Últimos dias da Feira do Livro de Canoas terão participações de autores internacionais e recital com Maria Bethânia

A 32ª edição da Feira do Livro de Canoas chega em sua segunda e última semana de atividades trazendo grandes nomes da literatura nacional e estrangeira para a Praça da Bandeira. Nesta segunda-feira, às 19h30, escritor português Gonçalo M. Tavares participa de um bate-papo com o público mediado pelo autor Reginaldo Pujol Filho no Auditório da Praça da Bandeira.

12495104_985760958176593_8633216040502086898_n

Na terça-feira, Tavares permanece na cidade para ministrar oficina de Escrita e Imaginação na Casa das Artes Villa Mimosa, às 9h. No mesmo dia, às 20h, as publicações de Caio Fernando Abreu serão lembradas no recital Caio em Construção, que terá apresentação com entrada franca. Com roteiro e participação da atriz Deborah Finocchiario e do produtor musical Fernando Ramos, o projeto é baseado nos livros Morangos Mofados, Ovelhas Negras e O Ovo Apunhalado, nas crônicas de Pequenas Epifanias e em trechos de Caio Fernando Abreu: cartas. Após a sessão, ainda haverá um bate-papo sobre o autor.

Na quarta-feira, os destaques do evento são Olivia Byington e Gregório Duvivier. Às 19h, a cantora e autora lançará e autografará O que é que ele tem, livro de não ficção da editora Objetiva, que conta a história de seu primeiro filho, João, que nasceu com a rara síndrome de Apert. Às 20h, o ator, humorista, roteirista, cronista e escritor Gregório Duvivier – sucesso na televisão e no YouTube com o seriado Porta nos Fundos – encontrará o público para falar sobre livros como Put Some Farofa, lançado pela Companhia das Letras.

A quinta-feira começará com encontro com a escritora Ana Mariano sobre o livro Atado de Ervas pois Olhos de Cadela, às 9h, e terminará com a participação de dois pensadores em um encontro imperdível de visões e história brasileira. Pela Praça da Bandeira estarão o holandês Arthur Japin e o americano Benjamin Moser. Japin está lançando O Homem com Asas (editora Planeta), que recompõe a personalidade de Alberto Santos-Dumont a partir de um episódio quase esquecido em seu próprio país: o roubo de seu coração pelo médico-legista encarregado de embalsamá-lo. Às 19h, participará de um bate-papo com Fernando Ramos e o público da Feira. Em seguida, às 20h, Moser conversará com o público em encontro mediado pela jornalista Cláudia Laitano. O escritor se notabilizou pela divulgação da obra de Clarice Lispector no mundo e agora virá para a Feira do Livro de Canoas autografar sua mais recente obra, Autoimperialismo (editora Planeta), que trata da cultura e da história brasileira a partir da arquitetura.

Na sexta-feira, às 14h, o Café Literário recebe a escritora gaúcha Tania Faillace para lançamento e sessão de autógrafos do novo livro Beco da Velha. A obra é uma mistura de ficção literária, relato jornalístico e análise social e política de uma época conturbada no Brasil, os anos 1970.  Na mesma data, às 20h, haverá uma mesa de debates com Cláudia Tajes e Luís Augusto Fischer falando sobre As escritas possíveis do eu, da crônica e do ensaio, com mediação do jornalista Luiz Gonzaga Lopes.

 

No sábado, a Feira inicia seu encerramento com apresentação da Orquestra Villa Lobos, às 17h, e fecha, às 20h, com Maria Bethânia com o recital Caderno de Poesias no Teatro do SESC. Para assistir à apresentação, é necessário retirar senhas antecipadamente na sexta, a partir das 12h, no Auditório da Praça da Bandeira. Confira a programação e o serviço completo do evento abaixo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA ÚLTIMA SEMANA DA FEIRA

Dia 4 de julho – Segunda

9h – Área Central – Teatro: Trilha Literária

9h – Auditório – Encontro com os escritores Gerson Colombo e Jeremias Soares de Mello (Associação Canoense de Escritores)

9h – Café Literário – Exposição Arte da Praça com oficinas realizadas na Praça

10h – Espaço Infantil – Contação de histórias da Biblioteca Pública João Palma da Silva – 1,2,3, Era uma vez

10h – Teatro do Sesc – SESC Mais Leitura: Encontro com o Escritor Uili Bergamin com palestra sobre a obra Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes (agendamento com o SESC Canoas no telefone (51) 34562013)

14h – Espaço Central – Teatro: Trilha Literária

14h – Teatro do Sesc – SESC Mais Leitura: Encontro com o Escritor Uili Bergamin com palestra sobre a obra Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes (agendamento com o SESC Canoas no telefone (51) 34562013)

14h – Auditório – Mesa de debates: A convergência da literatura com outras linguagens: jornalismo, música e cinema, com os escritores Josué Orsolin, Fernando Mantelli e Tiago Germano e mediação de Davi Boaventura. Depois, haverá sessão de autógrafos com os escritores

15h – Espaço Infantil – Contação de Histórias com mediadores de leitura

15h – Auditório – Debate Shakespeare e a Tradução, com Lawrence Pereira e Katrin Rosenfield

19h30 – Auditório – Encontro com o Escritor Gonçalo Tavares com mediação de Reginaldo Pujol Filho

20h20 – Auditório – Lançamento e sessão de autógrafos com o escritor Gonçalo Tavares e Reginaldo Pujol Filho

Dia 5 de julho – Terça

9h – Área Central – Teatro: Trilha Literária

9h – Casa das Artes Villa Mimosa – Oficina Escrita e Imaginação com o escritor Gonçalo Tavares

10h – Café Literário – Comédia Gastronômica com Chocadélia & Temperela (ACE)

10h – Teatro do SESC – SESC Mais Leitura: Encontro com o Escritor Uili Bergamin e palestra sobre a obra Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes (agendamento com o SESC Canoas no telefone (51) 34562013)

10h – Auditório – Espetáculo Teatral: A Família Sujo – Grupo Cuidado que Mancha

14h – Café Literário – Oficina de Braile (ADEVIC e Coordenadoria da Pessoa com Deficiência)

14h – Área Central – Teatro: Trilha Literária

14h – Auditório – Espetáculo Teatral: A Família Sujo – Grupo Cuidado que Mancha

14h – Teatro do SESC – SESC Mais Leitura: Encontro com o Escritor Uili Bergamin e palestra sobre a obra Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes (agendamento com o SESC Canoas no telefone (51) 34562013)

15h – Espaço Infantil – Contação de histórias com mediadores de leitura

18h30 – Café Literário – Lançamento e sessão de autógrafos com Gerson Colombo

19h30 – Auditório – Teatro: Caio em Construção, com Déborah Finnocchiaro

Dia 6 de julho – Quarta

9h – Auditório – Debate sobre a literatura contemporânea com Júlia Barbosa Dantes, Samir Machado de Machado, Moema Vilela Pereira e Robertson Frizero Barros

9h – Auditório Sady Schwitz – Aula inaugural do curso de Libras (Instituto Canoas XXI e Coordenadoria da Pessoa com Deficiência)

9h – Área Central – Teatro: Trilha Literária

10h – Espaço Infantil – Contação de Histórias com mediadores de leitura

14h – Auditório – Apresentação teatral: Os Moinhos de Quixote – Casa do Poeta

14h – Área Central – Teatro: Trilha Literária

15h – Espaço Infantil – Contação de Histórias com mediadores de leitura

15h – Café Literário – Recital poético com Ancila Dani Martins (ACE)

19h – Auditório – Encontro com a escritora Olivia Byington. Depois, ela lançará e autografará o livro O que é que ele tem? (editora Objetiva)

20h – Auditório – Encontro com o escritor Gregório Duvivier

Dia 7 de julho – Quinta

9h – Auditório – Encontro com a escritora Ana Mariano sobre o livro Atado de Ervas pois Olhos de Cadela

9h – Espaço Infantil – Oficina de Libras

9h – Área Central – Teatro: Trilha Literária

10h – Espaço Infantil – Teatro: O Sítio Encantado – Alunos da Escola Vitória (em Libras)

10h – Auditório – Mesa de debates: O livro, a sociedade e as personagens na literatura, com Moema Cavalcante, Ivonete Childen e Marina Leal (ACE)

Das 14h às 17h – Casa das Artes Villa Mimosa – III Mostra do Festival Book Trailer

14h – Área Central – Teatro: Trilha Literária

14h – Auditório – Mesa de debates: A escrita de mulheres na nova revolução feminista, uma questão de gênero?, com Daniela Langer, Débora Ferraz e Ana Maria Colling e mediação de Giulia Barão. Depois, haverá sessão de autógrafos com as autoras.

15h – Espaço Infantil – Contação de histórias com Heloisa Bacichette

17h – Café Literário – Lançamento e sessão de autógrafos com Julia Dantas do livro Ruína y leveza (Não Editora) e com Ryan Mainardi do livro Metâmeros (Editora Schoba)

18h – Café Literário – Lançamento e sessão de autógrafos com Ana Maria Colling e Losandro Antonio Tedeschi, organizadores do Dicionário Crítico de Gênero Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras.

19h – Auditório – Encontro com o escritor Arthur Japin com mediação de Fernando Ramos

20h – Auditório – Encontro com o escritor Benjamin Moser com mediação de Cláudia Laitano

Dia 8 de julho – Sexta

9h – Auditório – Oficina de Poesia com Guto Leite

9h – Área Central – Teatro: Trilha Literária

10h – Espaço Infantil – Contação de histórias com Leila Pereira sobre o novo livro Famílias de A a Z

10h – Auditório – Teatro: João e o Pé de Feijão – Cia Halarde

Das 14h às 18h – Biblioteca da Feira – Troca-troca de livros, revistas e gibis

14h – Auditório – Teatro: João e o Pé de Feijão – Cia Halarde

14h – Café Literário – Lançamento e sessão de autógrafos do livro Beco da Velha com a escritora Tania Faillace

15h – Espaço Infantil – Contação de histórias com Leila Pereira sobre o novo livro Famílias de A a Z

15h30 – Auditório – Encontro com o escritor Jairo de Souza

16h30 – Café Literário – Lançamento e sessão de autógrafos do livro Poemar, autor  Jairo de Souza

17h – Café Literário – Lançamento e sessão de autógrafos com a escritora Marlise Pozzatti

18h – Área Central – Sopapo Poético

19h – Auditório – Bate-papo com Diana Corso e Mário Corso com mediação de Daniel Weller

19h30 – Casa das Artes Villa Mimosa – Palestra sobre Cervantes: Dom Quixote e suas andanças e exposição O nascimento de um cavaleiro

20h – Auditório – Mesa: As escritas possíveis do eu, da crônica e do ensaio, com Cláudia Tajes e Luis Augusto Fischer e mediação de Luiz Gonzaga Lopes

Dia 9 de julho – Sábado

Das 9h às 11h – Auditório – Encontro do Colegiado de Livro, Leitura e Literatura

10h – Espaço Infantil – Contação de histórias com mediadores de leitura

14h – Auditório – Encontro do Proler e mediadores de leitura

15h – Café Literário – Sarau Performático Entreverbo

15h – Espaço Infantil – Contação de histórias da Biblioteca Pública João Palma da Silva – 1,2,3, Era uma vez

17h – Auditório – Orquestra Villa Lobos

18h – Auditório – Encerramento oficial e homenagem ao embaixador da leitura

20h – Teatro do SESC – Maria Bethânia com o recital Caderno de Poesias

 

SERVIÇO:

32a FEIRA DO LIVRO DE CANOAS

De 25 de junho a 9 de julho

Praça da Bandeira e Largo da Praça (Rua Cônego José Leão Hartmann – Centro – Canoas/ RS)

ENTRADA FRANCA

 

Por: Jéssica Barcellos