Projeto Kombina celebra dois anos com festival no Barra Shopping Sul

Até 18 de dezembro, o Barra Shopping Sul recebe o Kombina Fest, evento que oferece o que o Projeto Kombina sabe fazer de melhor: levar arte, cultura e brincadeiras para todos, em todos os lados. O evento acontece todos os dias das 10h às 22h, ao lado da loja Superlegal. O festival celebra o aniversário de dois anos do projeto que busca democratizar o acesso à arte, andando pela rua e convidando a todos para um encontro em torno de exposições, livros e brinquedos. Em 2016, o Projeto Kombina recebeu a menção honrosa José Mindlin no Prêmio Vivaleitura, ação conjunta dos Ministérios da Cultura e da Educação, além do 3º Prêmio Destaque Panvel em Cena, na categoria Cultura.

kombina-fest

A estrela do Kombina Fest é o Minimuseu do Brinquedo Koisas de Alice, que estará com uma nova coleção de marionetes e brinquedos de todas as épocas. O acervo do Minimuseu fica guardado em uma Kombi 1961, original, totalmente revigorada para atender às necessidades do projeto, mas sem perder suas características históricas. “Colecionar sempre fez parte da vida de Alice Urbim, a grande inspiradora desse projeto”, afirma a idealizadora do Projeto Kombina, a escritora Chris Dias. “Mostrar as coleções e deixar que todos se encantem é o que nos mobilizou a criar o minimuseu do brinquedo”, ressalta.

Diversas atrações

Além do Minimuseu do Brinquedo, durante a semana o Kombina Fest recebe o museu de Clara Pechansky – que celebrou 60 anos de carreira em 2016 –, exposição de fotos de Luís Ventura, o Cantinho da Leitura e Criação de Histórias, e o Espaço para Criar e Brincar com Arte, oferecendo atividades que agradam a todas as idades. Nos dias 17 e 18 de dezembro, o evento conta com oficinas de brincadeiras da cultura popular, minifábrica de brinquedos e jogos cantados, das 16h às 20h. Os visitantes poderão conferir ainda o livro interativo “Cadê a Princesa?”, com texto da escritora Chris Dias, vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura 2016, na categoria Infantil, com a obra “Então quem é?”.

Caravana da Kombina

Para o encerramento do festival, no dia 18 de dezembro, as três kombis do projeto – Kombina da Chris, Kombi Carlos e Minimuseu do Brinquedo Koisas da Alice – estarão no local com seu acervo de cultura popular, leitura e artes integradas. Esta já é uma preparação para a caravana que acontece de 3 a 9 de janeiro, saindo de Porto Alegre com destino ao Uruguai. O roteiro vai homenagear o escritor Carlos Urbim e a poetisa uruguaia Juana de Ibarbourou, e passará pelas cidades de Melo, Piriápolis, Montevidéu, Taquarembó e Santana do Livramento.

Juana de Ibarbourou inspirou a obra de Urbim intitulada “Dona Juana” (1993), reeditada em 2005 como “Lata de tesouros”, uma narrativa envolvente de memórias imaginadas, que mistura realidade e fantasia. A caravana da Kombina acontece com apoio institucional do Consulado Geral do Uruguai e do Instituto Estadual do Livro (IEL). Quem for conferir o Kombina Fest já terá um gostinho de como será essa viagem pelas estradas do Sul do mundo.

SERVIÇO: 

O que: Kombina Fest

Onde: Barra Shopping Sul – Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal

Quando: de 10 a 18 de dezembro, das 10h às 22h.

                 Oficinas aos finais de semana: das 16h às 20h

ENTRADA FRANCA  

 

 

Por: Julia Aseff