Leandro Bertolo apresenta o show “Clareza” no Teatro do Sesc no dia 26 de agosto

Leandro Bertolo apresenta o show “Clareza”, nome de seu álbum de estreia, no próximo dia 26 de agosto, sábado, às 20h, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre. O disco marca a estreia profissional do cantor e compositor porto-alegrense no cenário da MPB e foi considerado um dos destaques fonográficos de 2016 pelo Jornal Correio do Povo.

A canção-título, de autoria de Álvaro Hoff de Hoff, pontua a decisão de Leandro Bertolo, intérprete de canções populares dos grandes nomes da música brasileira, a buscar a sua própria escritura como cantor e compositor. O trabalho reflete a relação do músico com a diversidade de gêneros musicais que tem exercitado ao longo de sua trajetória. Com propriedade, ele interpreta MPB, choro-canção, seresta, valsa, samba tradicional e samba-enredo.

No show, Bertolo divide o palco com Jua Ferreira (bateria), Nuno Prestes (baixo), Silfarney Alves (violão), Elias Barboza (bandolim e cavaquinho), Jorginho do Trompete (trompete) e Luís Henrique New (piano), que assina a direção musical. Participações especiais de Marcelo Lehmann e Glau Barros.

O CD
“Clareza” foi produzido por Alex Vieira, que assina os arranjos juntamente com Leandro Bertolo, Renato Mujeiko, Elias Barboza e Luís Henrique New. Foi gravado nos estúdios Alex Vieira e O Som da Luz, entre 2014 e 2015.

Leandro Bertolo assina três das 12 faixas do álbum (Porto Alegre, Quando te vi Salvador, Jorge). As demais são de autoria de nomes representativos da cena local, como Elias Barboza (Carne de Panela, Assim não Pode Ficar, Resistência), Mathias Pinto (Lembro que Errei e Ai Perdão, esta última em parceria com Alexandre Susin), Marcelo Lehmann e Luís Mauro Vianna (Do Topo ao Tombo e Valsa da Ilusão) e Darcy Alves (Meu Inseparável Violão). O disco é encontrado no Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22), no Parangolé (R. Gen. Lima e Silva, 240) e nas plataformas Spotify, Deezer, Google Play.

OUÇA “CLAREZA”, DE LEANDRO BERTOLO

Leandro Bertolo

De formação autodidata, Leandro Bertolo sempre teve uma relação íntima com a música. Influenciado pelos blocos carnavalescos, que passavam em frente à sua casa, na infância, época em que ainda havia os carnavais de bairro em Porto Alegre, Bertolo iniciou ali uma grande e profunda relação de amor com o samba. Ele recorda que as festas em família sempre eram com muita música. – Tínhamos uma eletrola que não parava nunca de funcionar, com os discos da época. Eu sonhava em cantar, tocar um instrumento musical, relembra.

O músico recorda que ganhou seu primeiro violão de seu avô, que guarda até hoje. – Eu devia ter uns 14 ou 15 anos de idade e comecei a exercitar os acordes consultando as revistas de música da época e com o auxílio do Nuno Prestes, baixista e violonista que está comigo até hoje, fui aprendendo e, com o tempo, passei a ter aulas particulares de violão, conta. Em seguida, com um repertório não muito extenso começou a tocar na noite, com 17 anos, aproximadamente. A partir de aí, seguiu fazendo trabalhos cada vez mais elaborados no formato de voz e violão e, também, com banda.

Os compositores da geração pós-bossa-nova, como Chico Buarque, Edu Lobo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Gonzaguinha foram os primeiros a inspirar Leandro Bertolo. Depois, conheceu a musicalidade de Vinícius e Tom, Djavan, João Bosco, e, pela influência dos seus pais, tios e avós, interessou-se pelos representantes da velha guarda, como Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Herivelto Martins, Lupicínio Rodrigues.

Mas foi o encontro com o professor Darcy Alves, mestre do violão, que apurou o seu gosto para os clássicos, como Orlando Silva, por exemplo. – São muitos nomes e eu sempre ouvi bastante para variar o repertório e poder trabalhar na noite, mas as maiores influências são Chico Buarque, Edu Lobo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Gonzaguinha, Djavan e João Bosco, além do professor Darcy, grande amigo, inspirador e parceiro.

Mais informações em: Facebook (@ musicoleandrobertolo)

Clipes

Carne de Panela

FICHA TÉCNICA
Produção: Túlio Quevedo.
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu
Realização: Timbre Produtora Cultural
Apoio: SESC Centro – TVE e FM Cultura – Bar do Beto.
Ingressos antecipados: Bar do Beto (Av. Venâncio Aires, 876, bairro Farroupilha) | Bamboletras (Rua Gen. Lima e Silva, 776, bairro Centro), Porto Alegre

SERVIÇO
O Quê: “Clareza”, Show com Leandro Bertolo e banda
Onde: Teatro do Sesc (Avenida Alberto Bins, n° 665), Centro, Porto Alegre
Quando: Dia 26 de agosto de 2017, sábado, às 20h
Quanto: Ingressos ao preço de R$ 35,00
Capacidade do local: 290 lugares
Contato: (51)9-86320145 (Silvia Abreu)
Acessibilidade para cadeirantes | Ambiente climatizado

Fonte: Silvia Abreu
Foto: Facebook/Leandro Bortolo