ComicCON RS integra a grade de programação da 33ª Feira do Livro de Canoas

A ComicCON RS assume em 2017 uma série de atividades relacionadas a quadrinhos na 33ª Feira do Livro de Canoas. Nos dias 6, 7 e 8 de julho, a Praça da Bandeira recebe oficinas, bate-papos e uma palestra sobre o universo das HQs, com curadoria da equipe do maior evento de cultura pop do Rio Grande do Sul.

Oficinas
No dia 6, às 14 horas, o ganhador do prêmio HQ Mix pelo álbum Edgar e autor do fenômeno Pétalas, recordista de vendas no mercado nacional e já publicado em vários países da Europa, Gustavo Borges ministra a oficina “Criação de personagens de quadrinhos”, destinada ao público infantil. No dia 7 mais duas oficinas voltadas às crianças serão realizadas. A primeira, às 10 horas, será “Fazendo meu próprio gibi”, conduzida por Fernando Gil, que já trabalhou em uma série de cards oficiais de personagens da Marvel Comics e atualmente é ilustrador do estúdio Cria Ideias, no qual produziu os quadrinhos da série Os Fagundinhos, derivada do grupo musical Os Fagundes. Às 14 horas inicia a oficina “HQ Relâmpago”, com o quadrinista Daniel HDR, um dos mais importantes artistas brasileiros que trabalham para as principais editoras norte-americanas. HDR já ilustrou as revistas mensais de heróis que estão no imaginário de fãs de todas as idades como Lanterna Verde, Mulher Maravilha, X-Men e Os Vingadores.

Palestra
O quadrinista Daniel HDR realiza no dia 7, a partir das 19h30min o que chama de “Conversa em Quadrinhos”. No encontro, HDR falará sobre sua trajetória da busca até a realização do sonho de se tornar um quadrinista profissional com reconhecimento internacional. Além disso, ele também falará sobre o sentimento e a responsabilidade de trabalhar com personagens e franquias conhecidos mundialmente.

Feira de quadrinhos
Na tarde do dia 7, quadrinistas independentes selecionados pela curadoria da ComicCON RS vão expor suas publicações na praça da Bandeira. A atividade ocorre paralelamente às demais atrações da feira.

Bate-papos
O tradicional formato de bate-papos com quadrinistas e especialistas na área, consagrado nas edições anuais da ComicCON RS, também estará presente na 33ª Feira do Livro de Canoas. No dia 6, às 19h30min, o Youtuber Vinicius, do canal 2 Quadrinhos, e os jornalistas Claiton Silva e Christian Farias, canal do BlogBuster, se juntam para conversar com o público sobre um tema que fascina os jovens atualmente: “Dos Quadrinhos ao Cinema e à TV: como os heróis dominaram a cultura pop”.

No dia 8, às 10 horas, um time de peso se reúne no bate-papo “Fazendo quadrinhos profissionalmente”. O premiado Gustavo Borges volta à feira, desta vez ao lado da quadrinista Letícia Pusti, autora da página de Facebook Another Art Book (que conta com um público de mais de 100 mil pessoas), e também junto à dupla responsável pela HQ Maye, Fabio Mesmo e Paulo Daniel Santos.

Sorteio
No encerramento das atividades de quadrinhos na 33ª Feira do Livro de Canoas, durante o bate-papo “Fazendo quadrinhos profissionalmente”, serão sorteados entre o público presente três ingressos para o evento ComicCON RS, que ocorre na Ulbra nos dias 5 e 6 de agosto.

Programação

Quinta, dia 6
14h Oficina – Criação de personagens de quadrinhos, com Gustavo Borges
19h30min Bate-papo – Dos Quadrinhos ao Cinema e à TV: como os heróis dominaram a cultura pop, com Vinicius 2Quadrinhos, Claiton Silva, Christian Farias

Sexta, dia 7
10h Oficina – Fazendo meu próprio gibi, com Fernando Gil
14h Oficina – HQ Relâmpago, com Daniel HDR
15h Feira de quadrinhos independentes
19h30min Palestra – Conversa em Quadrinhos, com Daniel HDR

Sábado, dia 8
10h Bate-papo – Fazendo quadrinhos profissionalmente, com Gustavo Borges, Letícia Pusti, Fabio Mesmo e Paulo Daniel Santos

Fonte: Imprensa ComicCON RS