“Desconcerto” leva missa fúnebre à Cidade Baixa no próximo sábado

Quem transitar pela Cidade Baixa no próximo sábado, dia 5 de agosto, vai ter a oportunidade de presenciar uma experiência singular. O grupo vocal Provox, sob regência de Guilherme Rodrigues, interpreta o Réquiem em ré menor, opus 48, de Gabriel Fauré (1845-1924), na área externa do bar Parangolé (Lima e Silva, 240). É a vigésima primeira edição do projeto Desconcerto, que desta vez tem início às 18h.

A missa fúnebre composta por Fauré foi recentemente apresentada em uma igreja da capital gaúcha, em recital que integra a formação de Rodrigues no curso de graduação em Música, com habilitação em Regência Coral, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Agora ele vai experimentá-la em outro contexto. “Nada melhor que celebrar essa obra, tão viva e acolhedora em relação a um tabu como a morte, em um bar no nosso bairro mais alegre e pulsante”, avalia o jovem regente.

Em seu Réquiem, Fauré não segue exatamente o modelo litúrgico, incluindo textos que não pertencem à Missa dos Mortos. As alterações dão à obra um sentimento de fé no descanso eterno, o que a singulariza em relação às composições do mesmo gênero de Mozart ou Verdi, nas quais a morte é encarada com temor. “Mas é assim que eu vejo a morte: uma alegre libertação; mais uma aspiração em direção à felicidade do que uma experiência dolorosa”, disse Fauré.

Além das quinze vozes do grupo Provox, a performance no Desconcerto vai contar com as participações da soprano Elisa Machado e do barítono Francis Padilha, como solistas, e do pianista Fernando Rauber. O projeto não cobra um valor fixo de couvert artístico, mas sugere uma contribuição espontânea. Reservas pelo 3019-6898.

Guilherme Rodrigues
Aluno do curso de Regência Coral do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. É coralista no Coro Sinfônico da OSPA, percussionista na Orquestra jovem da OSPA e regente assistente do Coro Jovem da OSPA, além de ocupar o posto de regente da Big Band do Instituto de Artes, uma iniciativa dos alunos do curso de Música Popular da UFRGS.

Grupo vocal Provox
Reúne-se desde junho de 2015, com o objetivo de executar um repertório variado. Conta com cantores com experiência em outros grupos, dedicados a diferentes tradições musicais. Apresentou-se junto à Orquestra Unisinos Anchieta e Orquestra de Câmara da Ulbra. A coordenação está a cargo de Elisa Machado.

SERVIÇO

DESCONCERTO #21 APRESENTA GRUPO VOCAL PROVOX
:: Programa
Gabriel Fauré – Réquiem em ré menor, op. 48
:: Dia 5 de agosto de 2017, sábado, às 18h
:: Parangolé Bar (Lima e Silva, 240, Cidade Baixa, Porto Alegre-RS)
:: R$ retribuição espontânea
Evento: Desconcerto apresenta Vocal Provox