Artistas de 15 estados celebram os 25 anos do Skank no projeto “Dois Lados”

Em junho, uma das bandas de maior sucesso na música brasileira ganhará uma justa e merecida homenagem vinda de 34 artistas de 15 estados brasileiros e representantes das mais distintas vertentes da música nacional. O Skank terá sua obra revisitada por uma geração que cresceu sob sua influência. E o resultado mostrará o quão amplo foi o alcance da banda sobre as gerações musicais seguintes à sua. Nascida na primeira metade da década de 90, firmou-se, ao lado de Raimundos e O Rappa como expoentes do pop rock nacional nas últimas duas décadas e meia. Da batida reggae do início da carreira, até escancararem suas influências de rock inglês e do Clube da Esquina em trabalhos recentes, poucas bandas na história da música pop nacional foram tão bem sucedidas como o Skank.

Jéf. Foto: Divulgação

Para o projeto “Dois Lados”, os gaúchos Jéf, Esteban e Ian Ramil foram convidados pelo jornalista e produtor Pedro Ferreira (que possui na idade, o tempo de carreira da banda) a prestar esta homenagem aos mineiros. Jéf cantará “Sutilmente”, do álbum ‘Estandarte’, balada escrita por Nando Reis e um dos últimos grandes fenômenos radiofônicos do Skank. Esteban ficou encarregado de cantar “Mil Acasos”, do disco ‘Carrossel’, de 2006. E o músico Ian Ramil, vencedor do Grammy Latino em 2016, canta “Homem que sabia demais”, do primeiro álbum da banda, homônimo, de 1993. Entre os demais convidados estão o arranjador experimentalista Andre Abujamra, o rapper paulistano Rico Dalasam, o duo tocantinense Anavitória, a banda brasileiro-mexicana Francisco, el Hombre e o cantor e compositor paulista Dani Black.

É essa mistura de musicalidade, inovação, pegada pop e reconhecimento que motivou o Scream&Yell a produzir a Coletânea “Dois Lados”. Mais que uma homenagem ao Skank, é uma forma de revisitar uma das obras de maior sucesso da música brasileira, com releituras de artistas da nova geração. A trajetória da banda sempre foi marcada por um flerte com o pop radiofônico, que os levou ao topo das paradas durante anos e abriu caminho para toda uma nova geração não só de Minas Gerais, mas dos quatro cantos do Brasil, entusiasmados pela possibilidade de fazer música de qualidade e com forte apelo popular.

Ian Ramil. Foto: Divulgação.

O resultado desta soma de aprovações é um legado que, desde o início do século XXI, vem sendo revisitado por inúmeros artistas, evidenciando a grande influência do quarteto mineiro, que nunca deixou de ensaiar outros passos, sempre revisitando seu próprio som e o atualizando. Será uma oportunidade para entender, de forma definitiva, o valor do legado do Skank, e de que forma ele atingiu e inspirou as pessoas durante todos esses anos.

Com lançamento em junho em um álbum duplo com 30 faixas e 3 bônus track. As gravações foram financiadas pelos próprios artistas participantes. E o produto final, sem fins lucrativos, será disponibilizado para streaming e download gratuito na página e no site do Scream&Yell e em seus perfis nas redes sociais.

REEDIÇÃO DE PARCERIA
O projeto “Dois Lados” é idealizado e produzido pelo produtor e jornalista mineiro, Pedro Ferreira, responsável também pela homenagem ao Los Hermanos, em 2012, na coletânea ‘Re-Trato’, e pela homenagem a Milton Nascimento e o Clube da Esquina, em 2015, a coletânea ‘Mil Tom’. O disco ainda contará com a artista Luyse Costa, ilustradora encarregada pelo projeto gráfico dessas homenagens.

 

CASTING
Wado (AL) – “Dois Rios”
Ana Larousse e Leo Fressato (PR) – “Tão Seu”
Costa Gold (SP) – “Jackie Tequila”
Ana Muller (ES) – “Acima do Sol
Phillip Long (SP) – “Resposta”
André Gonzales (DF) – “Ainda Gosto Dela”
Dani Black (SP) – “Saideira”
Francisco El Hombre (SP) – “Pacato Cidadão”
Zé Manoel (PE) – “Tanto (I Want You)”
Phill Veras (MA) – “Vou Deixar”
Rico Dalasam (SP) – “Balada do Amor Inabalável”
Seu Pereira e Coletivo 401 (PB) – “Ela Me Deixou”
Nevilton (PR) – “Te Ver”
Teago Oliveira (BA) – “Esmola”
Manitu (MG) – “Garota Nacional”
Quarup (SP) – “Vamos Fugir”
Lulina (PE) – “Indignação”
Jéf (RS) – “Sutilmente”
André Abujamra (SP) – “Sem Terra”
Garotas Suecas (SP) – “Mandrake e os Cubanos”
A Banda Mais Bonita da Cidade (PR) – “Canção Noturna”
Cobra Coral (MG) – “Esquecimento”
Graveola (MG) – “Baixada News”
Transmissor (MG) – “Siderado”
The Baggios (SE) – “A Cerca”
Tuyo (PR) –  “Três Lados”
Ian Ramil (RS) – “O Homem Que Sabia Demais”
Medulla (RJ) – “As Noites”
As Bahias e a Cozinha Mineira (SP) – “É Proibido Fumar”
Fernando Anitelli (SP) – “Formato Mínimo”
Esteban (RS) – “Mil Acasos”
Selvagens à Procura de Lei (CE) – “Ali”
AnaVitória (TO) – “Amores Imperfeitos”

FICHA TÉCNICA:
Projeto idealizado e produzido por Pedro Ferreira.
Masterização por Eduardo Kusdra no Estúdio Arte Master (Araras – SP).
Realização: Scream & Yell.
Produção artística e executiva: Pedro Ferreira.
Ilustradora: Luyse Costa.