Slayer tem estreia apoteótica em Porto Alegre

Foto: Gustavo Garbino

Na última quinta feira, dia 11, Porto Alegre recebeu pela primeira vez a banda norte americana Slayer. O grupo, ícone do thrash metal, foi o último dos chamados “Big 4” a estrear na capital gaúcha. Metallica já se apresentou em POA em 1999 e 2010. O Megadeth apresentou-se três vezes: 2010, 2013 e 2016. Já o Anthrax estreou em Porto Alegre em 2012.

O Slayer trouxe à América Latina a turnê de divulgação do álbum “Repentless”, lançado em 2015. Antes de chegar ao RS a banda se apresentou em San Salvador, San Jose, Bogotá, Buenos Aires e Santiago. E neste sábado, dia 13, a banda fez show no Maximus Festival, em São Paulo.

O cronograma inicial, anunciado pela produtora Move Concerts, previa uma banda local, o que acabou não se concretizando (apesar de uma lei local exigir).

Eram exatas 21 horas quando os convidados especiais abriram os trabalhos no palco do Pepsi On Stage. O Red Fang mostrou seu stoner rock aos gaúchos numa apresentação de aproximadamente 40 minutos. Com casa quase cheia, o quarteto de Portland fez um show compacto e enérgico e saiu do palco aplaudido pelo público.

Às 22:15, ao som mecânico de “Delusions of Saviour”, subiram ao palco Kerry King, Gary Holt, Paul Bostaph e o ovacionado Tom Araya. O Slayer finalmente inicia sua primeira apresentação em solo gaúcho para uma plateia extremamente ansiosa e sedenta por este momento. Durante 1h30min foram 20 petardos de todas as fases da carreira da banda, que tem mais de 35 anos de estrada.

O público estava insano e não deixou o ritmo cair em nenhum momento do show. Todos cantando, pulando, batendo cabeça e participando das rodas. A banda iniciou a sequência matadora com a faixa título do seu último álbum: “Repentless”. Aí a banda mostrou a que veio. Sem meias palavras, sem muita interação. Uma pedrada atrás da outra. Mas antes, por dois momentos, o vocalista Tom Araya ficou em silêncio e apenas contemplou, por alguns segundos, o público insandecido após terem tocado “Postmortem”. Aliás, o poderio vocal de Araya e a brutalidade do som feito pela banda é de deixar qualquer público enlouquecido. Impossível ficar passivamente assistindo a uma apresentação do grupo (a galera da pista premium que nos diga).

“You Against You“, “Die by the Sword”, “Chemical Warfare”, “Dead Skin Mask”, “Captor of Sin” e “Mandatory Suicide” foram executadas numa sequência atordoante para o público, que ia à loucura com o riff inicial de cada música. E se até o momento, a apresentação já era memorável, o bis veio para coroar uma das maiores noites de metal que Porto Alegre já viu: “South of Heaven”, “Raining Blood”, “Black Magic” e “Angel of Death” fecharam o elogiado setlist (que ficou bem parecido com o de Santiago/CHI). A plateia saiu do Pepsi On Stage em êxtase. Os headbangers gaúchos saíram se perguntando quando eles voltariam novamente.

SETLIST
Intro – Delusions of Saviour
1 – Repentless
2 – The Antichrist
3 – Disciple
4 – Postmortem
5 – Hate Worldwide
6 – War Ensemble
7 – When the Stillness Comes
8 – You Against You
9 – Die by the Sword
10 – Chemical Warfare
11 – Dead Skin Mask
12 – Captor of Sin
13 – Mandatory Suicide
14 – Fight Till Death
15 – Seasons in the Abyss
16 – Hell Awaits

BIS
17 – South of Heaven
18 – Raining Blood
19 – Black Magic
20 – Angel of Death

GALERIA DE IMAGENS
Fotos: Gustavo Garbino