FESTIVAL DE CINEMA DE TRÊS PASSOS RECEBE CURTAS ATÉ DIA 20

As inscrições são feitas pelo site www.cinematrespassos.com.br e os selecionados serão divulgados até 20 de setembro

 

3ª edição do Festival de Cinema de Três Passos já recebeu mais de 400 curtas-metragens para sua mostra competitiva, superando a marca de suas edições anteriores. Os organizadores ainda recebem inscrições até o dia 20 deste mês, pelo site www.cinematrespassos.com.br e a lista de filmes selecionados será divulgada no dia 20 de setembro no mesmo endereço virtual. O festival acontece de 9 a 12 de novembro, nesta cidade da região Noroeste do RS.

 

A programação, com entrada franca, é composta também por mostra não competitiva de curtas, bate-papos com cineastas convidados e a cerimônia de premiação e exibição das obras vencedoras.

 

Este ano o audiovisual definitivamente conquistou seu espaço nesta pequena cidade, que realiza desde julho o projeto Cidade Cinematográfica – série de atividades de formação audiovisual para professores e alunos de escolas públicas do município, coordenado pelo cineasta gaúcho Henrique Lahude.

 

Além disso, está em fase de produção o documentário que vai contar a história do Cine Teatro Globo – sexagenária sala de cinema de calçada em que ocorre o festival. Cine Globo: Uma Vida de Cinema está sendo dirigido pelo carioca Christian Jafas, ainda sem data de lançamento.

 

Clique na imagem para assistir ao clipe de divulgação do Festival 2016:

INSCRIÇÕES

 

As inscrições de curtas metragens para a mostra competitiva já estão abertas e seguem até o dia 20 de agosto. No site www.cinematrespassos.com.br está disponível o regulamento, ficha de inscrição e orientações para o envio das obras.

 

Um júri oficial vai selecionar as melhores produções nas categorias: Ficção, Documentário, Animação, Experimental, Estrangeiro, Infanto Juvenil e Temática Ambiental, além do Melhor Curta do Festival. E o júri popular fará sua escolha de Melhor Curta Metragem.

 

Semeando Cultura

 

Com o tema “Semeando Cultura” e a categoria Temática Ambiental, o Festival quer incentivar as produções de obras que tratem sobre a diversidade do nosso solo e a preservação do meio ambiente, além de destacar a forte relação da região e do Estado com a agricultura. No ano passado, o evento colocou como foco o consumo consciente da água e em sua primeira edição foram homenageados os 60 anos do Cine Teatro Globo e 70 anos do município de Três Passos.

 

Sobre o Festival

 

É realizado sem qualquer utilização de incentivo via renúncia fiscal, organizado por um grupo de cinéfilos voluntários e viabilizado através de investimento de empresários da cidade.

 

O evento foi idealizado ao final de 2012, num encontro de três-passenses. Em novembro de 2013 o primeiro de muitos encontros de trabalho. Em 2014 a Comissão Organizadora já formada, iniciava a divulgação do projeto do Festival e então a abertura das inscrições para a mostra competitiva da primeira edição do evento.

 

O festival possibilitou que um número grande de público, distante das grandes cidades, tivesse acesso a obras diferenciadas, raras e de qualidade, que expressaram a pluralidade do cinema contemporâneo brasileiro. O sucesso da primeira edição motivou que o evento integrasse o calendário de eventos oficial da cidade e se repetisse anualmente, com forte apoio da Prefeitura Municipal de Três Passos.

 

O 1º Festival de Cinema de Três Passos em números:

262 Filmes Inscritos – 24 Estados brasileiros

74 Filmes exibidos

6 Sessões

980 minutos de exibição

1.800 Expectadores

 

O 2º Festival de Cinema de Três Passos em números:

305 Filmes Inscritos – 24 Estados brasileiros, Espanha, Portugal e Cuba

74 Filmes exibidos

6 Sessões

980 minutos de exibição

2.200 Expectadores

 

SERVIÇO

3º FESTIVAL DE CINEMA DE TRÊS PASSOS

De 9 a 12 de novembro de 2016

Cine Teatro Globo (Av. Júlio de Castilhos, 490, Três Passos – RS)

 

ENTRADA FRANCA

 

INSCRIÇÕES DE CURTAS-METRAGENS – até 20 de agosto

Informações, regulamento e ficha de inscrição:
www.cinematrespassos.com.br

 

Realização: Movimento Pró-Arte