Palco Musical traz o violão, a voz e a levada jazzy de Kaaren Volkmann no Café Fon Fon

Depois de percorrer a Alemanha e a França, onde lançou o álbum KAA, entre junho e agosto, a cantora e compositora Kaaren Volkmann está de volta a Porto Alegre, onde é a próxima atração do projeto Café Fon Fon – Palco Musical. O show ocorre no dia 22 de setembro, quinta-feira, às 21h30min, no espaço cultural localizado na Vieira de Castro, n° 20. O projeto recebeu o Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Funarte.

 Foto: Thomaz Crocco
Foto: Thomaz Crocco

Kaaren Volkmann traz a cultura brasileira no sangue. A diversidade de sua descendência europeia, a vivência africana, americana e indígena, se refletem nas canções que compõem. Do samba-rock à bossa, da capoeira ao jazz flui a mistura que inspira essa jovem cantora, que está sempre acompanhada de seu violão. Com essa essência e profundidade, Karen voou tipo pássaro para a Europa com o disco intitulado KAA, que traz o inicio do seu nome e a referencia do mato em tupi-guarani.

KAA traz elementos da verdade da cantora e das diversas influências musicais que integram seu trabalho, desde que começou a cantar afinado aos três anos de idade. Os arranjos nas vozes femininas, originados da vivência em grupos vocais; a percussão improvisada; as palmas da roda de capoeira; alusão ao scatt jazzistico; com melodias claras e universais que soaram nas vozes dos franceses e alemães que assistiram aos shows da cantora na Europa.

– Meus textos fazem referência da natureza, dos bichos, da mata, das ondas, da leveza, da mudança, do tocar a vida pra frente. Como tantas mulheres brasileiras e únicas, dona da sua história e curiosa por sua identidade – do mar, do mato e da cidade. Forte e sem deixar de ser feminina, diz. Em KAA, a compositora canta o amor pelo pai alemão e a cultura indígena ensinada pela mãe, o viajar, o ir para outro lugar, encontrar o seu caminho, de descobrir o que é ser brasileira, de ir pro mundo, ser feliz, voltar pra agua e pra casa. Porque hoje ela mora no mar.

De arte diversificada, Kaaren ja recebeu elogios de Bob Dylan, na abertura do show do mito em Porto Alegre. Cantou no Grupo Expresso 25, integrou bandas de jazz, foi batuqueira no grupo Maracatu Truvão, de Porto Alegre, e grupos de baque virado no Carnaval de Recife. Graduou-se em Musicoterapia e trabalhou com música em hospital psiquiátrico. Em retorno ao Brasil, além da agenda de shows, volta para Santa Catarina para finalizar o segundo álbum que já conta com Kiko Freitas na bateria e Phillipe Baden Powell no piano (o filho do mestre Baden). ‘E muita coisa boa acontecendo’ conta a cantora feliz com o resultado do trabalho e vida.

A intérprete possui um videoclipe com roteiro e direção de Vincent Moon, cineasta francês reconhecido por filmar rituais e grandes artistas brasileiros. O vídeo foi feito na Praia da Silveira, onde também foram registradas as canções autorais da cantora, como Embauba, Ilue, Leru Leru e A vila. (https://www.youtube.com/watch?v=LzJ9huXnvrE).

Sobre o projeto

O projeto Café Fon Fon – Palco Musical busca ampliar a oferta de programação continuada para a música popular oferecida pelo Café Fon Fon desde 2012. É viabilizado com recursos do Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Funarte.

Além de shows, a programação incluirá a realização de workshops com os artistas convidados, com a finalidade de proporcionar a troca de conhecimentos e experiências e o aperfeiçoamento profissional. As próximas atrações são: Eduardo Neves e Rogério Caetano (13/10), Dúnia Elias, Artur Elias e Giovanni Berti (10/11), Pedro Tagliani Quarteto (24/11) e Leandro Braga Trio (08/12).

Os shows iniciam às 21h30min, com dois blocos de 45 minutos, cada. Os ingressos custam (R$ 10,00), sendo que há possibilidade de se comprar o passaporte antecipadamente para todas as apresentações.

Além da programação diferenciada, o Café Fon Fon realizou melhorias em seu equipamento: instalação de palco e rampa de acesso para cadeirantes, novo mobiliário, melhoria na iluminação, banheiros adaptados e cardápio em braile, itens que vem oferecendo maior conforto aos artistas e frequentadores.

 

SERVIÇO

O Quê: Café Fon Fon – Palco Musical apresenta Kaaren Volkmann no show

Quando: Dia 22 de setembro de 2016, quinta-feira, às 21h30min, com dois blocos de 45 minutos

Quanto: Ingresso a R$ 10,00

Onde: Rua Vieira de Castro, n° 20, Bairro Farroupilha, Porto Alegre-RS

 

por: Silvia Abreu