De Carli, por Ramal 340: sobre a migração das sardinhas ou porque as pessoas simplesmente vão embora. Já o título de melhor ator ou bailarino ficou com Marcos Contreras, pela atuação em Parque de Diversões, enquanto o prêmio na categoria destaque foi concedido para o espetáculo de danças urbanas Iluminus, da New School Dreams, pela pesquisa apurada e a sinergia entre iluminação, cenografia, coreografia, trilha sonora e figurino. Iluminus também foi eleito o melhor espetáculo pelo júri popular, por meio de votos coletados ao final das apresentações.

Os vencedores foram anunciados durante a festa de encerramento do 24º Porto Alegre em Cena, que reuniu artistas, organizadores e plateias no Centro Municipal de Cultura. A Cia. Rústica, vencedora do prêmio de melhor espetáculo, receberá o valor de R$ 20 mil, oriundo de patrocínios da Braskem ao festival, enquanto os eleitos nas outras cinco categorias receberão R$ 3 mil cada.

O Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Petrobras e Braskem, com patrocínio Panvel, Zaffari, Rio Grande Seguros e InBetta. Apoio cultural VitLog Transportes, Opus, Fiergs e Sesi. Agenciamento cultural Primeira Fila Produções e transporte oficial 99 POP. O festival é financiado através do Pró-cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em uma realização da Prefeitura de Porto Alegre e do Ministério da Cultura, Governo Federal.

LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES
Melhor espetáculo (júri oficial): Fala do Silêncio, da Cia. Rústica
Melhor diretor (a) ou coreógrafo (a): Jezebel De Carli, por Ramal 340: sobre a migração das sardinhas ou porque as pessoas simplesmente vão embora
Melhor ator ou bailarino: Marcos Contreras, por Parque de Diversões
Melhor atriz ou bailarina: Priscilla Colombi, por Fala do Silêncio
Destaque: Iluminus, pela pesquisa apurada e a sinergia entre iluminação, cenografia, coreografia, trilha sonora e figurino
Melhor espetáculo (júri popular): Iluminus, da New School Dreams

Fonte. Porto Alegre em Cena
Foto: Adriana Marchiori