Últimos dias para ver a exposição de Vera Carlotto no MARGS

Segue até domingo, 15 de janeiro, no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS, a exposição Calçadas – Pedras, Memórias e Pulsações, da artista visual e fotógrafa Vera Carlotto. Mais de duas mil pessoas já visitaram a Mostra, que ocupa as Salas Negras e está composta por27 imagens, uma obra sonora e um vídeo. A exposição tem entrada franca.

A exposição é resultado de um trabalho de pesquisa realizado há cinco anos por Vera, que durante esse período capturou mais de três mil imagens da pedra basáltica das calçadas de Porto Alegre. A pedra basáltica é utilizada em abundância na pavimentação da cidade de Porto Alegre. Com a passagem do tempo,linhas, cores e formas surgem em sua superfície, devido à riqueza de material mineral que existe em sua composição, entre eles, o óxido de ferro. A forma de extração, a exposição às intempéries e a fusão dos minerais com outros elementos da natureza produzem verdadeiros desenhos.

No trabalho de Vera, o grafismo revelado pela natureza ganhou cores e novos caminhos. Por isso, a exposição Calçadas – Pedras, Memórias e Pulsações é mais do que simplesmente um trabalho estético. A artista trabalhou com três temas em seu imaginário: Natureza, Rupestre e Curvas. Dessa forma, as imagens representam camadas de rastros, respirações, pulsações, memórias, cores, linhas e formas, traduzindo em arte a superfície dura das pedras e instigando o observador a decifrá-las: “Inúmeras vezes durante o período de observação das calçadas fui abordada por pessoas que se dispuseram a me ajudar a procurar um suposto objeto perdido. Eu contava que não havia perdido nada, que eu estava à procura de imagens, desenhos nas pedras. Quando eu mostrava o que estava vendo, elas ficavam surpreendidas e entravam no meu processo! Aí eu sacava a máquina e capturava a imagem. Isso me impulsionou a ir mais fundo neste trabalho, buscando provocar desaceleração e observação. A intenção é chamar atenção para a arte contida nessa pedra cinzenta – e, aparentemente, nada atrativa- que reveste a maioria das calçadas de Porto Alegre”, conta a artista.

Vera Carlotto utiliza a fotografia como um suporte sobre o qual procura expressar uma narrativa poética. Em seu trabalho artístico, foge da estética do instantâneo, construindo imagens lentas e interferindo no ato fotográfico, seja por meios eletrônicos ou não. Nascida em Porto Alegre, em 1962, Vera é fotógrafa profissional, artista visual e professora. Formada em Fotografia pela ESPM, morou em Londres nos anos 90, onde se dedicou à escultura e estudou na Richmond Adult & Community College. Em 2012, realizou a exposição individual chamada “Port0nírico”, uma homenagem aos 240 anos de Porto Alegre, no Solar dos Câmara. Em 2014, teve a sua fotografia “Caminhar” exposta na Artblend Gallery – Fort Lauderdale/Florida, no Brazilian Eyes a Jade Matarazzo Project. Em 2015, participou da 1ª Bienal C, da Associação Rio Grandense de Artes Plásticas Chico Lisboa, com imagens da série “Palavra Escrita”. A imagem “Mercado” fez parte da exposição coletiva da Chico Lisboa “20X20 e Outros Formatos”, na galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre. Em 2016, através da Chico Lisboa, participou do festival de Arte Contemporânea Paratissima Lisboa, em Portugal, com imagens da série “Palavra Escrita”. As imagens “Aridez” e “Silence”fizeram parte do projeto Mosaicografia, uma exposição coletiva que reuniu grandes fotógrafos nacionais e internacionais no Largo Glênio Peres em Porto Alegre.

 

Serviço

Exposição Calçadas – Pedras, Memórias e Pulsações, de Vera Carlotto

Visitação até 15 de janeiro de 2017 – terça a domingo, das 10h às 19h.

Entrada Franca

Local: Salas Negras do MARGS – Praça da Alfândega, s./n. Centro Histórico, Porto Alegre

Agendamento de visitas mediadas: educativo@margs.rs.gov.br.

Telefone: 51 32272311

www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

 

Apoio

Agência Capella

Associação Chico Lisboa

Enygma Filmes

FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas)

IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil)

SAERGS (Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul)

Print Paper

Radioativa

Viacolor

Café do MARGS

Arteeplantas

Celulose Riograndense AAMARGS

 

Realização

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Detalhes técnicos das obras:

Na exposição são apresentados 27 quadros, sendo dez em tamanho 100x100cm, dezesseis em tamanho 50x50cm e um no tamanho 110x170cm, emoldurados como pôster e impressos em papel hahnemüler – Museu etging 350.

As imagens estão dispostas no espaço expositivo da seguinte forma:

Na primeira sala, cinco imagens de 100x100cm e uma imagem de 170x110cm, com os temas Natureza e Rupestre, além de uma instalação de uma pedra basáltica de calçada.

Na segunda sala, três blocos de imagens dispostos um em cada parede. Natureza – duas imagens no tamanho 100x100cm e seis imagens em tamanho 50x50cm. Rupestre – uma imagem 100x100cm e cinco imagens 50x50cm. Círculos – duas imagens no tamanho 100 x100cm e quatro imagens de 50x50cm. Nessa sala também estará a videoinstalação.

Além dos quadros, um poema da artista está gravado com giz nas paredes, próximo aos rodapés, e uma instalação sonora preenche o som do ambiente.

 

Por: Adriana Martorano