Frank Jorge e equipe falam sobre composição, referências e processo do longa-metragem “Nós duas descendo a escada”

Neste sábado, dia 1˚ de outubro, o músico Frank Jorge e a equipe do filme conversam sobre a música de Nós Duas Descendo a Escada. O bate-papo será mediado pelo jornalista e crítico Rodrigo de Oliveira (Unisinos FM), e contará com a presença do diretor Fabiano de Souza e do montador Milton do Prado. A sessão do filme será na sala Eduardo Hirtz, na Casa de Cultura, às 19 horas, e o debate ocorrerá posteriormente no segundo andar do Boteko Andradas, na frente do centro cultural.

frank-jorge-768x512

Nós Duas Descendo a Escada narra os encontros e desencontros amorosos entre Adri (Miriã Possani) e Mona (Carina Dias), durante nove meses.  Esse périplo é embalado por temas originais criados por Frank, versões de canções de compositores como Arnaldo Antunes, Péricles Cavalcanti e Nei Lisboa, e músicas de Karina Buhr, Júpiter Maçã, entre outras. Ainda, as baladas noturnas mostradas no filme são coloridas por músicas de 4Nazzo e DJ Dolores. E como bônus, a música Me Ajude a Lembrar, que Frank compôs especialmente para o filme e que ganhou um videoclipe já histórico ( www.youtube.com/watch?v=HakSuWCy7fI).

A música também está presente dos diálogos do filme, com citações que vão de Cartola (O Mundo é o Moinho) a DeFalla (Não me Mande Flores), passando por Caetano Veloso (O Quereres), Itamar Assumpção (Vou Tirar Você do Dicionário) e Sérgio Sampaio (Bandido Policia Cachorro Dentista).

Ao mesmo tempo, a montagem de Milton do Prado utiliza a música para chegar a climas especiais, como no momento em que a música Eu sei sofrer (Noel Rosa), na voz de Aracy de Almeida, se sobrepõe a imagens de Nova Iorque, evidenciando o sofrimento da personagem Adri.

A música de Nós Duas Descendo a Escada vem chamando a atenção do público, da imprensa e da critica. “Como cereja do bolo, a ótima trilha sonora, baseada em temas de Frank Jorge e belas canções de artistas como Karina Buhr, Tulipa Ruiz e Arthur de Faria, pontua com sensibilidade a narrativa” (André Kleinert – Anti-dicas de Cinema).

“Outro belo destaque do filme é a sua trilha sonora, recheada de canções tão saborosas que deveriam constar em um CD encartado em uma futura edição em DVD do filme (dreaming is free)” (Ailton Monteiro – Diário de um Cinéfilo).

“Nós Duas Descendo a Escada se revela quase um musical” (Rodrigo de Oliveira – Papo de Cinema).

“Mais um ponto positivo é a trilha sonora, que tem apelo forte em todo o enredo” (Carolina Bivard – Lesworld). “A trilha sonora se encaixa perfeitamente com o filme” (Bira Megda – Quadro por Quadro).

 

Serviço:

O QUÊ: Debate A MÚSICA DE NÓS DUAS DESCENDO A ESCADA – Frank Jorge e equipe conversam sobre composição, referência e processo

QUANDO: a sessão do filme é sábado, 1/10, às 19h00 (na CCMQ) O debate começa logo depois, às 20h45.

ONDE: no Boteko Andradas (R. dos Andradas, 741 – Fone: 3226-8525)

QUANTO: o bate-papo é de graça. Para a sessão, ingressos a R$ 14,00 (meia-entrada R$ 7,00).

POR QUÊ: para conversar sobre o filme, as músicas, o processo de composição e gravação, trilha sonora em geral.

 

Por: Lucas Thompson