Cinema nórdico também estará presente na programação da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

A homenagem da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre aos países nórdicos vai trazer, além de livros e escritores, alguns dos melhores filmes recentes produzidos na região. Um dos destaques é O Centenário que Fugiu pela Janela e Desapareceu (Suécia, 2013). Dirigida por Felix Herngren, a comédia conta a história de Allan Karlsson, um especialista em explosivos que escapa de um asilo e entra numa aventura policial cheia de perigos e risadas. Cenas em flashback revelam que o personagem esteve envolvido em importantes episódios que alteraram a história do mundo. No elenco, estão Robert Gustafsson, Mia Skaringer, Iwar Wiklander.

Todos os filmes serão exibidos no Cine Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS), entre 1º e 19 de novembro, durante a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Confira outros filmes confirmados na programação:

O Homem que Amava Yngve (Noruega, 2008)
Direção: Stian Kristiansen

Novembro de 1989, o muro de Berlim caiu. Na cidade de Stavanger, na Noruega, Jarle Klepp não tem a menor ideia de que tudo está prestes a mudar. Até agora ele tem tudo: a melhor namorada do mundo e o amigo mais legal de todos. Juntos, eles irão lançar a banda punk mais pesada de Stavanger, a Mattias Rust Band. Então o novo garoto da sala, Yngve, aparece. Ele não é como qualquer outra pessoa e Jarle está confuso. Ele não sabe o que fazer. Tudo o que ele sabe é que ele não pode parar de se encontrar com Yngve. Destaque para a trilha sonora repleta de REM, Jesus & Mary Chain, Joy Division, The Cure e outras grandes bandas do final dos anos 80.
_____________________________________________________________

Victoria (Noruega, 2013)
Direção: Torun Lian

O romance de 1898, “Victoria”, do vencedor do Prêmio Nobel, Knut Hamsun, foi a história de amor original. Tem tudo o que um cineasta e um público de cinema poderiam desejar: amor entre jovens, diferenças de classe, o sucesso contra todas as probabilidades, trajes de época, locações gloriosas e, ao final, a tragédia desoladora, quando Victoria confessa seu amor verdadeiro ao homem que ela não conseguiu, mas deveria ter, antes de sucumbir à tuberculose.
_____________________________________________________________

Um Jogo Sério (Suécia, 2016)
Direção: Pernilla August

A película retrata a história de um jovem casal, o jornalista Arvid Stjärnblom e Lydia Stille, que se apaixonam loucamente. Ambos são atraídos pelo sonho do um amor puro, grande e imaculado. Mas o sonho exige um sacrifício maior do que eles podiam imaginar. O filme conta uma história de amor, apaixonada e intensa, sobre as escolhas que fazemos e as consequências que as acompanham.
_____________________________________________________________

Astrid (Suécia, 2014)
Direção: Kristina Lindström

Pippi Meia Longa, Emil, Karlsson no Telhado. Os livros de Astrid Lindgren venderam mais de 150 milhões de cópias e ela é um dos dez autores mais lidos do mundo. Mas quem ela era e de onde surgiram as suas histórias? Através de arquivos com materiais exclusivos, esse filme mostra a sua vida para uma nova geração.
_____________________________________________________________

O Círculo (Suécia, 2015)
Direção: Levan Akin

Certa noite, quando a lua aparece vermelha no céu, seis adolescentes se encontram em um parque abandonado atraídas por um poder misterioso. Elas são “as escolhidas”, um grupo de bruxas com poderes mágicos que devem aprender a trabalhar juntas, apesar de suas diferenças, para salvar o mundo.

Informações
Site: www.feiradolivro-poa.com.br
Facebook: @FeiradoLivrodePortoAlegre
Twitter: @feiradolivropoa
Evento: 63ª Feira do Livro de Porto Alegre