Exposição “Esquinas do Tempo” homenageia os 245 anos de Porto Alegre

De 2 de março a 27 de abril, a Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso à plataforma de embarque na Estação Mercado, recebe a exposição “Esquinas do Tempo”. O projeto é uma homenagem aos 245 anos da capital, com ilustrações de Simone Correa Miranda e curadoria de Amanda Mensch Eltz e Edna Ávila. O projeto em sua totalidade – como ilustrações, telas e documentos -, estará em exposição de 21 de março a 28 de maio, no Centro Histórico Cultural da Santa Casa.

A exposição foi idealizada em julho de 2016, após um trabalho realizado juntamente com estagiários do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Nas pesquisas, verificamos que os personagens retratados são figuras presentes na história da Santa Casa e da cidade de Porto Alegre e que muitas ruas levam seus nomes. Logo, pensei: quantas pessoas circulam pelas ruas da capital e se indagam quem foi fulano de tal?”, conta a curadora de arte Amanda.

A mostra apresenta figuras proeminentes da cidade e da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, presentes nos diversos espaços urbanos, como ruas, avenidas, largos, entre outros. A partir desse questionamento, a exposição convida a conhecer os personagens históricos da cidade, tais como Luciana de Abreu, Ótavio Rocha, Mario Motta, General Lima e Silva, Archymedes Fortini e Déa Coufal.

Serviço
O quê: Esquinas do tempo
Quando: de 2 de março a 27 de abril, das 5h às 23h20.
Onde: Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).

Fonte: Jânio Ayres – Trensurb