Rock in Rio: Guns N’ Roses faz show de três horas e meia na volta de Duff e Slash ao festival

Foto: Diego Padilha/I Hate Flash

O Guns N’ Roses encerrou a sexta noite do Rock in Rio, que contou com shows de The Who, Incubus e Titãs, neste sábado (23). A apresentação marcou a volta de Slash e Duff ao festival, desde 1991. 

Após o show desastroso no festival, em 2011, onde brigou com a organização, reclamou da banda e atrasou mais de 2 horas. Axl Rose voltou ‘mais feliz’, com um pouco mais de fôlego e sem atrasos exorbitantes. 

O show estava marcado para 0h25, mas como houve alguns atrasos no começo e a apresentação do The Who passou dos minutos esperados, o grupo acabou subindo no palco só às 0h45. Foram mais de três horas de puro hard rock. A plateia aparentou um certo cansaço e não acompanhou a banda em algumas músicas. 

No começo, da um desespero em ver Axl cantando “It’s So Easy“, “Mr. Brownstone” e “Chinese Democracy“. Mas com “Welcome to the Jungle“, a coisa engrena e não tem mais quem tire a empolgação. A sequência com “Double Talkin’ Jive” mostra que a banda depende de Slash para sobreviver. 

Após essa paulada, a banda deu uma pausa. Axl surgiu com um boné aba reta virado para traz e de óculos escuros. Perguntou se o pessoal havia se divertido com The Who, e ouviu um SIM. O vocalista tira os óculos (?) e começa “Better“, uma das músicas do Chinese Democracy. 

Foto: Diego Padilha/I Hate Flash

Entre uns gritos e outros na plateia, o tecladista Dizzy Reed começou a tocar “Estranged“. Parece que a galera voltou a acordar, já que não se manifestavam desde de Welcome to the Jungle. 

Ao longo do show a voz de Axl vai esquentando. Em “Rocket Queen” e “You Could Be Mine” tem vocais que quase se igualam aos bons tempos dos anos 90. Agora, para dar um descanso ao vocalista, Duff McKagan é quem assume os vocais. O baixista canta “Attitude“, cover dos Misfits. 

Com Axl de volta ao palco, e com outro look, a banda tocou “This is Love”, “Civil War” e “Yesterdays”. Em “Coma“, uma das músicas mais bem executadas pela banda, Axl volta a dar os deslizes na voz. Mas nada que não sumisse de pressa quando Slash tocou os primeiros acordes de seu famoso solo e do hit “Sweet Child O’Mine“. 

O grupo volta a surpreende e dessa vez toca um cover da música “Wichita Lineman“, de Jimmy Webb. Essa pucas pessoas, presentes na Cidade do Rock, conheciam. Já “Used to Love Her” e “My Michelle” a massa conhecia. 

Axl, novamente, sai de cena e dá espaço para a banda. Os guitarristas Richard Fortus e Slash fazem um instrumental de “Wish You Were Here“, do Pink Floyd. Este foi um prelúdio para “November Rain“, levando a galera ao delírio. 

Um dos momentos mais emocionantes desta turnê, é quando o grupo homenageia o músico Chris Cornell, que morreu em maio deste ano, com “Black Hole Sun“. O repertório seguiu com “Knockin’ on Heaven’s Door“, aí sim, Axl solta o vozeirão. 

Para encerrar o primeiro set veio a poderosa “Nightrain“, colocando todo mundo para cantar e pular às 3h da madruga. Após isso, a banda deu uma pausa no backstage e voltou com as românticas “Sorry” e “Don’t Cry“. Em “Patience“, provocou uma nostalgia nos fãs. 

Outro cover, desta vez do AC/DC com “Whole Lotta Rosie“, foi tocado. E em seguida veio uma homenagem ao The Who, que havia acabo de tocar no mesmo palco, com “The Seeker“.

Como é de praxe, “Paradise City” e uma linda chuva de papéis picados encerraram a apresentação, que durou 3 horas e minutos. A maior do festival, até agora. A imagem que fica é a de Axl Rose se despedindo do público com um chapéu de cangaceiro (risos). 

O show ficou marcado pelas oscilações da voz de Axl Rose, uma hora estava num tom certo, noutra não chegava perto da nota ideal. Mas mesmo assim foi um dos melhores do Rock in Rio 2017, destaque para a banda que, orquestrada por Duff e Slash, mandou muito bem. Eles ainda se apresentam em São Paulo, no dia 26, e depois seguem para Santiago e Buenos Aires. 

SETLIST

1 – It’s So Easy

2 – Mr. Brownstone

3 – Chinese Democracy

4 – Welcome to the Jungle

5 – Double Talkin’ Jive

6 – Better

7 – Estranged

8 – Live and Let Die (cover do Wings)

9 – Rocket Queen

10 – You Could Be Mine

11 – Attitude (cover do Misfits)

12 – This is Love

13 – Civil War

14 – Yesterdays

15 – Coma

16 – Slash Guitar Solo

17 – Sweet Child O’Mine

18 – Wichita Lineman (cover de Jimmy Webb)

19 – Used to Love Her

20 – My Michelle

21 – Wish You Were Here (cover do Pink Floyd) 

22 – November Rain

23 – Black Hole Sun (cover do Soundgarden)

24 – Knockin’ on Heaven’s Door (cover de Bob Dylan)

25 – Nightrain
Bis:

26 – Sorry

27 – Patience 

28 – Whole Lotta Rosie (cover do AC/DC)

29 – Don’t Cry

30 – The Seeker (cover do The Who)

31 – Paradise City