Cantora carioca dá a largada, em julho, ao projeto Café Fon Fon Palco Musical – II Ano

De julho a setembro próximo, o Café Fon Fon – espaço emblemático da cena jazzística e da música brasileira de excelência, em Porto Alegre -, irá apresentar uma programação especial que reunirá nomes de destaque da cena nacional local e latino-americana. É o Café Fon Fon Palco Musical – II Ano, que terá como atração em sua abertura a cantora carioca Bia Sion. Ela se apresenta nos dias 06, 07 e 08 de julho, às 21h30min, com o show Do Samba e do Jazz, dirigido por Gilberto Perin, acompanhada de um time de peso: Tonda Pecoits (piano), Marquinhos Fê (bateria) e Edu Saffi (baixo). Reservas pelo fone (51) 998807689.

Até outubro próximo, desfilarão pelo palco musical do Café Fon Fon os seguintes convidados: Luizinho Santos Octeto (RS), nos dias 04 e 05 agosto;  Cristovão Bastos (RJ), nos dias 17, 18 e 19 de agosto; Verônica Condomí (AR), nos dias 15 e 16 de setembro; o saxofonista carioca Rogério Caetano, no dia 23 de setembro; o cantor e compositor Lenine Guarani, nos dias 05 e 06 de outubro, e o guitarrista e compositor Mauro Albertt (SC), no dia 11 de outubro.  

– O diferencial desta presente edição é que a mesma ocorre de forma independente, a partir de uma parceria com artistas, produtores e empresas locais, o que demonstra a potencialidade deste projeto, comenta a compositora e pianista Bethy Krieger, proprietária do Café Fon Fon, ao lado do marido, o saxofonista Luizinho Santos. A primeira edição do projeto, realizada em 2016, foi financiada com recursos da Funarte/Ministério da Cultura. Além de shows, a programação prevê a realização de workshops com os artistas convidados, com a finalidade de proporcionar a troca de conhecimentos e experiências e o aperfeiçoamento profissional.

 Do Samba e do Jazz

O título do show que abre o projeto Café Fon Fon – Palco Musical faz referência à canção que o cantor e compositor Moraes Moreira escreveu, especialmente, para Bia Sion interpretar e que virou videoclipe sobre a direção do gaúcho Gilberto Perin (https://www.youtube.com/watch?v=cDCd9MTfFWU&sns=em). Do Samba e do Jazz define a personalidade desta carioca, cuja sonoridade transita, com propriedade, pelos clássicos do jazz, pela música brasileira e agora por uma canção inédita de Moraes Moreira.

Com mais de 30 anos de carreira, Bia Sion une o talento de atriz e cantora, com características singulares. É uma das melhores intérpretes de Moraes Moreira, palavras do próprio compositor baiano. Segunda a veterana do teatro e da televisão, o clipe é uma forma de homenagear o amigo pelos seus 70 anos. 

Do samba e do jazz faz parte de uma trilogia de clipes gravados na rua pela cantora. O primeiro foi em Nova York com a canção “Diamante Verdadeiro”, de Caetano Veloso, dirigido por  Nilsen Accioly.  O segundo, “The Man I love” foi em Porto Alegre, com direção de Gilberto Perin, também diretor do terceiro e novo clipe no Rio de Janeiro, que não poupa elogios ao desempenho vocal da cantora. (…)  – com sua voz límpida e solar, traduz a alegria e as sutilezas dos versos de Moraes (ele mesmo fazendo o som do violão nessa gravação). No clipe, Bia se apropriou da leveza e beleza do cotidiano do Rio, sentindo-se feliz numa cidade que também tem samba e jazz no sangue. Como ela – diz Perin.

A carioca Bia Sion nasceu e cresceu em Copacabana, ouvindo vários gêneros musicais, incluindo também soul, choro, rock, MPB.  A música está em seu DNA: o pai tocava saxofone e clarinete muito antes de seu nascimento.

Há mais de 10 anos realiza o show A Levada do Jazz, com standards da música norte-americana, dirigido pelo ator Anselmo Vasconcellos. Teve uma participação da cantora Zélia Duncan.  O CD, fruto do show com o mesmo título, foi lançado em 2009 pelo selo Discobertas e considerado cult pela crítica musical, mas com grande sucesso de vendas entre a classe artística e fãs da boa música. Duas canções deste CD foram tema de novela: em “Escrito nas estrelas”, Someone to watch over me, e em “Amor eterno amor”, The man I love.

Paralelamente à sua atividade na música, Bia Sion desenvolve ativa carreira no teatro. Esteve em Porto Alegre com “Feliz Ano Velho”, em 1985, no Teatro São Pedro, ao lado de Lilia Cabral, Denise Del Vecchio e Marcos Frota. Atualmente, as crianças curtem seu trabalho no programa do Canal Gloob – DPA – Detetives do Prédio Azul, como a bruxa ZZ.

 SERVIÇO:

O Quê: Do Samba e do Jazz, show com Bia Sion, na abertura do projeto Café Fon Fon Palco Musical – II Ano

Quando: Dias 06, 07 e 08 de julho de 2017, quinta, sexta-feira e sábado, às 21h20min

Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre

QuantoCouvert artístico ao preço de R$ 40,00

Capacidade do local: 50 lugares (sentados) | Duração do show: dois blocos de 45 min.

Reservas pelo fone (51) 998807689