Feira do Livro de Porto Alegre: homenagem a países nórdicos já tem autores confirmados na programação

A 63ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre vai levar à Praça da Alfândega, espaço no Centro Histórico da capital gaúcha que recebe o evento, histórias, experiências de vida e visões de mundo de autores das frias terras do Norte do globo. Os países nórdicos, grupo formado por Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia, serão homenageados na Feira, que é um dos eventos literários mais tradicionais do Brasil e neste ano acontece de 1º a 19 de novembro. A literatura produzida na região vai pautar muitas atividades e alguns dos principais nomes da escrita contemporânea daqueles países irão encontrar seus leitores, autografar suas obras e entrar em contato com a cultura local. A maioria dos autores vai ficar no país por alguns dias depois da sua participação na feira em função de outros eventos em SP, RJ e MG, organizados pelas suas editoras brasileiras.

Confira alguns dos autores já confirmados na Feira do Livro de Porto Alegre:

David Lagercrantz (Solna, Suécia, 1962) é um escritor e jornalista mais conhecido por dar continuidade à série Millenium, originalmente criada por Stieg Larsson. Na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, autografa o quinto volume da série, “O Homem que Buscava sua Sombra”, que será lançado pela Companhia das Letras no fim de setembro. O quarto título da série, “A Garota na Teia de Aranha”, publicado em 2015, foi finalista para o prêmio Petrona Award 2016 na categoria de Melhor Romance Policial Escandinavo. A Sony tem os direitos para transformar o livro em filme. Lagercrantz é autor também do romance sobre o matemático inglês Alan Turing, “Fall of Man in Wilmslow”, publicado em vinte idiomas. Além disso, a biografia do craque de futebol Zlatan Ibrahimovic já foi traduzida em mais de trinta idiomas e vendeu mais de um milhão de cópias, 500 mil delas em apenas seis dias na Suécia, um recorde. No Brasil, as suas obras de ficção são publicadas pela Companhia das Letras. A biografia sobre Ibrahimovic, considerada “A melhor biografia de um jogador de futebol dos últimos anos” pelo jornal The New York Times, será publicada no país pela Editora Realejo em breve.

Kim W. Andersson (Staffanstorp, Suécia, 1979) é um ilustrador e autor de HQs que escreve e desenha desde a infância. Em 2006, Andersson começou a publicar HQs chamadas “Love Hurts” na revista Nemi na Dinamarca, Noruega, Finlândia e Croácia. Em 2009, as histórias foram reunidas e publicadas num volume. Internacionalmente, porém, Andersson é mais conhecido pela HQ “Alena”, lançada em 2012 e publicada no Brasil em 2017 pela editora AVEC, de Porto Alegre. A obra foi adaptada para filme, lançado no Santa Barbara International Film Festival 2016. “Alena” foi vencedora do prêmio de quadrinhos mais prestigiado da Suécia, o The Adamson Statue. Além de histórias em quadrinhos, Andersson já fez ilustrações para muitos CDs e livros, inclusive para a versão sueca do livro Chelsea Horror Hotel de Dee Dee Ramone.

Johanne Hildebrandt (Lycksele, Suécia, 1964) é uma jornalista e escritora sueca. Como jornalista, escreveu sobre as guerras nos Bálcãs, Iraque e Afeganistão. Em 2002, venceu o prêmio Guldspaden, por seu livro de não ficção Blackout sobre a guerra nos Bálcãs. Dez anos depois ela foi escolhida para a Academia Real Sueca de Ciências de Guerra, sendo a primeira mulher da academia desde sua fundação, em 1796. Sua estreia na ficção aconteceu com a série “Sagan om Valhala”, cujo primeiro título foi publicado em 2002. É autora de dez títulos entre ficção e não-ficção, sendo as histórias de terror e romances sobre vikings seus principais temas na ficção. Seus livros sobre vikings já venderam quase um milhão de cópias, inclusive impressionantes cem mil cópias nos EUA. A autora estreia no mercado brasileiro com “Sigrid”, publicado pela Conrad, na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. É seu primeiro livro em português.

Pernilla Stalfelt (Helga Trefaldighets, Suécia, 1962) é uma escritora e ilustradora de livros infantis, conhecida por suas obras que explicam conceitos como morte, tempo e vida com linguagem familiar às crianças e ilustrações bem-humoradas. Publica desde 1996, foi vencedora de diversos prêmios literários, e já lançou 29 títulos, editados em mais de dez países. No Brasil, seus livros “O Livro da Vida” e “Quem é Você” foram publicados pela Companhia das Letras. Na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, a autora ministra um workshop de ilustração para crianças. Os livros de Stalfelt no Brasil são traduzidos por Fernanda Sarmatz Åkesson, direto do sueco.

Christina Rickardsson (Diamantina, Brasil, 1983) é uma escritora e empreendedora nascida em Minas Gerais com uma história de vida singular. Depois de viver os primeiros cinco anos da sua vida numa caverna no parque estadual do Biribiri com a sua mãe, morou numa favela em São Paulo até que foi entregue por sua mãe, junto com seu irmão, para um orfanato. De lá, foram adotados por uma família sueca quando Christina tinha oito anos. Em 2016, a jovem publicou um livro sobre a sua vida, que se tornou best-seller, levando sua autora a entrevistas nos maiores jornais, revistas e canais de TV da Suécia. No Brasil, já foi destaque em alguns veículos da imprensa. Sua biografia será lançada no Brasil pela Novo Conceito em agosto, com tradução direto do sueco.

Sofi Oksanen (Jyväskylä, Finlândia, 1977) é sem dúvida a escritora finlandesa de maior sucesso comercial e crítica dos últimos dez anos. Os seus livros já foram publicados em mais de 50 países. Oksanen venceu e foi finalista de inúmeros prêmios literários e é considerada “um fenômeno literário” pela crítica americana. Quando a Finlândia foi Convidada de Honra na feira do livro de Frankfurt, a maior e mais importante feira do livro do mundo, em 2014, a autora discursou na cerimônia de abertura do evento. O seu primeiro livro, “As Vacas de Stalin”, foi publicado em 2003 (no Brasil em 2013) e retrata dramas históricos de seu país e da Estônia, terra de sua mãe. Seu maior sucesso até hoje é “Expurgo” (2008, no Brasil 2012), que é baseado numa peça de teatro escrita por ela mesma, e que foi depois adaptado para o cinema — um dos filmes finlandeses mais populares de todos os tempos. O livro “Expurgo” venceu o mais importante prêmio literário da Finlândia, Finlandia palkinto; o mais importante prêmio nórdico, Prêmio do Conselho Nórdico de Literatura; o prêmio francês Prix Feminina, e muito outros. Seu mais recente livro a ser publicado no Brasil é “Norma”, lançado em julho de 2017. No Brasil, todos os seus livros são publicados pela Record, inclusive o elogiado “Quando as Pombas Desapareceram” (2016). Exceto o primeiro título, todos foram traduzidos direto do original por Pasi e Lilia Loman.

Aki Ollikainen (Äänekoski, Finlândia, 1973), é escritor, jornalista e fotógrafo. O seu primeiro romance, “Ano da Fome”, foi lançado em 2012 e será publicado no Brasil em 2017 pela Numa Editora. A obra ganhou o prêmio literário do maior jornal da Finlândia, Helsingin Sanomat, para autores estreantes. Além disso, o romance foi semi-finalista no The Man Booker International Prize e vários outros prêmios. Depois de participar da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, Ollikainen terá eventos em São Paulo e Rio de Janeiro durante a sua visita ao Brasil em novembro.

Dag Solstad (Sandefjord, Noruega, 1941) é um dos mais importantes escritores noruegueses. Solstad é vencedor do prêmio Brage, que é o mais importante prêmio literário norueguês; do Prêmio do Conselho Nórdico de Literatura, que é o principal prêmio nórdico, e duas vezes do prêmio dos críticos literários na Noruega, em 1969 e 1999. Solstad publicou o seu primeiro livro em 1965, uma coleção de contos, “Spiraler”. Desde então, publicou mais de trinta livros, de vários gêneros, sempre muito bem recebidos pelos críticos e leitores. Internacionalmente, Solstad talvez seja mais conhecido pelo livro “Romance 11, Livro 18”, publicado originalmente em 1992, e em 2016 no Brasil, pela Numa Editora, traduzido direto do original norueguês por Kristin Lie Garrubo. Na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, Solstad lançará o seu segundo livro em português, também pela Editora Numa.

Atualmente, estão em negociações a visita de outros autores e representantes da literatura dinamarquesa e islandesa. A vinda dos autores é resultado de uma parceria da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre com as embaixadas ou consulados dos países nórdicos no Brasil e outras instituições, como o Instituto Ibero-Americano da Finlândia, e Pasi Loman, tradutor finlandês da agência literária Vikings of Brazil.

Fonte: Vitor Diel – Câmara Rio-Grandense do Livro