III Jornada Sandra Jatahy Pesavento ocorre no próximo dia 10, no Teatro do Instituto

No dia 10 de junho de 2017 será realizada a III Jornada Sandra Jatahy Pesavento, em homenagem à trajetória de pesquisa da intelectual gaúcha e sua interlocução com alguns pesquisadores (as) gaúchos (as) e de outros estados brasileiros.

Uma das mais importantes historiadoras do Rio Grande do Sul do século XX, Sandra Jatahy Pesavento, foi e ainda é referência para estudantes e pesquisadores do Brasil e do mundo. Da História Econômica, com viés marxista, à História Cultural, sua riquíssima obra versa sobre as charqueadas gaúchas, sobre a Revolução Farroupilha, sobre a burguesia gaúcha, e, também, sobre as questões do urbano, das imagens, das sensibilidades e da relação História – Literatura, estas últimas já sob o enfoque da História Cultural.

O evento, cujo mote é a pesquisa da historiadora e suas interlocuções, “Memórias de pesquisa – a trajetória da pesquisa e seus interlocutores”, terá uma obra em evidência: “Uma outra cidade, o mundo dos excluídos no final do século XIX”. A ênfase também será dada ao Acervo da pesquisadora, doado pela família ao IHGRS (Instituto Histórico e Geográfico do RS) para sua guarda.

Será um evento de dia inteiro, realizado no Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS) com painéis temáticos, mostra de fotografias, intervenção artística de Teatro de Animação criada especialmente para o evento. No evento será lançado o site oficial de Sandra Pesavento, concebido pela família (viúvo e filhos), onde poderemos apreciar fotos, vídeos e ler suas obras (livros individuais) completas.

O evento contará com o Presidente do IHGRGS, Me. Miguel Do Espírito Santo e com a Curadora do Acervo Sandra Jatahy Pesavento e também organizadora do evento, Dra. Nádia Maria Weber Santos.

A contribuição para participação no evento é espontânea e dará direito a assistir todas as palestras e a esquete teatral. Serão fornecidos certificados de participação pelo IHGRGS.

Informações gerais:
Local do evento: Teatro do Instituto Histórico e Geográfico do RS, Rua Riachuelo, n. 1317, 3º andar, Centro – Porto Alegre/RS
Data do evento: 10 de junho de 2017 (sábado).
Horário: 09h30 às 19h30.
Programação do evento: https://www.facebook.com/events/1018460598256111/