Músicos gaúchos lançam o álbum “Doze Cantos Ibéricos & uma Canção Brasileira” em Porto Alegre

Passeio musical e poético pelas influências ibéricas na cultura brasileira e latino-americana, o cd Doze Cantos Ibéricos & Uma Canção Brasileira, une o grande cantor Marco Aurélio Vasconcellos, o poeta Martim César e o instrumentista Marcello Caminha. O trabalho será lançado no próximo dia 2 de junho, às 20h, no Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665 – Centro Histórico), com ingressos a R$:30,00.

Nossas avós foram índias ou negras, porém nossos avôs foram, em sua maioria, nos primeiros anos, portugueses ou espanhóis. Bascos, galegos, açorianos, castelhanos, todos oriundos da península ibérica. A influência desses povos em nossa cultura e em nossa música é o que será apresentada neste CD, que conta com Marco Aurelio Vasconcellos, voz; Marcello Caminha, arranjos e violões; Marcello Caminha Filho, contrabaixo e percussão e Elias Barboza, bandolim.

Fados, músicas espanholas, cantigas açorianas, MPB, misturam-se nas 13 faixas dessa viagem poético-musical: “Sobre os telhados de Lisboa”; “Portugal tornou-se ilha”; “ Velhas casas de Coimbra”; “Pedra do Porto”; “Onde o vento faz a curva”; “Pelos Caminhos do Norte”; “España, cuando te nombro”; “Antes de ser marinheiro”, “Céus de Casttilla y Léon”, “O fado se fez ao mar”; “Navegando entre os faróis”; “Nove pedaços de mundo” e “Notícias da terra brasilis”.

Sobre os artistas:
Marco Aurélio Vasconcellos – Como intérprete, Vasconcellos transita pelo nativismo, pela música popular gaúcha e brasileira e pela música hispano-americana. Em 1972, participou e venceu a 1ª Vindima da Música Popular de Caxias do Sul, com a canção ACALANTO. Nesse mesmo ano, recebeu de Luiz Coronel uma letra para musicar e participar da II Califórnia da Canção de Uruguaiana. Era GAUDÊNCIO SETE LUAS, que obteve o 2º lugar naquele importante evento nativista. Ampliando essa parceria com Luiz Coronel, concorreu com diversas canções na 4ª e 5ª edições da Califórnia da Canção e CORDAS DE ESPINHO recebeu o 1º lugar na Linha de Manifestação Rio-grandense (1975). Em 1985 recebeu o troféu de COMPOSITOR MAIS PREMIADO DA CALIFÓRNIA desde a sua criação em 1971. Além disso, ganhou as Calhandras de Ouro da Califórnia com as obras: Canto de Morte do Gaudêncio Sete Luas (letra de Luiz Coronel); Pássaro Perdido (letra de Gilberto Carvalho); A Sanga do Pedro Lira (letra de Demétrio Xavier) e como co-intérprete em O Forasteiro (Vinícius Brum, Mauro Ferreira e Luiz Carlos Borges). Teve ainda, dois LPs lançados com o grupo Os Posteiros, do qual foi fundador, e mais seis CDs solo gravados: INVERNANDO RECUERDOS; VELHAS ANDANÇAS; DA MESMA RAIZ, que deu origem à parceria com o poeta Martim César; JÁ SE VIERAM (parceria integral com Martim César); PAISAGEM INTERIOR (Martim César, Paulo Timm e Alessandro Gonçalves) e o último que agora será lançado, DOZE CANTOS IBÉRICOS E UMA CANÇÃO BRASILEIRA (parceria integral com Martim César).

Martim César – Autor de 6 livros de poesia e contos.Vencedor por duas vezes do prêmio Rua dos Cataventos da Sociedade Mario Quintana de Poesia; Vencedor de mais de 30 festivais de músicas do RS e de mais de 10 festivais nacionais. Possui algo em torno de 70 premiações paralelas, incluindo melhor poesia, melhor letra e melhor tema social em diversos festivais gaúchos e nacionais. Indicado ao prêmio Açorianos 2010, como melhor letrista do RS. Co-autor de 10 trabalhos discográficos ‘Caminhos de Si’; ‘Maria Conceição canta Martim César e Paulo Timm’; ‘Canções de a(r)mar e desa(r)mar (MPB)’; ‘Da mesma raiz’ (indicado ao açorianos de 2010) ‘Já se vieram’; ‘Memorial de Campo’; ‘Paisagem interior’, (com três indicações no Açorianos 2015), ‘Náufragos Urbanos’ (Indicado a melhor álbum de MPB do RS, pelo Açorianos 2015), os atuais ‘Caminhos de Si, o tempo’, ‘Canciones que nacen del camino’ e ‘Doze Cantos Ibéricos e uma canção brasileira’. Além de 2 livros em fase de publicação: Terra que sangras no rio (contos) e Cimarrones – Três séculos ‘gauchos’ (Poema épico).


Serviço:

Doze Cantos Ibéricos & Uma Canção Brasileira
Data: 02/06/2017
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc
Endereço: Av. Alberto Bins, 665 – Centro Histórico
Telefones: (51) 3284-2000/ 99630570
Ingressos: antecipados na loja Open Stage Zona Sul (Otto Niemeyer, 2415 – Cavalhada) ou no dia do evento no Teatro do Sesc.
Valor: R$ 30,00
Assessoria de Imprensa: patycsilva@gmail.com/ 98412.5336/ 981815664/
Produção: Caminha Produções

Fonte: Patrícia Castro
Foto: Alessandro Rosa