Brass Groove Brasil apresenta o disco Sopro Brasileiro no Sgt Peppers

Estreando em palcos gaúchos, a banda catarinense Brass Groove Brasil lança seu disco Sopro Brasileiro no Sgt. Peppers, no próximo dia 15/8, às 21h30. O álbum foi reconhecido e premiado no 3º Prêmio da Música Catarinense como “melhor álbum instrumental”.

Com a proposta de reunir instrumentistas de sopro em formação compacta e contemporânea, a banda mescla em seu repertório gêneros musicais como o samba, o funk, o ijexá, o baião e o maracatu. A partir da união e do fortalecimento desses múltiplos estilos, criou sua personalidade musical, inspirando-se nas obras de grandes mestres como Pixinguinha, Moacir Santos, Guerra Peixe e Nailor “Proveta”. Suas composições e releituras apresentam um diálogo peculiar entre a melodia e o contraponto, que serve como base para a construção dos arranjos, criando uma textura polifônica com sonoridade diferenciada no cenário atual da música brasileira.

Brass Groove Brasil é formada por Jean Carlos (trompete), Carlos Schmidt (trombone/bombardino), Aurélio Martins (trombone), Fábio Mello (sax-tenor/soprano/flauta), Braion Johnny (clarinete/sax- alto/barítono), Cristiano Ferreira (guitarra), Rafael Calegari (baixo), Cristiano Forte (bateria), Alexandre Damaria (percussão). Em 2014, participou da 16ª Mostra SESC Cariri de Culturas (CE), do Jurerê Jazz Festival (SC). No início de 2015, foi uma das atrações do 1º Festival Internacional de Vinho e Jazz, subindo ao palco na mesma noite que Alex Sipiagin e Hiske Oosterwijk. Participou da comemoração do International Jazz Day, e se apresentou na Virada Cultural-SP. Em meados do mesmo ano de 2015, foi selecionada pelo Circuito SESC de Música, para realizar shows em 25 cidades do estado de Santa Catarina. Durante esse circuito, idealizou o projeto denominado “Estrada Criativa”, que tinha como principal desafio compor, arranjar para a sua formação, ensaiar e executar uma nova música em homenagem a cada cidade por onde passava, totalizando 26 composições em 30 dias de turnê.

Foi contemplada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014/2015 — da Fundação Catarinense de Cultura/Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte —, premiação que viabilizou a gravação de seu primeiro CD.