Exposição de Eduardo Rocha traz fotografias do homem do interior gaúcho ao Memorial do RS

Entre os dias 6 e 30 de setembro, o Memorial do Rio Grande do Sul será palco de exposição da série fotográfica “Interiores”, de Eduardo Rocha. Composta de 28 painéis, a mostra inclui poemas de Gujo Teixeira, que descrevem de forma poética as cenas retratadas pelo fotógrafo gaúcho, e textos de apresentação da escritora Letícia Wierzchowski. A entrada é franca.

A exposição conta com trilha sonora assinada pelos músicos Ernesto Fagundes e Paulinho Fagundes. Músicas dos CDs Crioulo, de Ernesto, e Pedra Moura – premiado no Açorianos -, de Paulinho, integrarão a playlist do evento. Segundo Rocha, a série expressa a sua visão sobre o Rio Grande do Sul e é uma forma de homenagear suas origens. “Meu olhar sempre foi mais voltado às coisas do campo e essa série é um reflexo disso”, enfatiza.

Apoio
A exposição será apresentada pela Schin, com produção de Simone de Paula e apoio do Governo do Estado, através do Memorial do Rio Grande Sul, Viacolor, Escaramuça, La Victoria e Impressos Portão. O projeto gráfico é da Visual Comunicação e Design, com realização de Eduardo Rocha.

O Fotógrafo
Natural de Dom Pedrito (RS), Eduardo Rocha tem uma vivência pessoal muito ligada à fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. É conhecido pelo trabalho voltado ao registro de temas regionalistas, onde os cenários, paisagens e habitantes da campanha gaúcha são destaque. Em sua trajetória, cruzou com diversos nomes da cultura regional, incluindo artistas, poetas e músicos reconhecidos nacionalmente. Também integrou várias expedições dos Cavaleiros da Paz, registrando a passagem do grupo pela China e Mongólia, dentre outros países.

Poesia
A exposição é composta de poemas do escritor Gujo Teixeira, um dos grandes parceiros do fotógrafo. Conhecido como poeta das cenas de campo, tem mais de 400 composições de sua autoria gravadas e muitas premiadas em quase todos os festivais do Estado. Gujo é autor de livros e CDs, além de letras reconhecidas, como a de Batendo Água.

Parceria com Schin
Patrocinadora oficial da Semana Farroupilha, marca traz fotos de Eduardo Rocha, que estampam a coleção de latinhas especiais, retratando a cultura campeira e a memória dos heróis da Revolução Farroupilha.

Fonte: Mariângela R. Machado/Memorial do Rio Grande do Sul
Fotos: Eduardo Rocha

Fotógrafo Eduardo Rocha. Crédito: Melissandro Bitencourt