Prêmio Empreendedor Cultural promove curso “Inovação em Projetos 2.0”

Atividade integra o programa de formação do Prêmio e será ministrada pelo curador do projeto, André Martinez

Que habilidades precisamos para empreender e mudar a realidade que está ao nosso redor? Gestores, produtores e profissionais estão cada dia mais em busca desta resposta. O curso “Inovação em Projetos 2.0” propõe um amplo diálogo teórico e prático sobre inovação a partir da inteligência sociocriativa, uma linguagem de padrões e princípios para pensar e praticar em empreendimentos pessoais e coletivos, projetos e organizações. A atividade acontece em Santa Cruz do Sul, entre os dias 29 de setembro a 01 de outubro no Espaço Camarim. O Prêmio Empreendedor Cultural (www.empreendedorcultural.com.br) é realizado pela Cida Cultural e tem patrocínio da AES Sul.

O curso “Inovação em Projetos 2.0”, ministrado por André Martinez (http://www.andremartinez.info) propõe ajudar empreendedores e gestores a descobrirem e desenvolverem habilidades para que possam inovar de uma forma mais viva e humana, transformando-se internamente para transformar a realidade exterior. Serão trabalhadas cinco habilidades para inovar de maneira sociocriativa: “Observar e distinguir”, “Ouvir e compreender”, “Inspirar-se, inspirar”, “Criar dinergia” e “Manter-se bem vivo”. Para se inscrever basta acessar http://www.eventick.com.br/inovacao-em-projetos-20. Será cobrado um valor simbólico de R$ 60,00.

A inteligência sociocriativa busca um tipo de empreendedorismo mais harmônico e humano, apoiado em capacidade de escuta e observação, atento aos princípios de organização dos projetos e com sensibilidade para os processos vivos cocriativos. É uma metodologia colaborativa em construção com e para artistas, criativos, realizadores culturais, organizações sociais, fundações e institutos empresariais, coletivos, pontos de cultura, startups, Empresas B, negócios criativos, entre outros agentes que trabalham na conexão cultura e inovação. Saiba mais em http://empreendedorcultural.com.br/curso/

Sobre o ministrante:

André Martinez é pesquisador independente, consultor, curador, filmmaker, professor e conferencista e diretor da Aprax Inovação Viva. Atuando há mais de 20 anos na economia criativa, é pioneiro no desenvolvimento de modelos de gestão para lidar com as transversalidades da cultura no contexto brasileiro. Consultor de empresas e fundações que estão entre as de maior influência no país, atualmente dedica-se principalmente ao estudo, design e ativação de estratégias e arranjos que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de fluxos e processos criativos. Coautor do Guia do Empreendedor Sociocultural e autor do livro Democracia Audiovisual. Dirigiu a Fundação Cinema RS. Foi coordenador de cultura do Sesc RS e membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. Em 2010, em parceira com a Lung, co-idealizou a metodologia de Inteligência Social da primeira wikicidade do mundo, PortoAlegre.cc. Sua pesquisa independente é gerida pelo Laboratório de Inteligência Sociocriativa, startup cocriada com a realizadora Claudia Taddei para a investigação-ação de métodos de design e gestão.

Sobre o Prêmio:

O Prêmio Empreendedor Cultural, patrocinado pela AES Sul, busca estimular produtores que fazem a diferença em suas comunidades, oferecendo formação, recursos financeiros e acompanhamento técnico. Na terceira edição serão destinados 200 mil reais para projetos culturais de quaisquer segmentos ou linguagens artísticas. Os finalistas participarão de uma Residência Sociocriativa, onde poderão intercambiar conhecimento para aperfeiçoar seus empreendimentos antes da escolha final dos premiados. Os projetos deverão ser realizados por produtores em quaisquer dos 118 municípios da área de abrangência da AES Sul. As inscrições serão feitas pelo site www.empreendedorcultural.com.br, até o dia 21 de outubro. Para participar é preciso ser produtor pessoa jurídica com fins lucrativos, habilitado no Sistema Pró-Cultura RS e estar sediado na área de abrangência do prêmio. O projeto não precisa estar inscrito na LIC RS.

Sobre a realizadora:

A Cida Cultural é uma empresa que atua há quase 30 anos no mercado cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil. Especializada em gestão, planejamento e produção em projetos culturais. A empresa provê assessoria técnica e soluções altamente especializadas em patrocínio cultural e investimento sociocultural privado.

Programação curso:

Onde? Espaço Camarim – Rua Marechal Floriano, 332, Santa Cruz do Sul / RS.
Quando? Dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro de 2016. Das 09h às 18h.
Quanto? R$ 60,00.
Como participar? Acesse www.eventick.com.br/inovacao-em-projetos-20 e faça sua inscrição.
Apoios locais: Espaço Camarim; Restaurante Comabem; Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul, através do Núcleo de Arte e Cultura; Casa de Chá e Padaria Pritsch; Hotel Charrua e Vértice Assessoria Criativa.

Vídeo ilustrativo: https://www.youtube.com/watch?v=2oiuA94vx-o
Crédito da Foto: Simone Sartori