Prefeitura anuncia a programação da semana de aniversário dos 245 anos de Porto Alegre

Em entrevista coletiva, nesta quarta feira, dia 15 de março, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnioranunciou oficialmente a programação da 58ª Semana de Porto Alegre, que ocorrerá entre os dias 19 e 27 de março. O evento ocorreu na Cinemateca Capitólio e apresentou à imprensa uma grade com mais de 500 atividades durante os nove dias de comemorações. O aniversário de 245 anos da capital é comemorado em 26 de março.

Porto Alegre viverá entre os dias 19 e 27 de março uma semana de redescobertas e descobertas, em seus 245 anos. Levar os moradores para a rua e fazer a comunidade repensar a vida da cidade, e a vida na cidade, é a proposta da Semana de Aniversário de Porto Alegre, que terá vias públicas da Capital como palco principal e os moradores como protagonistas. É o envolvimento da comunidade em geral que está permitindo a realização da festa em meio à atual dificuldade enfrentada pelos cofres públicos.

Apesar das dificuldades financeiras do município, a comemoração do aniversário da cidade acabou se revelando um momento de superação para os gestores públicos, servidores e todos os envolvidos na organização das quase 500 atividades previstas ao longo de nove dias. “A Semana de Porto Alegre é um símbolo de atitude, de transparência e de inovação por uma nova forma de fazer, buscando a cidade que queremos. E tudo só está acontecendo com a participação de instituições públicas estaduais e federais, de pessoas físicas e jurídicas que estão doando seu tempo para começarmos a construir uma nova realidade”, defendeu o prefeito Nelson Marchezan Júnior, durante a entrevista coletiva de lançamento.

PROGRAMAÇÃO
Da organização inicial à realização, a prefeitura convida os moradores a construir a cidade por meio de suas intervenções, incluindo a justa cobrança do trabalho dos governantes. A ideia central nos bastidores da festa e das 497 atividades culturais, de cidadania, saúde e empreendedorismo, é desenvolver uma obra conjunta. Foi o apoio da iniciativa privada, Ongs, coletivos artísticos e diferentes instituições que permitiram construir uma festa sem a demanda de recursos públicos. “A programação não é só cultura; é uma semana de todas as forças produtivas e construtivas de Porto Alegre”, afirmou o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, que coordena o projeto.

No dia 19, início das comemorações, o ministro da Cultura, Roberto Freire, virá a Porto Alegre pela primeira vez no comando da pasta. A abrangência e inovação que a atual administração da cidade está implementando e que unem o poder público e os moradores vão além da gestão da cidade: passam pelo amor que se tem pelo local onde se vive, pelos seus vizinhos e recantos, históricos ou contemporâneos. E principalmente por iniciativas. É isso que será celebrado ao longo da festa de 245 anos da Capital. Em noves dias de intensa programação, cidadãos, empresários e poder público vão se unir e promover ações que ocuparão do centro à periferia, dos parques às vias públicas, passando pelo Guaíba, em pontos históricos e até mesmo em locais transitórios, como paradas de ônibus.

ABERTURA
Na abertura, em 19 de março, o público vai ocupar o Museu Joaquim Felizardo e sua área verde, em um grande piquenique artístico-gastronômico no bairro Cidade Baixa. Os artistas de rua da Capital estão sendo convidados a incrementar a grande festa no entorno do casarão. Integrados ao piquenique comunitário marcado para 19 de março, no pátio do museu, na rua João Alfredo, 582, atores, malabaristas, palhaços, dançarinos e músicos poderão mostrar o melhor da arte popular feita em Porto Alegre, entre a rua da República e rua Joaquim Nabuco, que estará fechada para o trânsito das 6h às 21h.

Nesta edição, a Marinha do Brasil retoma sua participação nas festividades, trazendo à Capital um navio que será aberto à visitação durante o evento. A Banda Marcial da Marinha, com a ala de gaiteiros, também marca o retorno da instituição à Semana de Aniversário de Porto Alegre. A aproximação com as águas que delimitam a cidade será feita, ainda, por meio de passeios gratuitos de Catamarã. O Dia Mundial da Água, por sinal, celebrado em 22 de março, será marcado por uma ação especial do Dmae. Outra data histórica que ganhará destaque ao longo da semana é o Dia Contra o Racismo, em 26 de março, no Largo Zumbi dos Palmares.

A música feita na cidade, por seus moradores, vai ressoar de diferentes formas, sendo a mais simbólica a apresentação da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, com participação da Banda Municipal na escadaria da Igreja das Dores, no dia 26. Também terá eco a música mais popular do país, com as escolas de samba da cidade desfilando no Porto Seco. Como parte da descentralização, shows de talentos artísticos vão ser realizados em diferentes bairros, como Partenon e no Eixo Baltazar, na zona Norte.

Nas atividades cênicas, grandes espetáculos locais serão apresentados gratuitamente, como Anatome, dirigido por Carlota Albuquerque, no dia 25. Já a sétima arte será comemorada com a inauguração do novo projetor da Cinemateca Capitólio, no dia 27 de março. Duas ações tradicionais, a entrega Medalha de Porto Alegre e a 14ª edição da Corrida de Aniversário também estão no circuito de atividades. Os esportes terão sequencia com atividades como o torneio de futebol Copa dos Refugiados, disputada por imigrantes representando seus países. Na área da saúde, o marco é a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que irá operar até as 22h, na av. Bento Gonçalves, 6.670.

E para que a Porto Alegre se mantenha nas mãos dos moradores além da semana oficial e dentro do conceito de ser uma cidade startup, a Procempa lançará aplicativos e novidades como a possibilidade de pagamentos de passagens de ônibus e lotação com cartões de crédito e débito, reduzindo a circulação de dinheiro nos veículos, desestimulando assaltos e facilitando a vida dos moradores. Ainda na área de tecnologia, a Semana de Porto Alegre vai abrigar o primeiro teste para implantação de carros elétricos compartilhados em diferentes bairros da cidade, em parceria com diferentes empresas.

É a parceria com o setor privado que está permitindo ao município organizar a extensa programação sem custos. A Semana de Porto Alegre terá o patrocínio da Caixa e Governo Federal, com apoio gastronômico dos restaurantes Bah e Peppo Cucina.

 

58ª SEMANA DE PORTO ALEGRE
Aniversário de 245 anos da capital gaúcha
De 19 a 27 de março de 2017

Evento: < a href="https://www.facebook.com/events/1158923947564308/" target="_blank">58ª Semana de Porto Alegre – 245 anos>
A programação completa pode ser conferida no site lançado especialmente para as festividades de aniversário: http://aniversario.portoalegre.rs.gov.br/aniversario/#faixa

Foto: Luciano Lanes

Fonte: PMPA