Virada Sustentável movimenta Porto Alegre com ampla programação gratuita

Segunda edição do evento – que acontece de 30 de março a 02 de abril na Capital gaúcha – traz cerca de 200 atividades que abordam temas como empreendedorismo inovador, ecogastronomia e educação para a sustentabilidade. A programação é gratuita e pode ser conferida no site oficial do evento

De 30 de março a 02 de abril de 2017, a cidade de Porto Alegre recebe a 2ª edição da Virada Sustentável – o maior evento de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina e um dos maiores do mundo. Ações colaborativas, seminários, mostras de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais, feiras de inovação e a Virada Ecogastronômica, estão entre as atividades que vão tratar de temas como qualidade de vida, biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana e mudanças climáticas, além de potencializar as discussões sobre a importância da economia em negócios sustentáveis e da cultura para a vida urbana. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação completa pode ser consultada no site http://www.viradasustentavel.org.br/poa.

Com os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade, e Ecogastronomia e Alimentação Saudável, o festival reúne cerca de200 atrações e atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro EcoPontos – espaços de encontro e mobilização durante a Virada Sustentável de Porto Alegre: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre.

Além dos EcoPontos, a Virada conta, ainda, com outros locais de realização de atividades, como a Unisinos – Novo Campus Porto Alegre (que vai abrigar a cerimônia oficial de abertura do evento e o Seminário Marcas Sustentáveis), o StudioClio (onde acontece a oficina A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul) e o Largo Glênio Peres, onde acontecem dois shows do projeto Porto Alegre Musical: Orquestra da ULBRA em As Grandes Canções do Festivais Nativistas (com Neto Fagundes, Shana Müller, Chico Saratt, Maurício Marques e Sérgio Rojas. Regência de Tiago Flores) e Os Tambores da Rua, com Turucutá e Bloco da Laje.

Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também estarão na programação. Para tanto, foi lançado um edital de adesões, que recebeu 150 inscrições e selecionou 78 projetos para integrar a Virada, que serão promovidos de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas.

 

Conheça os EcoPontos e suas atividades:

Casa de Cultura Mario Quintana

No Centro Histórico de Porto Alegre as ações da Virada acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana, que vai abrigar o Seminário Virada Sustentável na Educação (Teatro Bruno Kiefer), o Seminário Contaí! (Auditório Luís Cosme), o Painel Escolas Sustentáveis (Sala Carlos Carvalho) com a ecochef uruguaia Laura Rosano, a Feira Papelera(antessala do Jardim Lutzenberger), as mostras de filmes CineAbacaxi (Jardim Lutzenberger) e a Semente Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade (Sala Eduardo Hirtz), aulas de Biodança com Nasser Hassan (Sala Marcos Barreto), oficinas, entre outras atividades.

Associação Cultural Vila Flores

No coração do 4º Distrito – considerado o mais importante polo criativo de Porto Alegre -, a Virada concentra suas atividades na Associação Cultural Vila Flores. Além de oficinas, espetáculos e shows, o Vila Flores vai receber o Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade (no Galpão do Pátio) e a Feira de Empreendedorismo Inovador Boas Ideias de Sustentabilidade, entre outras atividades.

Parque da Redenção

Local de encontro e mobilização no final de semana, este EcoPonto funcionará nos dias 01 e 02 de abril, das 10h às 18h, oferecendo atividades de saúde e bem estar, arte, cultura e informação, reciclagem de resíduos e reaproveitamento de materiais. Slackline, malabares e jogos, trilhas no Parque, aulas de Tai Chi Chuan, Biodança e Dança Circular, música, dança e teatro, rodas de conversa, oficinas, doação e troca de livros e coleta de resíduos acontecem na Redenção. Esse EcoPonto abriga também oEstande da Virada Ecogastronômica, onde acontecerão aulas de cozinha, roda de conversa sobre hortas urbanas, produção e consumo de alimentos orgânicos e o Fórum de Ecogastronomia.

SESC Campestre

O SESC Campestre reunirá atividades educativas, de reflexão e lazer, como palestras sobre consumo consciente e mobilidade urbana, ecotrilhas, oficinas de confecção de produtos a partir de garrafas PET e aulas de dança circular.

 

Destaques da programação

Para programação completa acesse: https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2017/programacao.html

 

Educação / Seminários

Quatro encontros foram organizados para debater temas pertinentes para compreender o conceito de sustentabilidade e todas as suas formas de desenvolvimento e aplicação:Seminário Virada Sustentável na Educação – que discute novas bases para a educação, a partir do conceito de sustentabilidade;  Seminário Marcas Sustentáveis – que aborda formas de gerar impacto positivo na sociedade através da força dos negócios criando valor compartilhado para as marcas e para a sociedade, além de apresentar cases de Empresas B brasileiras – negócios que conseguem manter a lógica de geração do lucro sem gerar desigualdade e deterioração do meio ambiente; Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade – que apresenta a evolução dos projetos e iniciativas vencedoras do Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, concedido na primeira edição da Virada; e oContaí! – bate-papo informal (uma espécie de programa talk show), conduzido por jornalistas e professores, em que participam pesquisadores, ativistas e empreendedores ambientais, sociais e empresariais, apresentando pontos de vista diversos sobre temas selecionados.

Cientistas, professores, pensadores, empreendedores e ativistas ambientais participam dos seminários, trazendo suas experiências, dados e diferentes abordagens e reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas, éticas, culturais, educacionais e empresariais e desenvolver novas formas comportamentais e produtivas, menos agressivas e danosas ao Planeta. Dentre os participantes, estão o navegador e a fotógrafa ambiental Amyr e Marina Klink (que realizam a conferência de abertura do Seminário Virada Sustentável na Educação), a ecochef Laura Rosano (coordenadora do Slow Food Internacional no Uruguai e codiretora da empresa Verde Oliva, que organiza oficinas de educação alimentar, pesquisa e fomento da cozinha regional uruguaia em escolas de seu país), o especialista em economia colaborativa e sustentável Tomás de Lara (Colíder do Sistema B Brasil, cofundador do Colaboramerica – Festival Internacional de Novas Economias da América Latina e professor em cursos de inovação social) e Jorge Soto (PHd em Planejamento Ambiental, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem SA, líder do Grupo de Advocacy de Energia e Mudanças Climáticas do ICCA, Copresidente do Comitê Técnico da ISSO 20400 para o desenvolvimento da Norma Internacional de Compras Sustentáveis e membro do Comitê Consultivo da Coalizão para Liderança em Precificação de Carbono).

A entrada é franca em todos os encontros. As inscrições para os seminários Marcas Sustentáveis e Virada Sustentável na Educação devem ser feitas previamente no site. Para os demais seminários, as inscrições são por ordem de chegada. Confira a programação de cada encontro e o perfil dos participantes aqui:https://www.viradasustentavel.org.br/conteudos/seminarios.html

Sessão de autógrafos

Por sua importante atuação na área ambiental, o navegador Amyr Klink e a fotógrafa ambiental Marina Klink são os convidados especiais dessa edição e realizam a conferência de abertura do seminário “A Virada Sustentável na Educação”, que acontece na Casa de Cultura Mario Quintana no dia 31 de março. No mesmo dia, Amyr e Marina realizam, às 19h, sessões de autógrafos de seus mais recentes livros: Não há tempo a perder (relato autobiográfico de Amyr em que ele evoca sua experiência de vida, lembrando-se de momentos difíceis que precisou enfrentar ou driblar, para realizar seus planos. Editora Foz/Tordesilhas), e Antarctica – Olhar Nômade (fotolivro de Marina que reúne um rico acervo de imagens captadas durante suas 12 temporadas no continente austral. Editora Brasiliana).

 

 

Cultura

Na Virada Sustentável 2017, a cultura é parte importante da programação. Shows, espetáculos teatrais, oficinas e aulas, roteiros de arte urbana e mostras de filmes compõem a programação dos EcoPontos. Alguns destaques:

No dia 30 de março, quinta-feira, às 18h30, dentro do projeto Porto Alegre Musical, a Orquestra da ULBRA faz o concerto de abertura do evento. “As Grandes Canções dos Festivais Nativistas terá a participação dos músicos Neto Fagundes, Shana Müller, Chico Saratt, Maurício Marques e Sérgio Rojas. A regência é de Tiago Flores e o concerto acontecerá no Largo Glênio Peres.

No dia 31, sexta-feira, acontece no Largo Glênio Peres o show Os Tambores da Rua, com Turucutá e Bloco da Laje.

No domingo, 02 de abril, o concerto de encerramento é com a Orquestra Unisinos Anchieta e Juntos – projeto dos consagrados músicos Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro. Com regência de Evandro Matte, o espetáculo acontece no Parque da Redenção, às 11h30, dentro do projeto Música para Todos.

Duas mostras de cinema com filmes que abordam as questões da sustentabilidade acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana: o CineAbacaxi e a mostra Semente de cinema infantil e sustentabilidade.

No dia 30 de março, quinta-feira, das 09h às 12h, acontece no StudioClio a oficina A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul, ministrada pelo jornalista e crítico de música Juarez Fonseca e pelo maestro Tiago Flores. As inscrições são por ordem de chegada.

arte urbana está presente na Virada com um passeio pela ZIS POA – Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre, que compreende bairros do 4º Distrito. O roteiro turístico-cultural ZIS Grafite convida os participantes a percorrerem a pé uma série de ruas, imóveis inventariados pelo patrimônio histórico e pontos de referência para os moradores, ao mesmo tempo em que poderão apreciar murais e obras dos artistas Grimm, Careca, Trampo, Reis, Renan Santos, Binho Ribeiro, Borrão, Maick e Erick. As obras serão produzidas pela Virada Sustentável e os artistas vão criar seis painéis, em pontos entre a antiga Cervejaria Bopp e a UDC – Unidade de Destino Correto Câncio Gomes, do DMLU. O projeto ZIS Grafite apresenta este diálogo entre o histórico e o contemporâneo, entre o ambiental e o cultural, valorizando as suas peculiaridades e apresentando a arte urbana como motor para a promoção da sustentabilidade relacionada com cultura e meio ambiente.

Esportes

Além das atividades esportivas que acontecem nos EcoPontos Parque da Redenção e SESC Campestre – como ecotrilhas e slackline -, a Virada organiza uma grande pedalada no domingo de manhã, dia 02 de abril. O Pedalando da Virada tem início às 09h, em dois pontos de encontro: a Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2000) e o Velódromo de Porto Alegre (Av. Ipiranga, 1 – Praia de Belas). O objetivo é reunir o maior número de ciclistas para um passeio de bicicleta, com chegada no Parque da Redenção, às 11h30, para o show de encerramento da Virada 2017.

 

Gastronomia

A temática Ecogastronomia e Alimentação Saudável ganha uma intensa programação durante a segunda edição da Virada. No EcoPonto do Parque da Redençãoacontece a Virada Ecogastronômica, com diversas atividades como mesas de debate, rodas de conversa, lançamentos de livros, Feira de Produtos Naturais e o Fórum Ecogastronômico, que vai receber ecochefs e professores de gastronomia da Unisinos. Os chefs vão cozinhar em pleno Parque, demonstrando a utilização de PANCs, frutas nativas e a produção de alimentos.

A Virada Ecogastronômica recebe uma convidada especial: a ecochef uruguaia Laura Rosano, coordenadora do Slow Food Internacional no Uruguai e codiretora da empresa Verde Oliva, que organiza oficinas de educação alimentar, pesquisa e fomento da cozinha regional uruguaia em escolas de seu país. Chef especializada em cozinha regional e mediterrânea, Laura é pós-graduada em Dieta Mediterrânea e mestre em Cozinha Contemporânea pela Universidade de Barcelona. Pesquisadora e autora de um livro de receitas com frutos nativos do seu país, é produtora orgânica certificada de frutos nativos desde 2008, em San Luis Canelones, no Uruguai. 

 

Empreendedorismo inovador

Além dos seminários que abordam diretamente o tema do empreendedorismo inovador (Seminário Marcas Sustentáveis e Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade), a Virada 2017 promove a Feira Boas Ideias de Sustentabilidade, que irá reunir, no EcoPonto Vila Flores, iniciativas locais com foco em produtos sustentáveis, que utilizam o reaproveitamento de materiais (upcycling) ou matérias primas cujas origens auxiliam a preservação do meio ambiente (recicladas ou orgânicas), e também respeitam as pessoas envolvidas no processo de produção.

A feira busca valorizar a produção das marcas, os projetos e iniciativas que trabalham  com aspectos da cultura e economia locais, promovendo desenvolvimento e disseminação da cultura mais sustentável.

Alguns dos empreendimentos já confirmados: Cesta Feira, Clau Stampas, Colibrii, Ecosouvenir, Estúdio Hybrido, Horteria, Humanus, Luz Feito à Mão – Oficina de Iluminação,Preza, Re-ciclo, SHIELDMAIDEN, Solabici, SUEKA, Villaget Re Criar, Lá de Casa Gastronomia, VegAmor, Solabici Café, Diefen Bier e Soda italiana.

 

Serviço

Virada Sustentável Porto Alegre 2017

De 30 de março a 02 de abril de 2017

Seminários | oficinas | espetáculos musicais | mostras de cinema | arte urbana | feiras de inovação e gastronomia | atividades esportivas | rodas de conversa | espetáculos teatrais | ações de sustentabilidade e recolhimento de resíduos

 

Programação completa: https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2017/programacao.html

 

Ecopontos:

Parque da Redenção | Parque Farroupilha – Av. João Pessoa, s/n – Cidade Baixa

Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico

Associação Cultural Vila Flores | Rua São Carlos, 759 – Floresta

SESC Campestre | Av. Protásio Alves, 6220 – Alto Petrópolis

 

Por: Adriana Martorano