Grupo Nós Mimo promove workshop e espetáculo gratuitos em Porto Alegre

Foto: Francine Tisiam

Nos dias 05 e 06 de novembro Porto Alegre recebe o Grupo Nós Mimo – Núcleo de Pesquisa para Linguagem Corporal que promove até 17 de novembro uma circulação por oito cidades do Rio Grande do Sul, com apresentações do espetáculo “Fritz” e realização de Workshop sobre processo de criação cênica, com entrada franca, classificação acima de 16 anos.

Foto: Francine Tisiam
Foto: Francine Tisiam

Em sua pesquisa, o Nós Mimo, fundado pelos atores Alessandro Müller e Luana Michel em 2010, mapeia as discussões, técnicas e treinamentos sobre o corpo. O workshop promovido pelo grupo ocorre no dia 05 de novembro, às 15h na Cia de Arte, com o objetivo de produzir uma criação que trabalhe as linguagens em que a interpretação física do ator esteja presente. A atividade parte da experiência prática da personagem Fritz, um palhaço que se utiliza das técnicas de mimo corpórea para fazer performances de rua. Inscrições pelo e-mail nosmimo@gmail.com.

No domingo, 06 de novembro, Fritz estará no Parque da Redenção para apresentação gratuita. O espetáculo de mímica com mesmo nome que seu protagonista é baseado na apresentação de cenas clássicas e de quadros de humor sutil e refinado, utiliza de objetos e perspectivas cotidianas buscando abordar a relação do capitalismo com o indivíduo presente na sociedade atual.

A turnê do grupo, financiada pela Secretaria de Estado da Cultura através do Pró-Cultura RS, passará por Canela, Gramado, Caxias do Sul, Veranópolis, Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Canoas. Para mais informações sobre as apresentações e workshops, acesse:http://www.gruponosmimo.com/agenda.

 

Fritz – sinopse

Fritz passa a desejar o chapéu do capitalismo assim que este surge em seu caminho, atentado por seu desejo, pensa apenas no status que o novo irá lhe trazer. O que Fritz não imaginaria é que este chapéu possui vida própria, ora anda, ora está pesado e depois passa a flutuar.

Ao conseguir vestir o chapéu, Fritz passa a ter reações estranhas em seu corpo, movimentos involuntários, repentinos e descontrolados. Logo percebe que está preso num mundo de ilusões causadas por este chapéu, descobrindo-o assim, como seu opressor, tirando a sua liberdade de existência e decisão.

Frustrado com a aquisição, Fritz passa a querer livrar-se do belo e poderoso chapéu, para conseguir assim, voltar à liberdade que antes possuía. O espetáculo de mímica é baseado em cenas clássicas e de quadros de humor sutil e refinado. Através da utilização de objetos e perspectivas cotidianas busca abordar a relação do capitalismo com o indivíduo na sociedade atual.

Duração: 50 minutos

Faixa etária: Livre

 

Nós Mimo – Núcleo de Pesquisa para Linguagem Corporal

Os atores Alessandro Müller e Luana Michel iniciam em 2010 uma proposta de trabalho em grupo coletivo, criando o Grupo Nós Mimo Núcleo de Pesquisa para Linguagem Corporal Cavalo Marinho. Tendo como característica a linguagem do teatro de rua e o estudo em cima das técnicas de linguagem corporal, mimo corporal dramática, pantomima e palhaço.

Atua com a ideologia de levar o trabalho do ator até os segmentos privados de arte e de difícil acesso. Com a intenção de reinventar constantemente no público a necessidade permanente da utopia. O Grupo Nós Mimo vem buscando representar o renascimento da sensibilidade, sendo possível lutar contra um sistema embrutecido, o domínio do capital e do mercado.

Desde seu primeiro ano de existência o grupo leva suas apresentações para os bairros descentralizados da sua cidade e estado, com o intuito de levar arte para aqueles que possuem difícil acesso e são carentes por ela.

 

Nós Mimo – turnê RS

Porto Alegre

05 de novembro – workshop | 15h, Cia de Arte – Rua dos Andradas, 1780 | Inscrições: nosmimo@gmail.com

06 de novembro – Fritz | 16h, Parque da Redenção | Entrada Franca

 

Por: Bruna Paulin