Jazz, cinema, exposição, teatro, lançamento de livro, Escola de Pais e oficinas para crianças estão na programação da segunda quinzena de agosto no Instituto Ling

A cantora Roberta Gambarini e o trompetista Roy Hargrove se apresentam pela primeira vez em Porto Alegre, o jornalista João Villaverde lança livro sobre Pedaladas Fiscais, o cineasta Muriel Paraboni estreia o filme Entardecer, a peça teatral Quando vi, minha vida não existia entra em temporada, o artista visual pernambucano José Patrício inaugura exposição, Escola de Pais promove mais um encontro e duas oficinas infantis serão realizadas

Instituto Ling apresenta diversas atrações culturais e oficinas na segunda quinzena de agosto. Um dos destaques é o show de dois grandes nomes do jazz mundial– a cantora italiana Roberta Gambarini e o trompetista norte-americano Roy Hargrove – que se apresentam na quarta-feira, dia 17.

Na segunda-feira, 14, o tema é política e economia, com debate e lançamento do livro Perigosas Pedaladas – os bastidores da crise que abalou o Brasil e levou ao fim o governo Dilma Rousseff, do jornalista João Villaverde.  O evento, que tem entrada franca, vai contar com a presença do autor e dos debatedores Eduardo Wolf, filósofo, doutor pela USP e ex-secretário-adjunto de Cultura em Porto Alegre, e do economista Sérgio Gobetti, doutor pela UnB e servidor de carreira do Ipea. O debate será mediado por Karim Miskulin, diretora da Revista Voto.

Na terça-feira, 15 de agosto, acontece a sessão especial de estreia do filme Entardecer, do cineasta gaúcho Muriel Paraboni, com performance musical de Carina Levitan e um bate-papo com a equipe do filme. A entrada é franca.

No dia 22, terça-feira, o artista pernambucano José Patrício inaugura a exposição Explosão Fixa, que vai apresentar 19 obras, entre telas, fotografias, instalações e uma obra inédita. Com curadoria de Eder Chiodetto, a exposição tem entrada franca e a abertura está marcada para o dia 22, às 19h.

As crianças têm programação especial com duas oficinas de criação e customizaçãoAventais para Pequenos e Grandes Chefs, que acontece no sábado, dia 19, e Fantoches: Construindo os seus personagens, que acontece no último sábado do mês, dia 26.

O espetáculo teatral Quando vi, minha vida não existia entra em temporada no dia 24 de agosto. Com texto de Robertson Frizero, direção de Antonio Carlos Brunet e atuações de Stella Bento e Juliano Canal, a peça conta três histórias curtas interligadas que abordam realidade e fantasia em nossos problemas. Em agosto, a peça terá sessões nos dias 24, 25, 26 e 31, e a temporada segue no mês de setembro.

No dia 28, segunda, acontece a quarta edição da Escola de Pais, um ciclo de encontros e palestras sobre a infância para capacitar mães e pais a entender as necessidades dos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos. Nesse encontro, a psicanalista de crianças e adolescentes, Marlene Araújo, discute o tema Terrible Two: Entendendo a fase dos dois aos quatro anos. A Escola de Pais tem a curadoria da administradora Alua Kopstein e da psicóloga Marina Sirotsky.

Confira abaixo os detalhes e o serviço de cada atividade.

 GRATUITO – Debate e lançamento do livro Perigosas Pedaladas, de João Villaverde

O jornalista e ex-bolsista do Instituto Ling, João Villaverde, lança o livro Perigosas Pedaladas – Os bastidores da crise que abalou o Brasil e levou ao fim o governo Dilma Rousseff (Geração Editorial, 336 páginas), com debate e sessão de autógrafos no dia 14 de agosto, segunda-feira, no Instituto Ling. A entrada é franca, com distribuição de senhas até a lotação do auditório.

O autor estará ao lado dos debatedores Eduardo Wolf, filósofo, doutor pela USP e ex-secretário-adjunto de Cultura em Porto Alegre, e do economista Sérgio Gobetti, doutor pela UnB e servidor de carreira do Ipea. O debate será mediado por Karim Miskulin, diretora da revista Voto. A sessão de autógrafos acontece logo após o debate.

Neste livro-reportagem altamente revelador, o jornalista João Villaverde explica, de forma clara e acessível, o que foram as “pedaladas fiscais”, como foram as disputas dentro do governo Dilma Rousseff para encerrar a crise, como essas operações foram investigadas e como, finalmente, a presidente foi destituída. O Brasil do pós-Dilma está diante de uma nova rodada de transformações e o livro alerta para o que poderia ser uma política econômica para o futuro. O que sairá da implosão do acordo político e econômico do pós-Constituição de 1988? Ao dissecar as pedaladas fiscais e o papel de diferentes segmentos do governo federal (os economistas, os investigadores e os advogados), Villaverde revela caminhos. Qual será nosso futuro depois desta enorme e dramática crise?

Em 2016, João Villaverde participou do programa Jornalista de Visão do Instituto Ling, tendo sido contemplado com uma bolsa de estudos para a Universidade de Columbia, em Nova York, onde passou o primeiro semestre como pesquisador visitante. Formado pela PUC-SP e com especialização em macroeconomia do desenvolvimento pela FGV-SP, foi repórter do jornal Valor Econômico por cinco anos, dos quais quatro em São Paulo e um em Brasília. Na capital federal passou para o jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou por quatro anos e manteve um blog com análises de temas econômicos. Venceu os prêmios de Melhor Reportagem pela Agência Estado, em 2014, e pelo Estadão, em 2015, quando também foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Atualmente é pesquisador em Administração Pública e Governo na FGV, em São Paulo.

SERVIÇO

Lançamento do livro Perigosas Pedaladas – Os bastidores da crise que abalou o Brasil e levou ao fim o governo Dilma Rousseff – debate e sessão de autógrafos
Livro-reportagem de João Villaverde. Editora Geração Editorial, 336 páginas

Dia 14 de agosto, segunda-feira, às 19h30

Sessão de autógrafos e debate entre o autor, Eduardo Wolff e Sergio Gobetti. Mediação de Karim Miskulin

Duração: 1h30

Classificação Etária: 14 anos

Entrada franca por ordem de chegada. Serão distribuídas senhas até a lotação do auditório (89 lugares)

 

GRATUITO – Estreia do filme Entardecer, de Muriel Paraboni

No dia 15 de agosto, terça-feira, estréia no auditório do Instituto Ling, o filme de curta-metragem Entardecer, dirigido por Muriel Paraboni. Selecionado e premiado em diversos festivais internacionais, o filme será apresentado em sessão especial para equipe, convidados e público em geral, com entrada franca (distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão). Além da sessão, haverá performance musical de Carina Levitan, que assina a trilha do filme, e um bate-papo com o diretor, os diretores de fotografias Fabio Del Re e Carlos Stein e a sound designer Carina Levitan.

No filme, um casal – interpretado por Leonardo Machado Tatiana Bianquin – revive momentos de suas vidas transfigurados na paisagem de uma praia. Memórias e antigos ressentimentos se confundem na cadência das águas, no declinar das luzes de todos os entardeceres. É nessa espécie de “trilha dos desejos” que os personagens se reencontram consigo mesmos. Em linguagem poética e com uma estética quase abstrata, o filme investe no silêncio e na expressão visual, contando também com a participação de Francisco JahnMarilei GoldoniLeonardo BeckerJúlia de Andrade Schifino Theo Dzioubanov, que encarnam os diversos espectros do passado e do futuro vividos pelos personagens. “Entardecer é, acima de tudo, um olhar poético sobre o ser, uma tentativa de mergulhar nos sentimentos humanos profundos e na extrema transitoriedade de nossas experiências, explorando os potenciais que as linguagens do cinema e das artes podem oferecer, trabalhando conceitualmente numa mesma direção”, define Muriel, também responsável pela direção de arte.

Finalizado em setembro de 2016, o curta “Entardecer” acumula 18 seleções em festivais internacionais em dez meses de circuito. Recebeu o Prêmio Especial do Júri – Destaque em Direção no 12o Blow-Up Chicago International Arthouse Film FestivalMenção Honrosa no Experimental Forum Festival, de Los Angeles, ambos eventos dedicados ao cinema artístico e experimental. Recebeu também os prêmios de Melhor Curta Experimental Melhor Desenho de Som no Five Continents Film Festival, na Venezuela, além de Melhor Filme Experimental, com indicações nas categorias de Melhor Direção de Fotografia Trilha Original no TMFF – The Montly Film Festival, na Inglaterra, ficando como vice-campeão nas categorias de Melhor Filme Experimental Trilha Original no BFA – Bucharest Film Awards, na Romênia. O filme fez parte das seleções oficiais em festivais nos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal, Suécia, Itália, Áustria e Rússia. A estréia no Brasil acontece em sessão especial no Instituto Ling, em Porto Alegre, reunindo equipe, elenco e convidados para uma noite de confraternização.

Entardecer é produto de extensa experimentação com as linguagens do cinema e das artes visuais, envolvendo procedimentos de desenho, pintura e vídeo-projeção: “O projeto levou cinco anos para ser concluído e foi feito de forma quase artesanal”, explica o diretor. A maior parte das filmagens aconteceu em dezembro de 2013 nas cidades de Torres e Três Coroas, reunindo uma equipe de cerca de 20 pessoas. Novas imagens foram realizadas ao longo de 2014, enquanto o filme era montado. A produção é de Fabianne Freitas Patrícia Lampert, que se associaram ao projeto, a direção de fotografia é da dupla Fábio Del Re Carlos Stein, conhecidos pela atuação no campo das artes visuais. O processo de finalização levou outros dois anos, tempo para construir o desenho de som e a trilha musical, com assinatura de Carina Levitan, e para o trabalho de pós-produção, envolvendo efeitos de colorismo digital, realizado por Luís Otávio Feldens. O filme tem produção da Véspera Cinema e Artes e co-produção da Locall de Cinema e TelevisãoIlha Flutuante Zerooito Motion.

Muriel Parabonié cineasta e artista visual. Miopia (2002), seu curta de estréia, participou dos principais festivais brasileiros, recebendo os prêmios de melhor filme, roteiro, direção, fotografia e montagem no Festival de Recife em 2003, além de melhor curta em 16mm e ator (Júlio Andrade) no Prêmio APTC de Cinema Gaúcho. Foi co-diretor do episódio Orangotangos (2003) para a série Histórias Curtas, da RBS TV. Também poeta e pintor, recebeu o prêmio de autor revelação na 50a Feira do Livro de Porto Alegre por Ambivalência, seu livro de estréia, além de participar de exposições coletivas com obras em pintura, colagem, fotografia e instalação nas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Cruz e Caxias do Sul. Terra, sua primeira exposição individual, aconteceu em setembro no Centro de Artes e Letras – CAL/UFSM, em Santa Maria. Como roteirista, recebeu em 2003 o Prêmio Santander Para Projetos de Longa-Metragem, por São Bernardo, e teve o roteiro Depois da Náusea selecionado no Concurso de Roteiros Inéditos do Festival de Havana em 2006. Ambos os projetos estão em desenvolvimento.

Site oficial – www.eventidefilm.com. Facebook: https://www.facebook.com/filmeentardecer

SERVIÇO

Estreia do filme Entardecer, de Muriel Paraboni

Sessão especial, com performance musical de Carina Levitan e bate-papo com a equipe

Dia 15 de agosto, terça-feira, às 19h30

Duração (minutos): 2 horas

Classificação indicativa: Livre

Entrada franca com distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão.

Lotação do auditório: 89 lugares

 

 

Música – Roberta Gambarini e Roy Hargrove

No dia 17, quinta, às 20h, dois grandes músicos do jazz mundial sobem ao palco do Instituto Ling: a cantora Roberta Gambarini e o trompetista Roy Hargrove, que tocam pela primeira vez em Porto Alegre e em única apresentação.

Desde que se conheceram na big band de Dizzy Gillespie, Roy e Roberta mantêm uma parceria que já dura uma década, apresentando-se juntos nos principais clubes e festivais de jazz, acompanhados pelo quarteto de Roy – formado pelos músicos Justin Robinson (sax/flauta), Tadataka Unno (piano), Quincy Phillps (bateria), Ameen Saleem (baixo).

Nominada ao Grammy, premiada no Grand Prix du Jazz Vocal 2009 e “Cantora de Jazz do Ano” pela Associação de Jornalistas de Jazz em 2007 e 2009, Roberta é uma das mais importantes cantoras do século 20. A italiana radicada nos EUA usa a voz como instrumento, mostrando sua maestria no scat singing – técnica vocal que marcou a carreira de cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Carmem McRae. Ganhador do Grammy Awards em duas edições, o texano Roy Hargrove é reconhecido no cenário do jazz como um dos melhores trompetistas da atualidade, tendo tocado com gigantes como Herbie Hancock e Winton Marsalis.

Em 1998, Roberta Gambarini surpreendeu o mundo do jazz ao ganhar o terceiro lugar na Thelonious Monk Vocal Competition. Rapidamente a cantora entrou para o circuito internacional de Jazz, aparecendo em grandes salas de concerto, festivais e clubes ao redor do mundo (Carnegie Hall, Kennedy Center, Hollywood Bowl, entre outros), apresentando-se com gigantes como Chucho Valdes, Herbie Hancock, Dave Brubeck, James Moody, Hank Jones, Clark Terry, Michael e Randy Brecker, Jimmy Heath, Roy Hargrove, Jimmy Cobb, Slide Hampton, Frank Wess, Eric Gunnison, Neil Swainson, Toots Thielemans, Paquito D’Rivera, Mark O’Conner, Cyrus Chestnut, Percy Heath, Ron Carter, Johnny Griffin, John Lee, Billy Higgins, Cedar Walton, Ray Drummond, George Cables, James Morrison, Kenny Burrell e muitos outros. Nomeada ao Grammy, premiada no Grand Prix du Jazz Vocal 2009 e “Cantora de Jazz do Ano” pela Associação de Jornalistas de Jazz em 2007 e 2009, Roberta é uma das mais importantes cantoras do século 20.

Trompetista vencedor do Grammy, Roy Hargrove, se estabeleceu como um dos mais importantes músicos do cenário jazzístico. Com cerca de 20 discos gravados como líder e muitos mais integrando outras formações, Roy já tocou e gravou com ícones como Sonny Rollins, Herbie Hancock, Roy Haynes, Dizzy Gillespie, Oscar Peterson e com o seu inovador grupo de Hip-Hop / Jazz, Rh Factor, deixando marcas indeléveis em uma vasta gama de projetos, continuamente emocionando o público em todo omundo. Hargrove também ganhou Grammy Awards com dois projetos diferentes. Em 2002, o grupo formado por Hargrove, Herbie Hancock e Michael Brecker foi premiado na categoria Melhor Álbum de Jazz Instrumental com Direction in Music: Live at Massey Hall, sempre muito elogiado pelos críticos por suas habilidades no trompete.

 

SERVIÇO

Roberta Gambarini e Roy Hargrove

Dia 17 de agosto, quinta-feira, às 20h

Duração: 60 minutos

Classificação Etária: Livre

IngressosR$ 40 (50% desconto para estudantes, +60 e classe artística)

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

 

 

 

Infantil – Oficina Aventais para Pequenos e Grandes Chefs

Na oficina de criação e customização de aventais de cozinha, adultos e crianças passam por momentos cheios de afetividade, desenvolvendo a criatividade e habilidades manuais. O objetivo é personalizar os seus próprios aventais com tecidos, tintas e adereços pode ser uma grande brincadeira. Esta atividade destina-se crianças entre 5 e 10 anos de idade acompanhados de adultos.

Ministrantes:

Luciana Borges Soares – Mestre em Design pela UniRitter, especialista em Moda Inovação e Criatividade pelo Senac-RS e graduada em Design de Moda pela Feevale. Seu exercício acadêmico e profissional é voltado para as áreas práticas de modelagem e costura do vestuário. Docente no Bacharelado em Moda da Unisinos há mais de 5 anos, nas disciplinas de Modelagem feminina, infantil e masculina; além de Ateliês de Projeto. Ministra cursos de extensão em diferentes instituições há 10 anos, tais como Feevale, ESPM e UniRitter. Desde 2003, trabalha como Modelista de vestuário para diferentes empresas.

Natálya Duhart Figueiredo – Graduada em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seu exercício profissional é voltado para áreas práticas de modelagem e costura do vestuário, atuando como modelista de vestuário para diferentes empresas.

SERVIÇO

Oficina de Aventais para Pequenos e Grandes Chefs

Dia 19 de agosto, sábado, das 14h às 17h

Duração: 03 horas

Classificação Etária: de 5 a 10 anos.

Matrícula: R$ 100,00. O material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

 

 

 

GRATUITO – Exposição Explosão Fixa, de José Patrício

O pernambucano José Patrício é o próximo artista a compor a programação de artes visuais do Instituto Ling, a partir do dia 22 de agosto, terça-feira. Com curadoria de Eder Chiodetto, a exposição Explosão Fixa vai trazer 19 obras, entre telas, fotografias, instalações e uma obra inédita.

A mostra, que tem entrada franca, fica em cartaz na Galeria do Instituto Ling até o dia 18 de novembro de 2017.

Artista visual com mais de 40 anos de carreira, Patrício usando materiais banais, como tachas, botões, fios elétricos, dados e quebra-cabeças de plástico, para “criar um lugar original no campo da arte, na fronteira entre a pintura, o desenho e a assemblage“, como afirma o curador da exposição.

A exposição Explosão Fixa tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre o artista: José Patrício nasceu em 1960 e vive e trabalha no Recife. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco em 1982 e é Mestre em Artes Visuais pela mesma universidade, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (2016).  Ao longo de sua carreira, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, dentre as quais a XXII Bienal de São Paulo, a 8ª Bienal de Havana e a III Bienal do Mercosul. Sua obra foi analisada por críticos de arte como Paulo Herkenhoff, Paulo Sérgio Duarte, Fernando Cocchiarale, Gerardo Mosquera, dentre outros. Possui obras no acervo da Fondation Cartier, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu de Arte do Rio e é representado pela Galeria Nara Roesler desde 1999.

Sobre o curador: Eder Chiodetto [São Paulo, SP, 1965] é mestre em Comunicação pela ECA/USP. Atuou como repórter fotográfico, editor e crítico de fotografia na Folha de São Paulo entre 1991 e 2004. Hoje atua como editor, professor e curador, tendo realizado mais de 90 exposições dentro e fora do Brasil. Chiodetto é curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. Fundou o centro de estudos Ateliê Fotô, em São Paulo, em 2011, e a Fotô Editorial em 2016.

SERVIÇO

Exposição Explosão Fixa

Artista: José Patrício

Curadoria: Eder Chiodetto

Local: Galeria do Instituto Ling

Período de exibição: de 22 de agosto a 18 de novembro de 2017

Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h

Entrada Franca

Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

 

Teatro – Quando Vi, Minha Vida Não Existia

O espetáculo teatral Quando vi, minha vida não existia entra em temporada no dia 24 de agosto, no Instituto Ling. Com texto de Robertson Frizero, direção de Antonio Carlos Brunet e atuações de Stella Bento e Juliano Canal, a peça conta três histórias curtas interligadas que abordam realidade e fantasia em nossos problemas. Em agosto, a peça terá sessões nos dias 24, 25, 26 e 31, e a temporada segue no mês de setembro.

Três histórias curtas interligadas questionam o que é real e o que é fantasia em nossos problemas. Em Alguém Como Você, uma mulher planeja uma vingança em seus mínimos detalhes e direciona todo o seu rancor a um marido indiferente aos seus sentimentos. Em Diagnóstico, um homem oprimido por uma culpa que não é sua, revisita a infância e abre a alma a fim de não perdê-la. Em A Espera, há o encontro desses dois seres e suas angustias e questionamentos  na sala de espera de um psicanalista.

Dramaturgia: Robertson Frizero

Direção – Antonio Carlos Brunet

Elenco: Stella Bento e José Renato Lopes

Cenário – Antonio Carlos Brunet & Stella Bento

Figurino – O Grupo

Trilha Sonora pesquisada – Antonio Carlos Brunet

Iluminação – Antonio Carlos Brunet

Maquiagem – Cléia Bertinetti Bandeira

Produção – Stella Bento

Assistente de produção – Martina Seifer

Produção Executiva – Palco Aberto Produtora

Assessoria de Imprensa: Fernanda Calegaro – fernandacalegaro@gmail.com  – Fone: 51 99289 8601

SERVIÇO

Espetáculo teatral Quando Vi, Minha Vida Não Existia

Dias 24, 25, 26 e 31 de agosto; 02, 08 e 09 de setembro, às 20h

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes, +60 e classe artística)

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

 

Infantil – Oficina Fantoches: Construindo os seus personagens

Nesta oficina de criação de fantoches com tecidos, tintas, fitas e diversos adereços a criatividade e pro atividade dos pequenos são postas em prática para construir um objeto lúdico e único para suas brincadeiras. Esta atividade destina-se a crianças entre 4 e 8 anos.

Ministrantes:

Luciana Borges Soares – Mestre em Design pela UniRitter, especialista em Moda Inovação e Criatividade pelo Senac-RS e graduada em Design de Moda pela Feevale. Seu exercício acadêmico e profissional é voltado para as áreas práticas de modelagem e costura do vestuário. Docente no Bacharelado em Moda da Unisinos há mais de 5 anos, nas disciplinas de Modelagem feminina, infantil e masculina; além de Ateliês de Projeto. Ministra cursos de extensão em diferentes instituições há 10 anos, tais como Feevale, ESPM e UniRitter. Desde 2003, trabalha como Modelista de vestuário para diferentes empresas.

Natálya Duhart Figueiredo – Graduada em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seu exercício profissional é voltado para áreas práticas de modelagem e costura do vestuário, atuando como modelista de vestuário para diferentes empresas.

SERVIÇO

Oficina Fantoches: Construindo os seus personagens

Dia 26 de agosto, sábado, das 14h às 17h

Duração: 03 horas

Classificação Etária: de 4 a 8 anos

Matrícula: R$ 100,00. O material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

 

Escola de Pais – Terrible Two: Entendendo a fase dos dois aos quatro anos

Escola de Pais é um ciclo de encontros com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de capacitar mães e pais a entender as suas necessidades e dos seus filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

No dia 28, segunda, acontece a quarta edição do ciclo, trazendo a psicanalista de crianças e adolescentes, Marlene Araújo, para discutir o tema Terrible Two: Entendendo a fase dos dois aos quatro anos.

Marlene Araújo é médica psiquiatra, psicanalista de crianças e adolescentes, membro efetiva e didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.

A programação segue nos próximos meses:

25.09 – Pais Analógicos, filhos digitais – o uso da tecnologia na primeira infância com Ruggero Levy

23.10 – Os desafios de criar filhos com autonomia com Luiz Alberto Hanns

13.11 – O mundo encantado da primeira infância com Diana e Mário Corso

04.12 – O valor da educação familiar com Rosely Sayão

Curadoria:

Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. É voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

Marina Sirotsky é mãe de Felipe e atualmente grávida de outro menino. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos

SERVIÇO

Escola de Pais – Terrible Two: Entendendo a fase dos dois aos quatro anos

Dia 28 de agosto, segunda, das 18h30 às 20h30

Duração: 02 horas

Matrícula: R$ 160,00

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

 

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company” Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

www.institutoling.org.br

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Por: Adriana Martorano