Exposição e som eletrônico revelam cultura das pistas de dança na Fundação Ecarta

A mostra coletiva _The Dance Party_ acontece entre os dias 7 a 21 de outubro na Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943), com entrada franca. A exposição que reunirá nove artistas brasileiros e estrangeiros, com diferentes origens e propostas, busca investigar as interações entre a arte e a cultura das pistas de dança – e os reflexos disso no cotidiano. A mostra integra a programação da terceira edição do Festival Kino Beat de música e performance audiovisual multimídia. A curadoria é de Gabriel Cevallos e Leo Felipe.

the-dance-party_deh-dullius_credito-felipe-gaieski

Gestada nos clubes noturnos de Londres e Nova York ainda nos anos 1970, a atmosfera que envolve as pistas de dança vai muito além da música e da performance de quem está ali, obviamente, dançando. Os comportamentos, a moda e a ideologia deste universo influencia, há 40 anos, os costumes, o consumo, a política e a produção artística de toda uma geração que encontrou nestes locais as suas referências. A mostra promete uma releitura destes cenários e uma interpretação da influência que esta cultura teve – e tem – na sociedade.

Além das obras e performances dos artistas, a programação inclui um registro do que é considerado a primeira rave urbana brasileira, uma festa que ocorreu simultaneamente em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, em 1992. O seminário _A Teoria da Festa_ vai discutir, com base em pressupostos teóricos, as questões políticas e epistemológicas deste movimento.

A abertura acontece na sexta-feira (07.10), às 20h30, com a cantora, compositora e produtora musical carioca e radicada em São Paulo, Érica Alves. A cantora apresentará algumas de suas canções em formato eletrônico com sintetizadores e drum machines, explorando sonoridades que vão do house e techno ao pós-punk. Ainda no dia da abertura, a partir das 22h, haverá uma festa de ocupação do coletivo Arruaça com apresentações dos Djs Alies, Érica Alves, Cashu, L_cio e Dominik.

 

Serviço:

O que: Mostra artística coletiva The Dance Party

Quando: abertura na sexta-feira (07.10), às 20h30, com Érica Alves. Visitação para a exposição: de 7 a 21 de outubro (de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h)

Onde: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, em Porto Alegre)

Entrada franca

 

Por: Renatha Morés